A barra de cores é utilizada para definir as cores de uma legenda ou de um fatiamento.
A Figura 1 mostra a barra de cores com graduações de vermelho. A graduação, mostrada na barra, foi produzida a partir de duas cores primárias colocadas uma em cada extremidade. No canto esquerdo foi colocado o vermelho e no outro lado foi colocado o vermelho escuro. As cores produzidas na barra são resultantes da mistura gradual para chegar do vermelho para o vermelho escuro.
![]()
Fig. 1 - Barra de cores.
As cores utilizadas em um fatiamento ou agrupamento são geradas a partir dessa barra. O critério é dividir a barra em n fatias ou n grupos para produzir as n cores necessárias. Por exemplo, para uma legenda com três grupos as cores produzidas, neste caso, serão:
-
vermelho (obitido da extremidade esquerda da barra),
-
vermelho médio (obtido da parte central da barra) e
-
vermelho escuro (obtido da extremidade direita da barra).
A barra necessita ter no mínimo duas cores primárias, ou seja, é necessário no mínimo ter uma cor primária em cada extremidade. As cores existentes entre as cores primárias são resultantes da mistura entre elas. Outras graduações com outras cores podem ser obtidas através de operações que podem ser feitas na barra com o uso do mouse. Essas operações são para:
- inserção de cores,
- remoção de cores,
- substituição de cores,
- alteração de distância entre cores,
- alteração de brilho de cada cor e
- alteração simultânea de brilho de todas as cores.
Com essas operações são possíveis de se obter diferentes graduações de cores.
Todas as operações são controladas pelo mouse. Movendo-se o mouse sobre a barra, o cursor assume diversas formas ou tipos:

Fig 2 - Possíveis tipos de cursor tomados pelo mouse de acordo com a posição que se encontra na barra de cores.
Quando o mouse é movido sobre a barra, o tipo de cursor varia de acordo com a localização. Os tipos de cursores são os seguintes:
-
"arrow cursor", ocorre quando o mouse está onde não
há cor primária.
-
"splitV cursor" ocorre quando o mouse está sobre uma cor primária
(exceto nos cantos da barra).
-
"splitH cursor" ocorre quando o mouse está sobre um dos triângulos
da barra de cores.
Todas as operações são ativadas pelo mouse e o tipo de cursor é relacionado à operação que se segue (ver sumário das operações). Com o duplo click ativa-se a operação para inserir ou remover uma cor. Ao arrastar o mouse sobre a barra ativa-se operação de mudar a distância ou o brilho de uma cor. Vale lembrar que, embora de forma menos eficiente, algumas operações podem também ser efetuadas com o menu de contexto.
A seguir é descrito detalhadamente o uso do mouse para executar as operações sobre a barra de cores:
A inserção de uma nova cor é feita posicionando-se o cursor do mouse no local desejado da barra (Figura 3). Os locais possíveis para a inserção de cores, sobre a barra, são identificados pelo tipo do cursor do mouse. Quando o cursor do mouse é do tipo "ArrowCursor" (o mesmo que o default), indica que é possível inserir uma nova cor sobre esse local. Desta forma, aplicando-se um duplo click inicia-se a operação de inserção de cor. O primeiro passo dessa operação é exibir a janela de seleção de cor ilustrada na Figura 4.
![]()
Fig. 3 - Barra de cores com o mouse preparado para inserir uma nova cor.

Fig. 4 - Janela de seleção de cor.
A janela de seleção de cor serve para escolher uma nova cor. A Figura 5 mostra a barra com a cor verde inserida. Note que a inserção da cor ocorre exatamente sobre o local do duplo click do mouse sobre a barra.
![]()
Fig. 5 - Barra de cores com a cor verde inserida.
Essa mesma operação pode ser feita utizando-se o botão direito do mouse sobre a barra de cores e selecionando-se a opção "Adicionar Cor" do menu de contexto. A Figura 6 mostra o menu de contexto.

Fig. 6 - Menu de contexto da barra de cores.
Outras cores podem ser adicionadas repetindo-se a operação anterior. A Figura 7 mostra a barra já com a inserção da cor amarela entre as cores vermelha e a verde.
![]()
Fig. 7 - Barra de cores após a inserção da cor amarela entre as cores vermelha e verde.
A distância entre cores é alterada mudando-se a posição da cor primária sobre a barra. Variando a distância altera-se o número de cores produzidas entre as cores primárias. A Figura 8 mostra a cor amarela sendo arrastada (movimentada). Note que o mouse assume o cursor do tipo "splitHCursor" quando é posicionado sobre uma região onde se localiza uma cor primária. Note tambem que as cores primárias são destacadas pelos triângulos existentes logo acima da barra.
![]()
Fig. 8 - Cor amarela sendo movida para esquerda.
OBS: As cores da extremidade não podem ser movidas. Entretanto, elas podem ser trocadas de posição. Por exemplo, se empurrar a cor amarela até a extremidade esquerda, a cor amarela ocupará a posição da extremidade. A Figura 9 mostra a barra de cores onde a cor amarela foi deslocada para a extremidade esquerda da barra, ou seja, a cor vermelha agora esta logo à direita da cor amarela. Isto resulta em uma barra onde não é possível visualizar a cor amarela porque a distância da amarela para a vermelha é muito pequena.
![]()
Fig. 9 - Barra mostrando a cor amarela deslocada totalmente para a esquerda.
Com a cor amarela colocada sobre a extemidade esquerda, agora, pode-se deslocar a cor vermelha. A Figura 10 mostra a cor vermelha sendo deslocada sobre a barra. Aumentando-se a distância entre a cor amarela e a vermelha já se torna possível ver algumas graduações entre elas.

Fig. 10 - Barra de cores com a cor vermelha sendo deslocada para a direita.
Outra operação permitida pela barra é a substituição de uma cor por outra. Para isso o cursor do mouse assume o modo "splitVCursor". Movendo-se o mouse em torno de um dos triângulos existentes logo acima da barra de cores, o cursor assume o modo "splitVCursor". Neste modo, tal qual ilustrado na Figura 11, um duplo click ativa a interface de seleção de cor (Figura 12) para que a nova cor substitua a antiga. A Figura 13 mostra a barra de cores após a substituição da cor vermelho escura pela cor azul clara.
![]()
Fig. 11 - Duplo click para substituição da cor vermelho escura.

Fig. 12 - Interface de seleção de cor.
![]()
Fig. 13 - Barra de cores após a substituição da cor vermelho escura pela cor azul clara.
Outra operação possível é a remoção de uma cor. Para isso aponta-se o mouse para uma das cores primárias sobre a barra. O cursor do mouse será do tipo "splitHCursor", assim como mostrado na Figura 14. A aplicação de um duplo click remove a cor selecionada. A Figura 15 mostra a barra de cores após a remoção da cor vermelha.
![]()
Fig. 14 - Barra de cores preparada para remoção da cor vermelha.
![]()
Fig. 15 - Barra de cores após a remoção da cor vermelha.
A barra tambem permite ajustar o brilho da cor. Para esta operação o mouse assume o modo "splitVCursor". Isso acontece quando move-se o mouse em torno de um dos triângulos existentes logo acima da barra de cores. A Figura 16 mostra o mouse na posição de alterar o brilho da cor verde. A operação é iniciada com a movimentação do mouse para cima ou para baixo. Para cima aumenta o brilho e para baixo diminui o brilho. A Figura 17 mostra a cor verde com o brilho reduzido.
Fig. 16 - Barra de cores preparada para alterar o brilho da cor verde.
![]()
Fig. 17 - Barra de cores após diminiur o brilho da cor verde.
Outra operação possível é alterar o brilho de todas as cores simultaneamente. Nesta operação o cursor do mouse assume o modo "ArrowCursor". Este tipo de cursor é default e temos ele na maior parte da barra de cores. A Figura 18 ilustra o mouse em uma possível posição de inicio de operação de alteração simultânea de brilho. Nessa situação, arrastando-se o mouse para cima ou para baixo inicia-se essa operação. Tão logo isso acontece, o cursor do mouse assume o tipo "sizeVerCursor". Isto indica que o brilho de todas as cores da barra estão se alterando conforme o movimento do mouse. A Figura 19 mostra a barra durante a operação de diminuição de brilho de todas as cores.
![]()
Fig. 18 - Barra de cores preparada para alterar o brilho de todas as cores.
![]()
Fig. 19 - Operação de diminuição de brilho de todas as cores da barra.
Note que as operações dependem do tipo de cursor e eles mudam de acordo com lugar que se encontram na barra de cores.
De acordo com o tipo de cursor ativa-se a seguinte operação ao dar duplo click:
Adiciona uma nova cor na barra.
Remove uma cor da barra.
Altera uma cor da barra.
De acordo com o tipo de cursor ativa-se a seguinte operação ao dragar o mouse:
Move a cor para a direita ou para a esquerda.
Altera o brilho da cor selecionada. Para cima aumenta o brilho e para
baixo diminue o brilho.
Ao iniciar o drag o tipo de cursor muda para
e
indica que o brilho de todas as cores estão se modificando.
NOTA: as operações descritas acima podem ser feitas com o menu de contexto.