2 As questões

Table 2.1: Questões aplicadas aos alunos no Moodle com respostas no conjunto de níveis graduais {1: discordo totalmente, 2: discordo, 3: concordo, 4: concordo totalmente}.
Estilo Questão
Ativo Muitas vezes, atuo sem olhar as consequências.
Ativo Creio que o formalismo restringe e limita a atuação livre das pessoas.
Ativo Penso que agir intuitivamente pode ser sempre tão válido como agir reflexivamente.
Ativo Estou atento(a) a todos os pormenores das disciplinas que frequento (sumários, textos, etc).
Ativo Prefiro as ideias originais e inovadoras, ainda que não sejam práticas.
Ativo Me anima ter de fazer algo novo e diferente.
Ativo Sinto-me bem com pessoas espontâneas.
Ativo A maior parte das vezes, expresso, abertamente, os meus sentimentos.
Ativo Gosto de enfrentar a vida de forma espontânea e não ter que planificar tudo previamente.
Ativo Me sinto pouco à vontade com pessoas muito analíticas.
Ativo É melhor aproveitar o momento presente do que sentir prazer pensando no passado ou no futuro.
Ativo Emito ideias novas e espontâneas nos grupos de discussão.
Ativo Creio que preciso desobedecer as regras mais frequentemente que segui-las.
Ativo Em geral, falo mais que escuto.
Ativo No meu dia a dia procuro novas experiências.
Ativo Quando algo corre mal, tento logo fazer melhor.
Ativo Me incomoda ter que planejar e prever as coisas.
Ativo Sou com frequência umas das pessoas que mais animam as festas.
Ativo Aborreço-me, rapidamente, com o trabalho metódico e minucioso.
Ativo Costumo deixar-me levar pela minha intuição.
Pragmático Tenho fama de dizer o que penso claramente e sem rodeios.
Pragmático Creio que, independentemente dos métodos, o mais importante é que as coisas funcionem.
Pragmático Quando ouço uma ideia nova, começo logo a pensar como poderei colocá-la em prática.
Pragmático Só admito e me adapto às normas, se servem para atingir os meus objetivos.
Pragmático Quando há uma discussão, não gosto de rodeios.
Pragmático Gosto mais das pessoas realistas e concretas do que das idealistas.
Pragmático Atrai-me experimentar e praticar as últimas técnicas e novidades.
Pragmático Avalio, com frequência, as ideias dos outros pelo seu valor prático.
Pragmático Em reuniões, apoio as ideias práticas e realistas.
Pragmático Frequentemente, percebo outras formas melhores e mais práticas de fazer as coisas.
Pragmático Quando ouço falar de uma ideia ou de uma nova abordagem, tento imediatamente encontrar aplicações concretas.
Pragmático Penso que devemos chegar, o mais rapidamente possível, à ideia central dos assuntos.
Pragmático Fico impaciente quando me dão explicações irrelevantes ou incoerentes.
Pragmático Verifico, sempre, com antecedência, se as coisas funcionam como devem.
Pragmático Estou consciente de que, nas discussões, ajudo a manter os outros centrados no tema, evitando divagações.
Pragmático Rejeito ideias originais se me parecem impraticáveis.
Pragmático Penso que, muitas vezes, os fins justificam os meios.
Pragmático Desde que possa atingir os meus fins, sou capaz de ferir os sentimentos de outros.
Pragmático Não me importo de fazer tudo o que seja necessário para que o meu trabalho seja eficiente.
Pragmático As pessoas costumam pensar que sou insensível aos seus sentimentos.
Reflexivo Me agrada ter tempo para preparar o meu trabalho e realizá-lo com consciência.
Reflexivo Escuto com mais frequência do que falo.
Reflexivo Preocupo-me em interpretar, cuidadosamente, a informação disponível antes de tirar uma conclusão.
Reflexivo Antes de fazer alguma coisa, analiso com cuidado as suas vantagens e inconvenientes.
Reflexivo Gosto de analisar as coisas de todos os ângulos.
Reflexivo Sou cauteloso(a) na hora de tirar conclusões.
Reflexivo Prefiro contar com o maior número de fontes de informação, ou seja, quanto mais dados tiver, melhor.
Reflexivo Prefiro ouvir as opiniões dos outros antes de expor as minhas.
Reflexivo Nas discussões, gosto de observar como agem os outros participantes.
Reflexivo Me sinto angustiado(a) se me obrigam a acelerar o trabalho para cumprir um prazo.
Reflexivo Me incomodam pessoas que desejam sempre apressar as coisas.
Reflexivo Penso que são mais consistentes as decisões fundamentadas numa análise minuciosa que as baseadas na intuição.
Reflexivo Prefiro distanciar-me dos fatos e observá-los de outras perspectivas.
Reflexivo Prefiro discutir questões concretas e não perder tempo com ideias abstratas.
Reflexivo Faço vários rascunhos antes da redacção definitiva de um trabalho.
Reflexivo Pondero sempre diversas alternativas, antes de tomar uma decisão.
Reflexivo Nos debates e discussões prefiro desempenhar um papel secundário em vez de ser o(a) líder ou o(a) que mais participa.
Reflexivo Costumo refletir sobre os assuntos e os problemas.
Reflexivo O trabalho consciente me traz satisfação e orgulho.
Reflexivo Com frequência me interessa saber o que as pessoas pensam.
Teórico A maior parte das vezes, sinto-me seguro(a) do que está correto e do que está incorreto.
Teórico Normalmente, procuro resolver os problemas metodicamente e passo a passo.
Teórico Interessa-me saber quais são os sistemas de valores dos outros e com que critérios atuam.
Teórico Sou adepto(a) da autodisciplina, seguindo uma certa ordem, por exemplo, no regime alimentar, no estudo e no exercício físico, etc.
Teórico Me adapto melhor às pessoas reflexivas do que às pessoas demasiadamente espontâneas e imprevisíveis.
Teórico Prefiro as coisas estruturadas às desordenadas.
Teórico Procuro, quase sempre, ser coerente com os meus princípios, seguindo critérios e sistemas de valores.
Teórico Tenho tendência a relacionar-me de um modo distante e mais formal com as pessoas com quem trabalho.
Teórico Tenho dificuldade em ser criativo(a) e em romper com as estruturas existentes.
Teórico Me incomoda que as pessoas não levem as coisas a sério.
Teórico Tendo a ser perfeccionista.
Teórico Detecto, frequentemente, a inconsistência e os pontos frágeis nas argumentações dos outros.
Teórico Estou convencido(a) de que deve-se impor a lógica e a razão.
Teórico Esforço-me sempre por conseguir conclusões e ideias claras.
Teórico Observo que sou, com frequência, uma das pessoas mais objetivas e desapaixonadas nas discussões.
Teórico É frequente eu tentar olhar adiante e prever o futuro.
Teórico Incomodam-me as pessoas que não agem com lógica.
Teórico Perante os acontecimentos, tento descobrir os princípios e as teorias em que se baseiam.
Teórico Se faço parte de um grupo de trabalho, procuro que se siga um plano e uma metodologia.
Teórico Evito os assuntos subjetivos, ambíguos e pouco claros.

3 Resultado do prenchimento do questionário

Distribuição do número de alunos por grupo conforme o preenchimento da enquete de estilos de aprendizado. Total de respondentes: 1001.

Figure 3.1: Distribuição do número de alunos por grupo conforme o preenchimento da enquete de estilos de aprendizado. Total de respondentes: 1001.

4 Associação entre questões

Correlograma da associação entre as 80 respostas do questionário. As linhas divisórias verticais e horizontais separam as questões conforme os Estilos de Aprendizado a qual pertencem.

Figure 4.1: Correlograma da associação entre as 80 respostas do questionário. As linhas divisórias verticais e horizontais separam as questões conforme os Estilos de Aprendizado a qual pertencem.

5 Tabela com o resultado por respondente

A tabela indica o aluno pelo ID Moodle. Para descobrir seu ID Moodle, visite o seu perfil e observe o número que aparece na URL na barra de endereços do seu navegador após o campo id=. Este é o seu número de usuário.

6 Resultados gerais

6.1 Estilo predominante

Proporção de respondentes conforme o estilo de aprendizado predominante entre os 4 estilos medidos com o questionário.

Figure 6.1: Proporção de respondentes conforme o estilo de aprendizado predominante entre os 4 estilos medidos com o questionário.

Proporção de respondentes conforme o ranqueamento dos estilos de aprendizado medidos com o questionário.

Figure 6.2: Proporção de respondentes conforme o ranqueamento dos estilos de aprendizado medidos com o questionário.

6.2 Relação entre os estilos de aprendizado

Correlograma entre os estilos de aprendizado avaliados com o questionário.

Figure 6.3: Correlograma entre os estilos de aprendizado avaliados com o questionário.

Biplot da análise de componentes principais para o escore nos 4 estilos de aprendizado.

Figure 6.4: Biplot da análise de componentes principais para o escore nos 4 estilos de aprendizado.

6.3 Distribuição por grupo

Gráfico de mosaico relacionando o estilo de aprendizado predominante e o grupo de alunos.

Figure 6.5: Gráfico de mosaico relacionando o estilo de aprendizado predominante e o grupo de alunos.

#-----------------------------------------------------------------------
# Teste chi-quadrado.

chisq.test(xt)
## 
##  Pearson's Chi-squared test
## 
## data:  xt
## X-squared = 31.457, df = 27, p-value = 0.2528
Distribuição dos escores por estilo de aprendizado para cada grupo de alunos.

Figure 6.6: Distribuição dos escores por estilo de aprendizado para cada grupo de alunos.