Operação de Adição de Temas


Esta operação adiciona vários temas para criar um novo plano de informação. Os temas devem ter o mesmo tipo de representação vetorial e devem ter apenas um tipo de geometria: somente polígonos, ou somente linhas, ou somente pontos ou somente células.

Nesta operação um tema é selecionado para servir de guia. O tema guia é usado como base. É a partir dele que se define o nome e o tipo dos atributos da nova tabela. Também é a partir dele que é definida a projeção das geometrias do novo plano de informação. A Figura 1 mostra três temas a serem adicionados:


Figura 1 - Temas a serem utilizados na operação de Adição.

O resultado da adição destes três temas é mostrado na Figura 2:


Figura 2 - Resultado da aplicação da operação de Adição.

O plano de informação criado possui uma cópia das geometrias de todos os temas de entrada. Geometrias que estão em diferentes projeções são re-projetadas para a projeção do tema guia.

O primeiro campo da nova tabela de atributos é a chave primária e serve de link para as geometrias. Os atributos restantes são cópias dos atributos do tema guia. Os atributos de outros temas, usados na operação, são adicionados à tabela desde que o nome e o tipo coincidam com um dos campos existentes no tema guia.

Também é possível efetuar a adição somente sobre os objetos apontados ou consultados, de forma a ter um mapa somente com as geometrias e atributos dos objetos desejados.


Interface de Adição de Temas

A interface de operação de adição de temas é mostrada na Figura 3, para acessá-la utilize o menu de contexto sobre a Vista, na opção Operações Geográficas - Soma. Na caixa Tipo de Representação, seleciona-se o tipo de geometria que será usado durante a operação de adição. Deve-se escolher ou polígonos, ou linhas, ou pontos ou células. Feito a escolha, a interface preenche a caixa Temas de Entrada com os temas que possuem a representação geométrica selecionada.

Figura 3 - Interface de adição de temas.

Sobre a caixa Temas de Entrada deve-se marcar todos os temas que serão adicionados. Os objetos que serão adicionados podem ser todos ou somente apontados ou somente selecionados pela consulta.

Na caixa Campos deve-se escolher o tema que servirá de referência. A tabela do layer de saída conterá todos os atributos desse tema. Os atributos de outros temas que possuem nome e tipo igual a um dos atributos do tema de referência serão adicionados na tabela do layer de saída.

A caixa Nome do Plano de Saída é automaticamente preenchida pela interface, entretanto, pode-se editá-la a fim de criar o plano com o nome desejado.

O botão Executar efetua a operação de adição.

O botão Cancelar inibe a interface.

O botão Ajuda ativa a interface de ajuda.