TerraView 3.2.1

<< Anterior | Início | Próximo >>


Método de Agregação

 

A operação de agregação usa n objetos de entrada para gerar um objeto de saída. Cada novo objeto possui um único registro na tabela de atributos e é representado, normalmente, por várias geometrias. Um bom exemplo é a situação em que você teria um mapa do Brasil representado pelos seus 5505 municípios (retirando as ilhas) e necessitaria criar um mapa dos Estados agregando os polígonos de municípios de tal maneira que se tenha como resultado final os 27 Estados brasileiros.

O plano resultante da operação (mapa de Estados) possui geometria e tabela de atributos gerados em função de um atributo agregador (tabela municípios, coluna identificadora de Estados) que é selecionado sobre o tema de entrada. Esta operação gera um objeto (polígono representando o Estado) para cada valor distinto desse atributo e, cada objeto gerado, contém um sumário dos atributos do tema de entrada.

No exemplo oferecido a você, tem-se a situação na qual o tema UP (unidades de planejamento da cidade de Belo Horizonte) será transformado em um novo tema representando os Distritos Administrativos da Prefeitura. Você poderá verificar que a tabela UP apresenta 62 linhas, representando cada um dos 62 polígonos que representam as Unidades de Planejamento. Ao mesmo tempo, nesta tabela você tem uma coluna de nome Id_Dist, representando um identificador para os Distritos Administrativos. Ao todo, a cidade de Belo Horizonte apresenta 9 Distritos Administrativos, cada um englobando um certo número de Unidades de Planejamento.

A operação geográfica de agregação irá construir um novo tema no qual poder-se-á visualizar como fica a cidade de Belo Horizonte dividida em Distritos Administrativos. Uma característica interessante neste procedimento de agregação é a possibilidade que o usuário tem de selecionar os atributos e a forma como estes atributos estarão disponíveis no tema final, dispostos na tabela.

1. Defina o tema cujos atributos serão agregados;

2. Defina qual o atributo da tabela a ser agregada possui informações de agregação;

3. Escolha o nome do tema gerado pela agregação;

4. Escolha quais serão os atributos a serem mantidos na nova tabela agregada e qual o fator de agregação (soma, média, mediana, contagem, etc...)

Os mapas abaixo ilustram o procedimento de agregação.


<< Anterior | Início | Próximo >>