====== CE-009 Turma ELT - 1o semestre de 2020 ====== No quadro abaixo será anotado o conteúdo dado em cada aula do curso. \\ São indicados os Capítulos e Sessões correspondentes nas referências bibliográficas, bem como os exercícios sugeridos. Veja ainda depois da tabela as **Atividades Complementares**. \\ **Referências**\\ * **B & M**: BUSSAB, W.O. & MORETTIN, P.A. (2010) Estatística Básica. **6a Edição**, Editora Saraiva **Observação sobre exercícios recomendados** os exercícios indicados são compatíveis com o nível e conteúdo do curso. \\ Se não puder fazer todos, escolha alguns entre os indicados. ===== Conteúdos das Aulas ===== ^ ^^ B & M ^^ Outros ^ ^ Data ^ Conteúdo ^ Leitura ^ Exercícios Livro ^ Tópicos ^ | 03/02 Ter |Informações sobre o curso. Fundamentos e objeto das três partes deste curso: (i) probabilidades, (ii) estatística descritiva e (iii) inferência estatística. |Cap 1 | |[[#03/02|Ver abaixo]] | | 05/03 Qui |Discussão sobre a origem e formato dos dados. Dados de um questionário. Introdução à estatística descritiva. Tipos de variáveis: qualitativas (nominal/ordinal), quantitativas (discretas/contínuas). Resumos por tabelas, grpaficos e medidas. Tipos de gráficos adequados a cada uma. |Cap 2 | |[[#05/03|Ver abaixo]] | | 10/03 Ter |Refazendo as análises do questionário utilizando a linguagem R |Cap 2 | |[[#10/03|Ver abaixo]] | | 12/03 Qu |Estatística descritiva. Resumo de dados utilizando gráficos, tabelas e medidas adequadas a cada tipo de variável (qualitativas - nominal e ordinal e quantitativas - discretas e contínuas). medidas de posição e de dispersão. Gráfico box-plot |Cap 2 e 3 | |[[#12/03|Ver abaixo]] | === 03/02 === - Leia a [[https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2018/01/14/72-dos-mil-melhores-na-prova-do-enem-sao-homens.htm|reportagem neste link]] e procure relacionar com o discutido na aula, procurando identificar os tópicos de discussão e conceitos. - Qual foi o mecanismo para aquisição de dados? - Os dados são populacionais ou "amostrais"? - Voce pode apontar o uso de probabilidades, estatística descritiva e/ou inferência estatística no texto? - Procure apontar as partes do texto onde algum tipo de análise/método estatístico foi utilizado. - Como seria a forma da tabela de dados utilizada para gerar as informações da reportagem? Quais serias as "colunas" (variáveis/atributos) nesta tabela? - Outras reportagens (de onde vem os dados, qual o tipo de estudo?, quais as variáveis coletadas?) - [[https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/abuso-de-alcool-e-demencia-artigo/|alcool e demência (I)]] e [[https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/02/21/abuso-de-alcool-pode-elevar-e-muito-o-risco-de-alzheimer-e-demencia.htm|alcool e demência]] - radiação de celulares: [[https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2018/11/estudo-ve-sinal-de-vinculo-entre-radiacao-de-celulares-e-cancer-de-cerebro.shtml|texto 1]], [[https://sbbn.org.br/radiacao-de-telefones-celulares-pode-causar-cancer/|texto 2]], [[https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/estudo-sobre-risco-de-celulares-encontra-alguma-evidencia-de-ligacao-com-cancer-23207492|texto 3]], [[https://veja.abril.com.br/saude/celular-nao-causa-cancer-no-cerebro-define-estudo/|texto 4]] e [[http://www.scielo.br/pdf/csp/v31n10/0102-311X-csp-31-10-2110.pdf|texto 5]] - [[http://gazeta-rs.com.br/estudo-revela-que-pessoas-altruistas-sao-mais-propensas-sofrerem-com-depressao/|pró-sociais e depressão]], [[http://gazeta-rs.com.br/estudo-revela-que-pessoas-altruistas-sao-mais-propensas-sofrerem-com-depressao/|outro texto]] - [[https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/02/28/fatores-geneticos-associados-a-bronquiolite-viral-aguda-sao-identificados.htm|fatores genéticos e bronquiolite]] === 05/03 === - [[https://docs.google.com/forms/d/1LEwMM4A0giLWVk9AElVwl3uwtdLdJYi-26IdZ5UdcKI/edit|Preencher o questionário de perfil dos alunos]] - Verificar a página de análise descritivas com atenção aos tipos de gráficos utilizados para cada tipo de variável - Exercícios sugeridos: [[http://www.leg.ufpr.br/~paulojus/CE003/descritiva/descritiva.pdf|Exercícios 1, 2 e 3 da lista de estatística descritiva]] - Montar um questionário no "Google docs" (ou similar). Procure incluir variáveis de diferentes tipos. === 10/09 === - [[http://leg.ufpr.br/~paulojus/embrapa/Rembrapa/Rembrapase8.html#x10-560008|Exemplo do uso do R e análises de um conjunto de dados.]] - Arquivos utilizados na aula - {{ :disciplinas:ce009elt-2020-01:quest-ce009elt.csv |dados do questionário}} - {{ :disciplinas:ce009elt-2020-01:quest-ce009elt.r |arquivo de comandos}}