TerraView 3.2.1

<< Anterior | Início | Próximo >>


Mapa de Kernel

 

O Mapa de Kernel é uma alternativa simples para analisar o comportamento de padrões de pontos, trata-se de um indicador de fácil uso e interpretação. Basicamente o Mapa de Kernel fornece, por meio de interpolação, a intensidade pontual do processo em toda a região de estudo. Assim temos uma visão geral da intensidade do processo em todas as regiões do mapa. No Anexo B apresentamos mais detalhes sobre o estimador de Kernel.

Com o banco de dados de Belo Horizonte aberto, torne visíveis os temas Bairros e Crimes2000. Lembre-se de que você só verá os pontos de crimes se os mesmo forem desenhados sobre os bairros, ou se os polígonos dos bairros estiverem transparentes.

1. No menu Análise escolha a opção Mapa de Kernel.


A tela baixo aparecerá e nela serão definidos os parâmetros para fazer o mapa de Kernel.


2. No campo Região de Suporte escolha a opção Grade sobre Evento.

Esta opção criará um retângulo envolvendo todos os pontos do tema selecionado, este retângulo pode ultrapassar o limite da sua região de estudo.

Com a opção Grade sobre Região, se a região escolhida possuir apenas um polígono, por exemplo o tema Limite, será criada uma grade que não ultrapassa o limite desta região. Caso a região escolhida possua mais de um polígono, como é o caso do tema Bairros, será criado um retângulo que envolva todos os polígonos de uma só vez.

A opção Sem grade considera como grade os próprios polígonos do tema escolhido. Esta opção associa ao tema uma legenda semelhante à criada nos mapas temáticos.

3. No campo Opções da Grade a opção Números de Colunas define a suavização do mapa. O valor padrão de 50 produz bons resultados.

4. No campo Nome do Plano defina o nome da nova camada onde serão guardadas as informações do mapa de kernel (Kcrimes2000).

5. No campo Eventos escolha a opção Pontos e selecione o tema crimes2000 no campo Tema.

6. Nos campos reservados ao Algoritmo, não é necessário fazer modificações. A Função e o Cálculo definidos como padrão pelo programa são os tradicionalmente utilizados.

7. Com a opção Adaptativo selecionada, o raio é calculado automaticamente.

8. Clique em Executar.

Agora uma nova camada e um novo tema serão automaticamente criados com o nome que você definiu no passo 4. A exibição do mapa de kernel na tela de visualização também é automática.

A Figura abaixo representa o mapa criado de Kernel com os temas e atributos escolhidos acima:

Devido a grande quantidade de pontos na região central de Belo Horizonte, o Mapa de Kernel indica uma forte concentração de crimes em um único ponto da cidade e praticamente desconsidera outras áreas de criminalidade, comprometendo a visualização.

Remova o tema Kcrimes2000.

Faremos, então, um mapa com temas de homicídios em 2000:

Com o banco de dados de Belo Horizonte aberto, torne visíveis os temas Bairros e Crimes2000. Lembre-se de que você só verá os pontos de crimes se os mesmo forem desenhados sobre os bairros, ou se os polígonos dos bairros estiverem transparentes.

1. Ative o menu popup do tema Crimes2000.

2. Escolha a opção Consulta por Atributo.

3. No campo Atributo escolha a opção DESCRIÇÃO.

4. Escolha o operador =.

5. Ative Valores do Atributo e escolha a opção HOMICIO COSUMADO.

6. Clique em Nova Consulta.

Você acabou de consultar somente os crimes com descrição de homicídio consumado.

7. Crie uma nova camada com os itens consultados e depois crie uma vista com essa nova camada chamada homicidios2000.

Com os temas Bairros e homicidios2000 visíveis, faça os procedimentos para criar o mapa de kernel:

1. No menu Análise escolha a opção Mapa de Kernel.

2. No campo Região de Suporte escolha a opção Grade sobre Evento.

3. No campo Opções da Grade a opção Números de Colunas define a suavização do mapa. O valor padrão de 50 produz bons resultados.

4. No campo Nome do Plano defina o nome da nova camada onde serão guardadas as informações do mapa de kernel (Khomicidio2000).

5. No campo Eventos escolha a opção Pontos e selecione o tema homicidio2000 no campo Tema.

6. Nos campos reservados ao Algoritmo, não é necessário fazer modificações. A Função e o Cálculo definidos como padrão pelo programa são os tradicionalmente utilizados.

7. Com a opção Adaptativo selecionada, o raio é calculado automaticamente.

8. Clique em Executar.


A Figura abaixo mostra os mapas feitos com grade sobre os eventos e com grade sobre a região, escolhendo os temas Bairros (com o Visual transparente) e Limite, respectivamente. O segundo mapa tem o Nome do Plano Khomicidio2000_2.
Para criar mapas com a região de suporte Grade sobre a região ou Sem grade, é necessário verificar se os bancos de informações estão na mesma projeção que a vista e o tema de eventos.

Exibindo a Legenda no Mapa de Kernel

Quando fazemos um mapa de kernel ele é exibido automaticamente na tela de visualização, mas com a legenda não é assim. Para exibir a legenda junto ao mapa você deve seguir os seguintes passos:

1. Ative o menu popup do tema Khomicidio2000 que foi criado automaticamente pelo programa.

2. Escolha a opção Visibilidade das Representações.

3. Na janela Visibilidade do Tema marque a opção Legenda.


A legenda aparecerá no canto superior esquerdo da tela de visualização. Clique no botão Edição do Tema para que você possa mover a legenda para a posição que desejar.

Outras informações importantes

1. Sobre Conjunto de Dados

Eventos do tipo Ponto se referem a dados pontuais, portanto todos os temas da vista ativa que possuírem dados pontuais estarão disponíveis para serem escolhidos como Tema.

É possível ainda atribuir "pesos" aos eventos, habilitando a opção Com Atributo e escolhendo a tabela e a coluna onde estão localizados os pesos.

Eventos do tipo Área se referem a dados agregados, normalmente uma contagem. Todos os temas que possuem dados de área poderão ser escolhidos como Tema. Um exemplo seria escolher o tema Bairros e usar a coluna de pop2000 como atributo da tabela Bairros. Para esse mapa, escolha o Nome do Plano Kb. Ver a figura à esquerda.

Caso execute um mapa de Kernel por Bairros sem nenhum atributo, será atribuído peso um a todos os bairros e o mapa revelará a concentração de bairros em Belo Horizonte. Nesse segundo mapa escolha Nome do Plano Kb2.Ver a Figura à direita.

2. Sobre o Algoritmo

Na parte reservada ao algoritmo o usuário tem a opção de escolher a Função que será utilizada para fazer os cálculos, o que será calculado e o raio a ser utilizado.

A opção que normalmente é utilizada nos mapas de Kernel, e que o defaut do TerraView é a Função Quártico e Cálculo Densidade.

Temos três opções para Cálculo:

- Densidade: retorna a densidade de crimes por unidade de área.

- Média Móvel Espacial: retorna o número esperado de crimes por unidade de área.

- Probabilidade: retorna a probabilidade de um crime, que já ocorreu, estar localizado em determinada área.

As Figuras abaixo representam a diferença entre o cálculo da densidade (figura à esquerda) e o cálculo da média móvel espacial (figura à direita) para o mapa de kernel sem grade para pontos de homicidio2000, do tema Bairros. Para o segundo mapa, crie outro tema da camada Bairros com o nome de Bairros2.

3. Sobre o Raio

O raio é um parâmetro muito importante na hora de fazer um mapa e sua definição exige do usuário um bom conhecimento dos crimes e da região do estudo.

O TerraView facilita essa tarefa ao permitir a utilização do Kernel Adaptativo. A opção Adaptativo calcula automaticamente um raio considerando o número de eventos e a área. Os resultados obtidos usando o raio adaptativo são bastante razoáveis.

Entretanto desmarcando a opção Adaptativo você poderá selecionar um raio de três formas distintas:

1. Definindo um valor específico, que deve ser dado na mesma medida dos dados visualizados. O painel Informações mostra a largura e a altura do retângulo que envolve os eventos, para servir como guia nessa seleção.

2. Selecionando o valor através do slider que mantém proporção da altura (ou largura da região se essa for maior), em divisões de 10 em 10 por cento.

3. Pressionando o botão segure o botão Ctrl do teclado e trace no mapa o raio desejado, o valor desse raio será transcrito automaticamente na caixa Raio que está ativa.

 

 


<< Anterior | Início | Próximo >>