Nessa operação, para temas com representação geométrica do tipo pontos ou células, é gerado um novo plano de informação contendo os objetos que interceptam a máscara de recorte.
Para temas com representação geométrica do tipo polígonos ou linhas é gerado um novo objeto a cada região de intersecção. Desta forma um objeto pode ser dividido em várias partes e para cada parte é gerado um novo objeto. Os objetos subdivididos, embora cada um tenha diferentes identificadores, têm os mesmos atributos do objeto de origem. Desta forma, se desejado, pode-se aplicar a operação de agregação e obter novamente o equivalente ao objeto de origem.
Para temas com representação geométrica do tipo matricial será gerado um novo plano que possui valores somente nos elementos onde existe uma intersecção com a máscara de recorte. Todas as características da representação matricial inicial são preservadas na representação recortada.
A tabela de atributos do plano de informação gerado pode conter além dos atributos do tema a ser recortado, os atributos do tema utilizado como máscara de recorte.
A projeção do plano de informação gerado é a mesma da projeção do plano do tema recortado. Quando o tema de máscara de recorte possui uma projeção diferente, as geometrias são re-projetadas a fim de trabalhar na mesma projeção do tema a ser recortado.
A Figura 1 mostra um tema de municípios do Brasil sendo recortado por um tema poligonal em forma de elipse e a Figura 2, o resultado da operação.
Figura 1 - Tema de municípios a ser recortado.
A Figura 3 mostra um tema construído sobre um layer que contém uma imagem do município do Rio de Janeiro sendo recortado por um tema que contém apenas o limite do bairro de Jacarepaguá. A Figura 4 mostra o resultado da operação.
Figura 3 - Tema com imagem a ser recortado.
A interface de intersecção entre temas é mostrada nas Figuras 5 e 6, para acessá-la utilize o menu de contexto sobre a Vista, na opção Operações Geográficas - Intersecção. Na caixa Selecionar Tema de Entrada a Ser Recortado por Intersecção, seleciona-se o tema a ser recortado. Caso o tema a ser recortado possua representações vetoriais, a interface se ajusta para ser mostrada como na Figura 5.
Usando os botões na caixa de seleção do tema de entrada indique quais objetos devem ser recortados: todos, somente os apontados ou somente os selecionados pela consulta.
Quando o tema a ser recortado possui representação matricial, o conjunto de botões para seleção dos objetos a serem recortados é desabilitado (veja a Figura 6).
A caixa Selecionar o Tema de Polígonos de Superposição, é usada para escolher qual tema será usado para servir de máscara de corte. Usando os botões, indique quais objetos devem ser usados como máscara: todos, somente os apontados ou somente os selecionados pela consulta.
Também pode-se escolher, colocar ou não, sobre a tabela do layer de saída os atributos do tema de superposição marcando a opção Selecionar os atributos do tema de overlay. Essa opção está disponível somente quando o tema sendo recortado possui representação vetorial. Caso contrário, essa opção fica desabilitada.
A caixa Nome do Plano de Saída é automaticamente preenchida pela interface, entretanto, pode-se editá-la a fim de criar o plano com o nome desejado.
Para o caso do recorte de temas com representação matricial deve se indicar no campo Valor do fundo qual deve ser o valor a ser usado para preencher as áreas da representação que não interceptam os polígonos da máscara de recorte. A Figura 7 mostra a diferença entre usar o valor 255 ou o valor 0 como valor de fundo.
![]() |
![]() |
O botão Executar efetua a operação de intersecção.
O botão Cancelar inibe a interface.
O botão Ajuda ativa a interface de ajuda.