TerraView 3.2.1
<< Anterior | Início | Próximo >>
Atribuir Dados por Localização
A operação de atribuição de dados por localização é executada entre dois temas selecionados. Ela consiste em adicionar os atributos de um tema X a um outro tema Y, baseado na relação espacial entre os objetos geográficos desses temas. Essa operação cria uma nova tabela de atributos contendo os atributos de X e a associa ao tema Y. Há duas estratégias para essa operação: Distribuição e Coleta. Considerando dois temas, tema X que fornece os atributos e o tema Y que recebe os atributos.
Distribuir
A estratégia de Distribuição consiste em distribuir os atributos de cada objeto geográfico do tema X a todos os objetos do tema Y que possuem uma determinada relação espacial.
Coletar
Outra operação geográfica muito utilizada é a necessidade de gerar informações a partir de dois objetos geográficos distintos. Imagine a situação na qual temos o mapa de Belo Horizonte dividido em bairros e, sobreposto a este mapa, a localização pontual dos crimes ocorridos no ano de 2000. Uma informação que gostaríamos de saber é a quantidade de crimes que ocorreram em cada um dos bairros, ou seja, gostaríamos de contar quantos objetos pontuais, que representam os crimes em 2000, existem no interior de cada polígono, que representa os bairros.
Neste caso, devemos escolher a opção Operação Geográfica > Atribuir Dado por Localização > Coletar. Uma janela como a seguinte irá apresentar a você:
1. Selecione o tema para o qual iremos contar (coletar) os atributos;
2. Selecione o tema de dados a partir do qual será transferida a informação;
3. Defina o nome da tabela gerada;
4. Escolha o tipo de atributo, no caso, a contagem de crimes em 2000;
5. Execute o procedimento.
A partir da Janela de Grade da Figura abaixo, podemos verificar uma nova coluna gerada a partir deste procedimento (crimes2000_object_) apresenta a contagem de crimes no ano de 2000 em cada um dos bairros de Belo Horizonte.

<< Anterior | Início | Próximo >>