Exercício No.1 Uma empresa de flocos de milho deseja testar o mercado para um novo produto que deve ser consumido no café da manhã. Principalmente dois fatores são de interesse, a campanha publicitária e o tipo de embalagem utilizada.
Foram consideradas quatro campanhas publicitárias alternativas:
A comerciais de TV
B acrescenta nos jornais
C loteria nos
pacotes individuais
D pacote gratuito, enviado por correio para
muitas famílias
Foram escolhidos quatro tipos diferentes de embalagens. Eles diferiam na forma como o produto era descrito na frente das embalagens:
I contém cálcio, ferro minerais, fósforo e vitamina B
II fácil e
rápido de preparar
III alimentação de baixo custo
IV lhe dá
energia para durar o dia todo
A investigação foi realizada em três cidades denominadas 1, 2, 3 e 4. Foram obtidos os seguintes resultados:
Números de vendas em múltiplos de 1000 coroas (moeda da Suécia, Dinamarca, Noruega e Islândia). \[ \begin{array}{c|ccccc} \mbox{Embalagem} & & \mbox{Cidade} & & & \\ & 1 & 2 & 3 & & 4 \\\hline \mbox{I} & \mbox{A} \; 52 & \mbox{B} \; 51 & \mbox{C} \; 55 & & \mbox{D} \; 56 \\ \mbox{II} & \mbox{B} \; 50 & \mbox{C} \; 45 & \mbox{D} \; 49 & & \mbox{A} \; 51 \\ \mbox{IIII} & \mbox{C} \; 39 & \mbox{D} \; 41 & \mbox{A} \; 37 & & \mbox{B} \; 39 \\ \mbox{IV} & \mbox{D} \; 43 & \mbox{A} \; 41 & \mbox{B} \; 42 & & \mbox{C} \; 42 \\ \end{array} \]
Formule e analise um modelo matemático para este experimento. Discuta se o modelo e os resultados encontrados parecem razoáveis. Se alguma das fontes de variação for estatisticamente significativa, tente ver se alguma das alternativas consideradas é melhor ou pior que a outra ou, em geral, se parece haver um agrupamento de alternativas no que diz respeito ao efeito na venda.Exercício No.2 Em um experimento com placas de latão a serem usadas em interruptores elétricos, o interesse esteve na quantidade de desgaste nas placas quando elas são submetidas a esforços mecânicos. Três ligas diferentes foram testadas. Além disso, a temperatura das placas foi variada porque se sabe que a temperatura influencia o atrito.
Quantidade de material removido em mg no teste de desgaste: \[ \begin{array}{ccccc} & & & & \mbox{Temperaturas} & & \end{array} \\ \begin{array}{c|cc|cc|cc} & 100^{\circ} & & 75^{\circ} & & 50^{\circ} & \\\hline \mbox{Liga A} & \mbox{I} \; 25 & \mbox{I} \; 22 & \mbox{II} \; 15 & \mbox{II} \; 18 & \mbox{III} \; 14 & \mbox{III} \; 18 \\ \mbox{Liga B} & \mbox{III} \; 24 & \mbox{III} \; 29 & \mbox{I} \; 16 & \mbox{I} \; 19 & \mbox{II} \; 11 & \mbox{II} \; 13 \\ \mbox{Liga C} & \mbox{II} \; 27 & \mbox{II} \; 23 & \mbox{III} \; 22 & \mbox{III} \; 20 & \mbox{I} \; 20 & \mbox{I} \; 15 \\ \end{array} \] Os números latinos I, II e III referem-se a três dias diferentes em que as medições foram realizadas.
Analise como o desgaste é influenciado pelos dois fatores.Exercício No.3 Experimento de tempo de reação
Este experimento foi realizado para comparar a velocidade de resposta de um sujeito humano a estímulos sonoros e visuais. Um computador pessoal foi usado para apresentar um “estímulo” a um sujeito e o tempo que o sujeito levou para pressionar uma tecla em resposta foi monitorado. O sujeito foi avisado de que o estímulo viria por meio de uma pista auditiva ou visual.
Os dois fatores de tratamento foram “Estímulo de sugestão” em dois níveis, “auditivo” e “visual” e “Tempo de sugestão” em três níveis, 5, 10 e 15 segundos entre a sugestão e o estímulo. Três observações foram feitas em cada combinação dos tratamentos para um único sujeito. Os tempos de reação são indiferentes segundo o tipo de sugestão e o tempo de sugestão?
A = rep(c("auditivo","visual"),each = 3)
B = rep(c(5,10,15),each = 6)
Reaction.time = c(0.204,0.170,0.181,0.257,0.279,0.269,0.167,0.182,0.187,0.283,
0.235,0.260,0.202,0.198,0.236,0.256,0.281,0.258)
time.reaction = data.frame("Estímulo.de.sugestão" = A, "Tempo.de.sugestão" = B,
"Tempo.de.reação" = Reaction.time)
tail(time.reaction)
## Estímulo.de.sugestão Tempo.de.sugestão Tempo.de.reação
## 13 auditivo 15 0.202
## 14 auditivo 15 0.198
## 15 auditivo 15 0.236
## 16 visual 15 0.256
## 17 visual 15 0.281
## 18 visual 15 0.258