Depois de estudar o planejamento de experimentos, um pesquisador ou estatístico deverá ser capaz de:

  1. escolher um desenho experimental que seja apropriado para o problema de pesquisa em questão;

  2. construir o projeto, incluindo a realização de randomização adequada e determinação do número necessário de repetições;

  3. executar o plano de coleta de dados ou aconselhar um colega sobre como fazê-lo;

  4. determinar o modelo apropriado para os dados;

  5. ajustar o modelo aos dados; e

  6. interpretar os dados e apresentar os resultados de forma significativa para responder à questão de pesquisa.

O objetivo desta página é focar em conectar os objetivos da pesquisa ao tipo de projeto experimental necessário, descrevendo o processo real de criação do projeto e coleta de dados, mostrando como realizar a análise adequada dos dados e ilustrando a interpretação. de resultados. A exposição sobre a mecânica da computação é minimizada com a utilização de um pacote de software estatístico.

Com a disponibilidade de modernos pacotes de computação estatística, a análise de dados tornou-se muito mais fácil e está bem abordada em livros de métodos estatísticos. Num livro sobre projeto e análise de experimentos, não há mais necessidade de mostrar todas as fórmulas computacionais que eram necessárias antes do advento da computação moderna. No entanto, é necessária uma explicação cuidadosa de como obter a análise adequada de um pacote de computador.

A análise padrão realizada pela maioria dos softwares estatísticos assume que os dados vieram de um desenho completamente aleatório. Na prática, esta é muitas vezes uma suposição falsa. Este livro enfatiza a conexão entre as unidades experimentais e a forma como os tratamentos são randomizados para unidades experimentais e o termo de erro adequado para uma análise dos dados.


Conteúdo


Referências