TerraView 3.2.1

<< Anterior | Início | Próximo >>


Fazendo Gráficos de Dispersão

 

Outro tipo de gráfico bastante útil, a partir do qual você pode analisar o comportamento de duas variáveis ao mesmo tempo, é o Gráfico de Dispersão. Você pode querer, por exemplo, analisar como está a renda média mensal em relação ao tamanho da população analfabeta nos setores censitários de Belo Horizonte, para verificar se existe algum que apresenta um comportamento diferente. Reative a visualização da Árvore de Vistas e torne o tema SetoresCensitarios ativo em seu TerraView. Use o menu pop-up, selecione Parâmetros do Gráfico para abrir a janela de elaboração de gráficos. Escolha o Tipo de Gráfico como Dispersão, colocando no Atributo(X) os dados de renda média dos setores (REN_MED) e no Atributo(Y) a porcentagem de analfabetos do setor (P_ANALF):

O gráfico gerado terá no eixo X a renda média mensal e no eixo Y a porcentagem de analfabetos. Cada ponto do gráfico representa um setor censitário: sua renda média é o valor no eixo X e taxa de analfabetismo é o valor no eixo Y. Você pode verificar que os setores censitários de BH seguem um forte comportamento de proporcionalidade inversa entre a sua renda média mensal e a taxa de analfabetismo: quanto maior a renda mensal de um setor, menor é a sua população analfabeta. Você pode verificar que os pontos formam uma curva que se aproxima de ambos os eixos:

Os setores com maiores taxas de analfabetismo não possuem renda mensal, enquanto existem setores com renda média mensal superior a R$ 10.000,00. Para verificar no mapa a localização dessas áreas com alta taxa de analfabetismo, podemos utilizar a ferramenta brush. Torne a Tela de Visualização ativa. Agora, selecione o Cursor de Gráfico e na Tela de Visualização de Gráfico altere o seu tamanho (utilizando Alt e Crtl, como para seleção de objetos em mapas) a fim de selecionar os cinco pontos de maior porcentagem de analfabetos; o mapa não aparentará modificações, pois os setores censitários selecionados são minúsculos. Utilize então o campo de fator de redução à extrema direita no alto da tela e selecione 25000. Um dos setores aparecerá selecionado em verde; se desejar procurar os demais, você poderá utilizar o Cursor de Vôo e ir arrastando o mapa.

Os setores, além de minúsculos, não são próximos, o que indica que a alta taxa de analfabetismo não parece ser devido à sua relação espacial. Os gráficos de dispersão podem ser utilizados e se mostram bastante eficazes para analisar variáveis que evoluem no tempo como, por exemplo, o número de homicídios por ano ao longo dos anos. Podemos definir regiões onde esse número cresceu e diminui fora do padrão esperado.


<< Anterior | Início | Próximo >>