Lista: Distribuições contínuas e Análise Exploratória - CE003 - semestre
2011-1 - Prof. Elias
- Verifique se as seguintes funções são funções de densidade de probabilidade
- x∕4, se 0 < x < 2 e 0 c.c.
- x∕4, se 1 < x < 3 e 0 c.c.
- x2∕9, se 0 < x < 3 e 0 c.c.
- (Bussab & Morettin, 6a Edicao, pag 167) Seja a seguinte função de densidade de probabilidade
f(x) = c∕x2, se x ≥ 10 e 0, se x ≤ 10
- Encontre o valor da constante “C” se
- Calcule E(X) e V ar(X)
- Calcule P(X < 12)
- Calcule P(X > 15)
- Calcule P(X > 50|X > 15)
- Calcule P(X > 100|X > 50)
- Calcule a mediana de X
- Calcule o primeiro e o terceiro quartis de X
- (Magalhaes & Lima, 6a Edicao, pg 194) X ~ N(90, 100), obtenha
- P(X < 115)
- P(X > 80)
- P(X < 75)
- P(85 < X < 110)
- P(|X - 90| < 10)
- (Bussab & Morettin, 6a Edicao, pag 184) Se X ~ N(10, 4) calcule
- P(8 < X < 10)
- P(9 < X < 12)
- P(X > 10)
- P(X < 8 ou X > 11)
- Considere os dados a seguir:
4 4 5 8 3 8 9 6 6 2 3 3 6 4 7 5 6 11 4 7 9 3 6 3 4 4 1 4 8 4
- Faça um diagrama de ramo e folhas
- Encontre o mínimo, o máximo e a amplitude
- Encontre a mediana e os quartis 1 e 3
- Construa um box-plot
- Calcule a média, a variância e o desvio-padrão
- Construa uma distribuição de frequencias
- Calcule a média, a mediana e o desvio padrão com base na distribuição de frequencias
- Vizualise a distribuição de frequencias num gráfico
- Considere os dados abaixo
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| Instrução | Salário | Região | Idade |
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4 | 2o Grau | 5.7 | outro | 20.8 |
5 | 1o Grau | 6.3 | outro | 40.6 |
6 | 1o Grau | 6.7 | interior | 28.0 |
7 | 1o Grau | 6.9 | interior | 41.0 |
9 | 2o Grau | 7.6 | capital | 34.8 |
14 | 1o Grau | 8.9 | outro | 44.2 |
15 | 2o Grau | 9.1 | interior | 30.4 |
19 | Superior | 10.5 | interior | 25.7 |
20 | 2o Grau | 10.8 | interior | 37.3 |
25 | 2o Grau | 13.2 | interior | 32.4 |
27 | 1o Grau | 13.8 | outro | 46.6 |
30 | 2o Grau | 16.0 | capital | 35.8 |
31 | Superior | 16.2 | outro | 31.4 |
33 | Superior | 17.3 | capital | 43.6 |
35 | 2o Grau | 19.4 | capital | 48.9 |
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- Construa uma distribuição de frequencias para cada variável
- Faça um gráfico da distribuição de frequencias de cada variável
- Com os dados do exercício anterior, faça uma análise exploratória gráfica e calcule uma medida
de associação entre
- Instrução e Região
- Instrução e Salário,
- Salário e Idade
Considere que os três quartis de salário para cada nível de instrução são
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| 1o Grau | 2o Grau | Superior |
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Q1 | 6.66 | 8.36 | 13.38 |
Q2 | 6.86 | 10.76 | 16.22 |
Q3 | 8.95 | 14.61 | 16.74 |
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