Criação de Zonas de Distância ou Buffers
Um buffer ou zona de distância é uma área gerada ao redor de um objeto mantendo uma determinada distância. Alguns exemplos de buffer são mostrados na Figura 1.

Figura 1 – Exemplos de Zona de Distância ou Buffer
A tela para a criação de buffers ou zonas de distância é ilustrada na Figura 2. Essa interface gera um novo plano de informação que contém todos os buffers gerados a partir dos objetos de um tema de entrada e uma determinada distância. Para acessar essa tela deve-se utilizar o menu de contexto sobre a Vista, na opção Operações Geográficas - Criação de Buffers...

Figura 2 – Tela para criação de buffers
A interface pode ser dividida em 6 partes:
1. Dados de entrada: o usuário deve escolher o tema de entrada e quais os objetos desse tema serão considerados (todos, somente os apontados ou somente os consultados).
2. Distância: o usuário pode entrar com uma distância fixa que será considerada para todos os objetos ou escolher um atributo numérico que define uma distância específica para cada objeto.
IMPORTANTE: a distância DEVE estar na mesma unidade do dado. Por exemplo, se a unidade do dado é grau decimal, a distância deve ser fornecida em grau decimal também; se tiver em metros, deve ser fornecida em metros, e assim por diante. Para saber qual a unidade do tema de entrada, o usuário deve olhar a projeção do plano de informação base desse tema.
3. Múltiplos níveis: o usuário pode gerar vários níveis de buffers baseado em uma distância d. Assim, cada buffer de nível n corresponde a um buffer de distância entre d*(n-1) e d*n. Na Figura 3, foram gerados 3 níveis de buffer ao redor das fronteiras do estado de Minas Gerais considerando uma distância de 7000 metros. O primeiro nível é um buffer de 7000 metros. O segundo nível corresponde a um buffer de distância entre 7000 e 14000 metros. E finalmente, o terceiro nível corresponde a um buffer de distância entre 14000 e 21000 metros.

Figura 3 – Múltiplos Níveis
4. Eliminar fronteiras entre buffers: cada buffer computado sobre cada objeto do tema de entrada gera um novo objeto no plano de saída. Dependendo da distância escolhida pelo usuário, o plano de saída pode conter objetos sobrepostos. Se o usuário escolher a opção de remover as fronteias entre os buffers, todos os objetos sobrepostos do plano de saída são unidos em um único objeto. Essa operação é ilustrada na Figura 4.

Figura 4 – Eliminar fronteiras entre buffers
O tema de entrada é mostrado na Figura 4.a. O plano de saída gerado sem remover as fronteiras entre os buffers é mostrado na Figura 4.b. Podemos observar que cada buffer gerou um objeto no plano de saída (buffer_1, buffer_2 e buffer_3) e eles se sobrepõem. O plano de saída gerado removendo as fronteiras entre os buffers é mostrado na Figura 4.c. Neste caso, o plano de saída é formado somente por um objeto (buffer_1) que resultou da união de todos os buffers gerados.
5. Tipo de buffer: quando a representação geométrica do plano de entrada é poligonal, essa parte da interface é mostrada. Assim, o usuário pode escolher entre três tipos de buffers: Dentro, Fora ou Dentro e Fora. A Figura 5 ilustra cada tipo de buffer. A Figura 5.a mostra um buffer gerado considerando apenas a região interna do estado de Minas Gerais, a Figura 5.b mostra um buffer gerado considerando apenas a região externa e a Figura 5.c mostra um buffer gerado considerando a região interna e externa.

6. Nome do plano de saída: o usuário deve fornecer o nome do plano de saída. O plano de informação gerado contém os buffers gerados e uma tabela estática com a distância e o nível de cada buffer.