Estilo | Questão |
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Ativo | Muitas vezes, atuo sem olhar as consequências. |
Ativo | Creio que o formalismo restringe e limita a atuação livre das pessoas. |
Ativo | Penso que agir intuitivamente pode ser sempre tão válido como agir reflexivamente. |
Ativo | Estou atento(a) a todos os pormenores das disciplinas que frequento (sumários, textos, etc). |
Ativo | Prefiro as ideias originais e inovadoras, ainda que não sejam práticas. |
Ativo | Me anima ter de fazer algo novo e diferente. |
Ativo | Sinto-me bem com pessoas espontâneas. |
Ativo | A maior parte das vezes, expresso, abertamente, os meus sentimentos. |
Ativo | Gosto de enfrentar a vida de forma espontânea e não ter que planificar tudo previamente. |
Ativo | Me sinto pouco à vontade com pessoas muito analíticas. |
Ativo | É melhor aproveitar o momento presente do que sentir prazer pensando no passado ou no futuro. |
Ativo | Emito ideias novas e espontâneas nos grupos de discussão. |
Ativo | Creio que preciso desobedecer as regras mais frequentemente que segui-las. |
Ativo | Em geral, falo mais que escuto. |
Ativo | No meu dia a dia procuro novas experiências. |
Ativo | Quando algo corre mal, tento logo fazer melhor. |
Ativo | Me incomoda ter que planejar e prever as coisas. |
Ativo | Sou com frequência umas das pessoas que mais animam as festas. |
Ativo | Aborreço-me, rapidamente, com o trabalho metódico e minucioso. |
Ativo | Costumo deixar-me levar pela minha intuição. |
Pragmático | Tenho fama de dizer o que penso claramente e sem rodeios. |
Pragmático | Creio que, independentemente dos métodos, o mais importante é que as coisas funcionem. |
Pragmático | Quando ouço uma ideia nova, começo logo a pensar como poderei colocá-la em prática. |
Pragmático | Só admito e me adapto às normas, se servem para atingir os meus objetivos. |
Pragmático | Quando há uma discussão, não gosto de rodeios. |
Pragmático | Gosto mais das pessoas realistas e concretas do que das idealistas. |
Pragmático | Atrai-me experimentar e praticar as últimas técnicas e novidades. |
Pragmático | Avalio, com frequência, as ideias dos outros pelo seu valor prático. |
Pragmático | Em reuniões, apoio as ideias práticas e realistas. |
Pragmático | Frequentemente, percebo outras formas melhores e mais práticas de fazer as coisas. |
Pragmático | Quando ouço falar de uma ideia ou de uma nova abordagem, tento imediatamente encontrar aplicações concretas. |
Pragmático | Penso que devemos chegar, o mais rapidamente possível, à ideia central dos assuntos. |
Pragmático | Fico impaciente quando me dão explicações irrelevantes ou incoerentes. |
Pragmático | Verifico, sempre, com antecedência, se as coisas funcionam como devem. |
Pragmático | Estou consciente de que, nas discussões, ajudo a manter os outros centrados no tema, evitando divagações. |
Pragmático | Rejeito ideias originais se me parecem impraticáveis. |
Pragmático | Penso que, muitas vezes, os fins justificam os meios. |
Pragmático | Desde que possa atingir os meus fins, sou capaz de ferir os sentimentos de outros. |
Pragmático | Não me importo de fazer tudo o que seja necessário para que o meu trabalho seja eficiente. |
Pragmático | As pessoas costumam pensar que sou insensível aos seus sentimentos. |
Reflexivo | Me agrada ter tempo para preparar o meu trabalho e realizá-lo com consciência. |
Reflexivo | Escuto com mais frequência do que falo. |
Reflexivo | Preocupo-me em interpretar, cuidadosamente, a informação disponível antes de tirar uma conclusão. |
Reflexivo | Antes de fazer alguma coisa, analiso com cuidado as suas vantagens e inconvenientes. |
Reflexivo | Gosto de analisar as coisas de todos os ângulos. |
Reflexivo | Sou cauteloso(a) na hora de tirar conclusões. |
Reflexivo | Prefiro contar com o maior número de fontes de informação, ou seja, quanto mais dados tiver, melhor. |
Reflexivo | Prefiro ouvir as opiniões dos outros antes de expor as minhas. |
Reflexivo | Nas discussões, gosto de observar como agem os outros participantes. |
Reflexivo | Me sinto angustiado(a) se me obrigam a acelerar o trabalho para cumprir um prazo. |
Reflexivo | Me incomodam pessoas que desejam sempre apressar as coisas. |
Reflexivo | Penso que são mais consistentes as decisões fundamentadas numa análise minuciosa que as baseadas na intuição. |
Reflexivo | Prefiro distanciar-me dos fatos e observá-los de outras perspectivas. |
Reflexivo | Prefiro discutir questões concretas e não perder tempo com ideias abstratas. |
Reflexivo | Faço vários rascunhos antes da redacção definitiva de um trabalho. |
Reflexivo | Pondero sempre diversas alternativas, antes de tomar uma decisão. |
Reflexivo | Nos debates e discussões prefiro desempenhar um papel secundário em vez de ser o(a) líder ou o(a) que mais participa. |
Reflexivo | Costumo refletir sobre os assuntos e os problemas. |
Reflexivo | O trabalho consciente me traz satisfação e orgulho. |
Reflexivo | Com frequência me interessa saber o que as pessoas pensam. |
Teórico | A maior parte das vezes, sinto-me seguro(a) do que está correto e do que está incorreto. |
Teórico | Normalmente, procuro resolver os problemas metodicamente e passo a passo. |
Teórico | Interessa-me saber quais são os sistemas de valores dos outros e com que critérios atuam. |
Teórico | Sou adepto(a) da autodisciplina, seguindo uma certa ordem, por exemplo, no regime alimentar, no estudo e no exercício físico, etc. |
Teórico | Me adapto melhor às pessoas reflexivas do que às pessoas demasiadamente espontâneas e imprevisíveis. |
Teórico | Prefiro as coisas estruturadas às desordenadas. |
Teórico | Procuro, quase sempre, ser coerente com os meus princípios, seguindo critérios e sistemas de valores. |
Teórico | Tenho tendência a relacionar-me de um modo distante e mais formal com as pessoas com quem trabalho. |
Teórico | Tenho dificuldade em ser criativo(a) e em romper com as estruturas existentes. |
Teórico | Me incomoda que as pessoas não levem as coisas a sério. |
Teórico | Tendo a ser perfeccionista. |
Teórico | Detecto, frequentemente, a inconsistência e os pontos frágeis nas argumentações dos outros. |
Teórico | Estou convencido(a) de que deve-se impor a lógica e a razão. |
Teórico | Esforço-me sempre por conseguir conclusões e ideias claras. |
Teórico | Observo que sou, com frequência, uma das pessoas mais objetivas e desapaixonadas nas discussões. |
Teórico | É frequente eu tentar olhar adiante e prever o futuro. |
Teórico | Incomodam-me as pessoas que não agem com lógica. |
Teórico | Perante os acontecimentos, tento descobrir os princípios e as teorias em que se baseiam. |
Teórico | Se faço parte de um grupo de trabalho, procuro que se siga um plano e uma metodologia. |
Teórico | Evito os assuntos subjetivos, ambíguos e pouco claros. |
Figure 3.1: Distribuição do número de alunos por grupo conforme o preenchimento da enquete de estilos de aprendizado. Total de respondentes: 1001.
Figure 4.1: Correlograma da associação entre as 80 respostas do questionário. As linhas divisórias verticais e horizontais separam as questões conforme os Estilos de Aprendizado a qual pertencem.
A tabela indica o aluno pelo ID Moodle. Para descobrir seu ID
Moodle, visite o seu perfil e observe o número que aparece na URL na
barra de endereços do seu navegador após o campo id=
. Este é o seu
número de usuário.
Figure 6.1: Proporção de respondentes conforme o estilo de aprendizado predominante entre os 4 estilos medidos com o questionário.
Figure 6.2: Proporção de respondentes conforme o ranqueamento dos estilos de aprendizado medidos com o questionário.
Figure 6.3: Correlograma entre os estilos de aprendizado avaliados com o questionário.
Figure 6.4: Biplot da análise de componentes principais para o escore nos 4 estilos de aprendizado.
Figure 6.5: Gráfico de mosaico relacionando o estilo de aprendizado predominante e o grupo de alunos.
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# Teste chi-quadrado.
chisq.test(xt)
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## Pearson's Chi-squared test
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## data: xt
## X-squared = 31.457, df = 27, p-value = 0.2528
Figure 6.6: Distribuição dos escores por estilo de aprendizado para cada grupo de alunos.