TerraView 3.2.1

<< Anterior | Início


Geocodificação de Endereços

 

O que é Geocodificação?

A finalidade da geocodificação é colocar dados pontuais em um Sistema de Informação Geográfica (SIG). Neste contexto, ela é o processo de associar uma coordenada geográfica a um evento tendo por base um plano de informação (entendido como uma camada de dados com informações geográficas, ou seja, geometria e atributos) que contenha os endereços que se deseja encontrar. Deste modo, uma vez associado a uma localização, o endereço pode ser usado para visualização dos eventos sobre um mapa ou utilizado para análises.

Na TerraLib o método utilizado para se calcular a localização é baseado na interpolação de endereços e funciona da seguinte maneira:

  1. A localização é determinada a partir de um plano de informação que contém segmentos de ruas (trechos) com a faixa de endereços de cada ladodo segmento.
  2. Após encontrar o trecho que contém o número informado, a localização é estimada com base no comprimento do segmento, ou seja, porcentagem do deslocamento do número dentro da faixa de números do segmento (Figura 1).

Figura 1 - Interpolação de Endereços

Como geocodificar uma tabela com endereços no TerraView?

Geocodificar uma tabela de endereços (Figura 2) é uma forma de espacializar as informações tabulares criando um plano de informação que contém a localização geográfica (representado na forma de pontos) associada à tabela de atributos com endereços.

Figura 2 - Tabela do usuário que contém os endereços a serem geocodificados

Para geocodificar uma tabela procede-se conforme descrito abaixo:

  1. No menu "Arquivo" seleciona-se a opção "Geocodificação de Endereços..." (Figura 3).

    Figura 3 - Menu de seleção para geocodificação de tabelas

  2. Uma janela será aberta (Figura 4). Nela deve-se escolher o plano de informação a ser empregado como referência para o processo de geocodificação, em outras palavras, é selecionado o plano de informação que contém as ruas (ou trechos de rua). O primeiro passo é verificar se o plano desejado foi previamente configurado para aparecer na lista de itens da tela inicial, pois caso contrário torna-se necessário que seja, bastando para isso acionar o botão "Configurar...".

    Figura 4 - Seleção do plano de informação de referência para geocodificação

  3. Para a configuração uma nova janela será exibida (Figura 5). Nesta, para o bom desempenho do processo de geocodificação basta selecionar:

    a. os campos da tabela de atributos correspondentes ao número inicial e final dos logradouros;

    b. a composição do endereço do logradouro. Essa pode estar dividida em mais de um campo na tabela, como, por exemplo, nos campos TIPO (Avenida, Rua, Travessa...), TÍTULO (Comendador, Doutor...), PREPOSIÇÃO (do, das, de...) e NOME (MARIA CLARA, JOAO GILBERTO...).

    c. um campo que contenha o nome completo do logradouro (nesta situação o sistema irá perguntar se o usuário deseja converter para maiúscula os caracteres contidos nesse campo [1]. No caso em que ele não exista, poderá ser criado bastando para isso informar um nome; essa nova coluna será formada por todos os campos que compõe o endereço do logradouro.

    d. dois campos adicionais, um contendo os bairros (setores, distritos...) e o outro os códigos de endereçamento postal;

    Após selecionar os campos, basta pressionar o botão "Confirmar". Além disso, o usuário poderá alterar os campos quando desejado e atualizar as informações no mesmo botão ou poderá remover o plano da lista de planos de endereçamento fazendo uso do botão "Remover".

    Uma vez que configurado o plano de informação não será preciso repetir estas etapas em localizações futuras (mesmo após fechar a janela de localização ou sair do TerraView).

    Figura 5 - Configuração do plano de informação de referência para geo-codificação

  4. Após selecionar o plano de referência conforme descrito nos procedimentos anteriores, pressionando-se o botão "Próximo" será solicitado ao usuário para que ele informe a tabela que contém os endereços a serem geocodificados (Figura 2) e os campos de endereço existentes na tabela (Figura 6).

    Figura 6 - Configuração da tabela a ser geocodificada

    Deve-se frisar que não é necessário que o usuário tenha todos os campos como do plano de informação que servirá de referência, porém é desejável que o nome do logradouro seja composto de forma "similar"[2].

    Além de tabelas dentro do próprio banco de dados (BD), pode-se importar tabelas para dentro do banco (caso a tabela dele esteja no BD, mas não apareça na lista, basta que ele selecione a tabela na janela de importação do próprio banco e fornecer outra designação).

  5. Uma vez configurada a tabela tem-se a opção de utilizar um dicionário durante a pesquisa dos endereços na base com os logradouros que ajude no processo de pesquisa à base (Figura 7). O dicionário deve conter termos comuns na base de logradouros que estão grafados de forma diferente na tabela com os endereços.

    Exemplo: Na tabela de endereços poderia haver a seguinte expressão: R. CÔNEGO CASSIANO e na base de logradouros RUA CON. CASSIANO. Assim, existindo uma entrada no dicionário entre as palavras RUA e R. e CON. e CÔNEGO, a pesquisa poderá ser realizada de forma mais precisa.

    O dicionário, em formato ASCII, possui a seguinte configuração:

    	"AV", "AV.", "AVN" ,"AVENIDA"
    	"CON.", "CÔNEGO"
    	"PALAVRA", "PAL.", "PALAVR","PLVR"
    	"RUA", "R.", "R"
    	 ... ...

    Deste modo, a primeira palavra será usada na ocorrência das demais da mesma linha. No exemplo acima, tanto "R." quanto "R" poderá [3] ser substituída por "RUA" na pesquisa.

    Figura 7 - Dicionário de pesquisa

  6. A próxima tela (Figura 8) permite a remoção de possíveis caracteres especiais na entrada caso a base de logradouros não contenha esses caracteres.

    Figura 8 - Remoção de caracteres especiais

  7. Em seguida, pode-se optar pela escolha de um plano de informação cujos centróides dos objetos servirão para determinar os pontos geocodificados dado que a busca por endereços não for bem-sucedida (Figura 9). Nessa mesma janela informa-se se o módulo de geocodificação fará uma busca mais exaustiva na base - um procedimento que eleva o tempo do processo de geocodificação[4]

    Figura 9 - Uso de centróides e Busca exaustiva

  8. Por fim, deve-se informar o nome do novo plano de informação que resultará do processo de geocodificação (Figura 10) e o diretório e nome do arquivo que conterá um relatório completo da geocodificação (Figura 11).

    Figura 10 - Nome do novo plano de informação contendo os pontos da geocodificação

    Figura 11 - Nome do relatório da geocodificação

  9. O relatório apresenta para cada endereço procurado o código do processo de geocodificação, o identificador da linha do endereço procurado e, no caso de descobri-lo, a localização encontrada. De mais a mais, os códigos representam as seguintes situações:

    0: Problema de conexão com o banco de dados

  10. 1: Endereço não encontrado

    2: Nome completo vazio

    3: Erro na busca do banco de dados

    4: Endereço encontrado utilizando nome e número

    5: Múltiplos endereços encontrados utilizando nome e número

    6: Endereço encontrado utilizando nome e sem número

    7: Múltiplos endereços encontrados utilizando nome e sem número

    8: Endereço encontrado por similaridade

    9: Endereço encontrado utilizando bairro ou códigos de endereçamento postal

    10: Endereço encontrado utilizando nome, número e sem tipo

    11: Múltiplos endereços encontrados utilizando nome, número e sem tipo

    12: Endereço encontrado utilizando nome e sem número e tipo

    13: Múltiplos endereços encontrados utilizando nome e sem número e tipo

    14: Endereço encontrado utilizando nome, número e sem tipo e título

    15: Múltiplos endereços encontrados utilizando nome, número e sem tipo e título

    16: Endereço encontrado utilizando nome e sem número, tipo e título

    17: Múltiplos endereços encontrados utilizando nome e sem número, tipo e título

    18: Endereço encontrado utilizando nome, número, e sem tipo, título e preposição

    19: Múltiplos endereços encontrados utilizando nome, número, e sem tipo, título e preposição

    20: Endereço encontrado utilizando nome e sem número, tipo, título e preposição

    21: Múltiplos endereços encontrados utilizando nome e sem número, tipo, título e preposição

  11. Com o final do processo obtêm-se um plano de informação contendo os pontos geolocalizados (Figura 12).

    Figura 12 - Tema gerado a partir do plano resultante da geolocalização

Como localizar um endereço no TerraView?

  1. Selecionar um tema[5] com informações de logradouros (Figura 13):

    a. Este tema deve conter uma tabela de atributos contendo as informações do endereço do logradouro (Tipo, Título e/ou Preposição e Nome), bem como o número inicial e final de cada lado (esquerdo e direito) de seus trechos.

    b. Opcionalmente, essa tabela de atributos poderá conter informações sobre bairro e código de endereçamento postal.

  2. Clicar com o botão direito do mouse sobre o tema ativo e selecionar a opção "Localizar Endereço..." (Figura 14).
  3. Figura 13 - Tema com informações de logradouros da cidade de Taubaté

    Figura 14 - Opção da janela de localização de endereços

  4. Caso o plano de informação de origem do tema não esteja configurado como um plano de referência para geocodificação, uma mensagem será exibida (Figura 15).

    Figura 15 - Janela de aviso caso o plano de ruas não esteja configurado como um plano de referência para localização de endereços

  5. Na janela de localização de endereços (Figura 16), caso o plano de informação do tema não esteja configurado, deve-se escolher a opção "Configurar...", que abrirá uma tela para que o plano de informação de origem do tema seja configurado como "plano de referência para geocodificação" (da mesma forma que na Figura 15 da seção anterior).

    Figura 16 - Janela de localização de endereço

  6. Após ter um plano configurado, retorna-se a tela da Figura 5 na qual digita-se o endereço desejado. Deste modo, após pressionar o botão "Executar", um ponto será desenhado sobre o mapa na localização encontrada.

[1] A tabela original será escrita com estes novos valores, por isso o usuário deverá prestar atenção neste ponto.

[2] Por similar deve ser entendido que se o plano de ruas contém os campos tipo+título+preposição+nome, a tabela com os endereços poderia estar neste mesmo formato, mas caso ela esteja num formato que contenha a composição dos mesmo, não tem problema, é só selecionar de forma compatível. Ex: Um plano configurado com tipo+título+preposição+nome e uma tabela com apenas tipo+nome, onde “nome” já contém titulo+preposição+nome poderá ser usado.

[3] Caso seja necessário a troca.

[4] A busca exaustiva compreende os métodos de procura com os códigos de número 10 em diante.

[5] O plano de informação do tema contendo os logradouros é denominado de plano de referência para a geocodificação.

 


<< Anterior | Início