Esse tutorial contém o passo a passo completo para vincular um novo aluno no SigPET. O processo inteiro pode ser compreendido em 3 fases: i) geração do processo no SEI com os termos de compromisso de cada aluno para homologação, ii) cadastro do aluno no SigPET com upload do termo de compromisso assinado e iii) vinculo do aluno membro do PET. As etapas são ilustradas por meio dos prints das telas visitadas pelo tutor ou aluno.

Tutor, inicie um processo no SEI (Sistema Eletrônico de Informações, https://sei.ufpr.br). Adicione todos os bolsistas envolvidos. Importante: todos devem ter email @ufpr.br para que depois possam entrar no SEI e assinar eletronicamente os termos de compromisso.

Figure 1: Tutor, inicie um processo no SEI (Sistema Eletrônico de Informações, https://sei.ufpr.br). Adicione todos os bolsistas envolvidos. Importante: todos devem ter email @ufpr.br para que depois possam entrar no SEI e assinar eletronicamente os termos de compromisso.

Inclua um novo documento ao processo clicando no primeiro ícone da barra de ferramentas.

Figure 2: Inclua um novo documento ao processo clicando no primeiro ícone da barra de ferramentas.

Na lista de documentos, selecione o documento PET - TERMO DE COMPROMISSO DO ALUNO.

Figure 3: Na lista de documentos, selecione o documento PET - TERMO DE COMPROMISSO DO ALUNO.

Preencha o campo de descrição preferencialmente com o nome do aluno e confirme os dados. Mantenha o processo como público.

Figure 4: Preencha o campo de descrição preferencialmente com o nome do aluno e confirme os dados. Mantenha o processo como público.

O documento recém incluído deverá abrir para preenchimento das informações do aluno. Substitua os treços com pontos pelas respectivas informações dos alunos. Como o aluno não pode editar o documento, apenas assinar, tais informações devem ser incluídas pelo Tutor. No entanto, solicite que cada aluno envie esse fragmento de texto preenchido com as informações para agilizar o processo.

Figure 5: O documento recém incluído deverá abrir para preenchimento das informações do aluno. Substitua os treços com pontos pelas respectivas informações dos alunos. Como o aluno não pode editar o documento, apenas assinar, tais informações devem ser incluídas pelo Tutor. No entanto, solicite que cada aluno envie esse fragmento de texto preenchido com as informações para agilizar o processo.

O fragmento de texto preenchido pelo aluno. Recorte e cole dentro termos de compromisso.

Figure 6: O fragmento de texto preenchido pelo aluno. Recorte e cole dentro termos de compromisso.

Depois de preenchido, encaminhe o documento para que o aluno assine eletronicamente. Os alunos entrar no SEI por uma rota diferente dos docentes e técnicos, por isso, usa-se o campo de liberação para assinatura externa.

Figure 7: Depois de preenchido, encaminhe o documento para que o aluno assine eletronicamente. Os alunos entrar no SEI por uma rota diferente dos docentes e técnicos, por isso, usa-se o campo de liberação para assinatura externa.

Preencha os campos e envie para o aluno.

Figure 8: Preencha os campos e envie para o aluno.

Depois de enviado, é gerada uma tabela com o estado do documento. Caso tenha mais alunos para serem incluídos, repita o processo descrito entre as figuras 2 e 9 até que todos os termos de compromisso sejam adicionados ao processo.

Figure 9: Depois de enviado, é gerada uma tabela com o estado do documento. Caso tenha mais alunos para serem incluídos, repita o processo descrito entre as figuras 2 e 9 até que todos os termos de compromisso sejam adicionados ao processo.

Cada aluno terá que acessar o SEI para assinar os termos de compromisso. O acesso é como usuário externo, disponível na página inicial do SEI.

Figure 10: Cada aluno terá que acessar o SEI para assinar os termos de compromisso. O acesso é como usuário externo, disponível na página inicial do SEI.

Entre com as mesmas credenciais do email UFPR, ou seja <usuário>@ufpr.br e senha do email UFPR (https://correio.ufpr.br/).

Figure 11: Entre com as mesmas credenciais do email UFPR, ou seja <usuário>@ufpr.br e senha do email UFPR (https://correio.ufpr.br/).

Assim que entrar no SEI, verá na tela inicial os processos liberados para assinatura. Entre no processo.

Figure 12: Assim que entrar no SEI, verá na tela inicial os processos liberados para assinatura. Entre no processo.

Clique na caneta para assinar o documento.

Figure 13: Clique na caneta para assinar o documento.

A senha do email UFPR (a mesma usada para logar) será solicitada para confirmar a assinatura.

Figure 14: A senha do email UFPR (a mesma usada para logar) será solicitada para confirmar a assinatura.

Quando assinado, o documento recebe uma estampa indicando o assinante e o horário da assinatura.

Figure 15: Quando assinado, o documento recebe uma estampa indicando o assinante e o horário da assinatura.

Para extrair o documento, recém assinado, em formato PDF, clique em Gerar PDF. Esse passo deverá ser feito após o documento ser assinado pelo Tutor e pelo Pró-reitor.

Figure 16: Para extrair o documento, recém assinado, em formato PDF, clique em Gerar PDF. Esse passo deverá ser feito após o documento ser assinado pelo Tutor e pelo Pró-reitor.

Depois que cada aluno assinar o seu termo de compromisso, o Tutor deve assiná-los.

Figure 17: Depois que cada aluno assinar o seu termo de compromisso, o Tutor deve assiná-los.

Os documento então terão duas estampas de assinatura, a do aluno e a do Tutor.

Figure 18: Os documento então terão duas estampas de assinatura, a do aluno e a do Tutor.

Depois de ter todos os termos de compromisso assinados pelos alunos e Tutor, encaminhe o processo para que os termos sejam assinados pelo Pró-reitor.

Figure 19: Depois de ter todos os termos de compromisso assinados pelos alunos e Tutor, encaminhe o processo para que os termos sejam assinados pelo Pró-reitor.

Envie o processo para a PROGRAD/COPEG/UAF - Unidade de Atividades Formativas de Graduação. Recomenda-se manter o processo aberto na unidade atual para poder monitorar seu estado.

Figure 20: Envie o processo para a PROGRAD/COPEG/UAF - Unidade de Atividades Formativas de Graduação. Recomenda-se manter o processo aberto na unidade atual para poder monitorar seu estado.

Depois de assinados, o processo ganha um ícone de ciência colocado pela unidade recebedora (UAF) e a assinatura do Pró-reitor de graduação.

Figure 21: Depois de assinados, o processo ganha um ícone de ciência colocado pela unidade recebedora (UAF) e a assinatura do Pró-reitor de graduação.

Cada termo de compromisso terá a estampa das três assinaturas: do aluno, do Tutor e do Pró-reitor, nesta ordem.

Figure 22: Cada termo de compromisso terá a estampa das três assinaturas: do aluno, do Tutor e do Pró-reitor, nesta ordem.

O aluno precisa fazer cadastro no SigPET (http://sigpet.mec.gov.br). Se ele não fez o cadastro ainda, então deve entrar em https://ssd.mec.gov.br/ e clicar sobre a estampa que contém o botão Identificador e Senha.

Figure 23: O aluno precisa fazer cadastro no SigPET (http://sigpet.mec.gov.br). Se ele não fez o cadastro ainda, então deve entrar em https://ssd.mec.gov.br/ e clicar sobre a estampa que contém o botão Identificador e Senha.

Forneça o seu CPF mas use uma senha qualquer (e.g. 123) apenas para que o sistema reconheça que você é um usuário ainda não cadastrado.

Figure 24: Forneça o seu CPF mas use uma senha qualquer (e.g. 123) apenas para que o sistema reconheça que você é um usuário ainda não cadastrado.

Clique no botão de fazer cadastro para preencher suas informações.

Figure 25: Clique no botão de fazer cadastro para preencher suas informações.

Clique no botão de fazer cadastro para preencher suas informações.

Figure 25: Clique no botão de fazer cadastro para preencher suas informações.

Clique no botão de fazer cadastro para preencher suas informações.

Figure 25: Clique no botão de fazer cadastro para preencher suas informações.

Preencher informações.

Figure 26: Preencher informações.

Preencher informações.

Figure 26: Preencher informações.

Preencher informações.

Figure 26: Preencher informações.

Preencher informações.

Figure 26: Preencher informações.

Preencher informações.

Figure 26: Preencher informações.

Preencher informações.

Figure 26: Preencher informações.

Preencher informações.

Figure 26: Preencher informações.

Nessa etapa o aluno tem que fazer upload do termo de compromisso extraído do SEI no formato PDF. Veja a figura 16.

Figure 27: Nessa etapa o aluno tem que fazer upload do termo de compromisso extraído do SEI no formato PDF. Veja a figura 16.

No SigPET, vá em Gestão de Usuários > Usuários e procure pelo aluno a ser vinculado. Pode-se usar o campo nome. Os alunos que batem com a busca serão exibidos.

Figure 28: No SigPET, vá em Gestão de Usuários > Usuários e procure pelo aluno a ser vinculado. Pode-se usar o campo nome. Os alunos que batem com a busca serão exibidos.

Clique no ícone verde para vincular o aluno.

Figure 29: Clique no ícone verde para vincular o aluno.

Depois de vinculado, o aluno aparece na lista de membros do PET na página inicial. Fim do processo de inclusão do aluno no SigPET.

Figure 30: Depois de vinculado, o aluno aparece na lista de membros do PET na página inicial. Fim do processo de inclusão do aluno no SigPET.