A ESTATÍSTICA MULTIVARIADA é um campo maduro com muitos métodos. Muitos deles são matemáticos. Felizmente, esses métodos foram programados para que você possa executá-los em seu computador sem muita dificuldade.

Este texto destina-se a um praticante de pós-graduação que pode precisar usar esses métodos, mas não necessariamente conhece as derivações matemáticas. Por exemplo, usamos a média da amostra da distribuição multivariada para estimar a média da população, mas não precisamos provar as propriedades ótimas de tal estimador quando amostrado de uma população mãe normal. Os leitores podem querer analisar seus dados, motivados por questões específicas da disciplina. Eles descobrirão maneiras de obter alguns resultados importantes sem um diploma em estatística. Da mesma forma, aqueles bem treinados em estatística provavelmente estarão familiarizados com muitos dos tópicos univariados abordados aqui, mas agora podem aprender sobre novos métodos.

O leitor deve ter algumas habilidades básicas de computação, incluindo edição de dados. Não é necessário ter experiência com R ou com linguagens de programação embora sejam boas competências a desenvolver.

Vamos supor que o leitor tenha um conhecimento rudimentar da distribuição normal univariada. Começamos uma discussão de modelos multivariados com uma introdução da distribuição normal bivariada. Eles são usados para passar da notação escalar para o uso de vetores e matrizes usados na distribuição normal multivariada. Uma breve revisão da álgebra linear aparece, incluindo os cálculos correspondentes em R. Outras distribuições multivariadas incluem modelos para extremos.

Frequentemente incluímos o software necessário para executar os programas em R porque precisamos ser capazes de executar esses métodos com dados reais. Em alguns casos, precisamos manipular os dados para ajustá-los ao formato adequado. Os leitores podem querer produzir algumas das exibições gráficas fornecidas para seus próprios dados.

O campo da estatística desenvolveu muitos métodos úteis para analisar dados, e muitos desses métodos já estão programados para você e prontamente disponíveis em R. Além do mais, R é gratuito, amplamente disponível, código-fonte aberto, flexível e a moda atual em estatística Informática. Os autores de novos métodos estatísticos estão contribuindo regularmente para as muitas bibliotecas em R, portanto, muitos novos resultados também estão incluídos.

Como suporte computacional utilizamos a linguagem de programação e ambiente de desenvolvimento integrado para cálculos estatísticos e gráficos R, versão 3.5.2, Eggshell Igloo de 20 de dezembro de 2018.


Capítulo I. Comparações
Capítulo II. Álgebra de matrizes
Capítulo III. Movendo-se para dimensões superiores
Capítulo IV. Distribuições multivaridas
Capítulo VIII. Modelos de regressão
Capítulo IX. Seleção de variáveis
Capítulo X. Decomposição de matrizes de dados por fatores
Capítulo XI. Análise de Componentes Principais
Capítulo XII. Análise fatorial
Capítulo XIII. Análise de Cluster
Capítulo XIV. Análise discriminante
Capítulo XV. Análise de correspondência
Capítulo XVI. Análise de correlação canônica

Referências