Objetivos

Analisar um conjunto de dados da literatura usando a metodologia de superfície resposta.

Resumo do artigo

A Metodologia de superfície de resposta (RSM) foi aplicada para optimizar a descoloração dos corantes diazo Reactive Black 5 (RB5) por lacase bruto do fungo da podridão branca Trametes pubescens. A presença do mediador redox 1-hydroxybenzotriazole (HBT) melhorou os níveis de descoloração RB5 por petróleo lacase de T. pubescens.

O design central composto (CCD) usando RSM com três variáveis a saber redox mediador (HBT), corante (RB5) e concentrações de enzimas (lacase) foi utilizado neste estudo para optimizar correlação significativa entre os efeitos dessas variáveis sobre a descoloração do RB5.

As concentrações ideais de HBT, RB5 e lacase foram 1,17 mM, 150 mg/L e 500 U/l, respectivamente, para um máximo de descoloração RB5 (cerca de 60% em 20 min).

Um modelo quadrático foi obtido para a descoloração de corantes através do design central composto deste projeto. Os valores experimentais estão em boa concordância com os preditos e o modelo de descoloração foi altamente significativo, sendo o coeficiente de correlação 0,965.

Interação entre concentrações de HBT e RB5 Reactive Black 5, HBT e concentrações de lacase e RB5 e concentrações de lacase foram insignificantes.

Adicional à Metodologia de superfície de resposta, quando os parâmetros cinéticos de descoloração RB5 foram calculados de acordo com o gráfico de Hannes-Wolf, os valores obtidos foram os seguintes: KM de 260,11 mg/L e Vmax 37,59 mg/l min.

O artigo completo está neste link

Análise

O script de analise esta aqui
Elias Texeira Krainski
Last modified: Fri Dec 4 11:14:02 BRST 2009