Os comandos \begin e \end definem o escopo de um determinado modo. Por exemplo, todo o texto que aparece na versão para impressão deste arquivo

está escrito entre um \begin{document} e um \end{document}.

Por exemplo, se eu quero utilizar o modo centralizado, basta escrever o meu texto entre um \begin{center} e um

                         \end{center}.
Se eu quero gerar um texto no formato
parecido com máquinas de datilografia
eu utilizo o modo verbatim.
Aqui    o    número     de espaços é importante.

Outros modos serão aprendidos no decorrer do curso, para figuras, tabelas, listas, etc.