Para usar o OBS Studio para controlar a exibição de webcam virtual em webconferências para apresentadores usando GNU/Linux. O tutorial foi feito em/para Ubuntu 18.04.
Geralmente participamos das webconferências com vídeo enviado dois canais de vídeo:
No entanto, não é possível enviar as duas coisas simultaneamente. Em muitos casos, o que o palestrante deseja é combinar os dois canais de vídeo para enviar a tela com a imagem da webcam em miniatura no canto inferior esquerdo, além de muitas coisas possibilidades.
O OBS Studio permite que o apresentador crie várias cenas e transições entre cenas para deixar a apresentação mais dinâmica. Assista esse vídeo http://professormarx.kpages.online/semedicao para ter um entendimento dos recursos do OBS Studio para aulas online.
Parte desse tutorial é baseado no vídeo a seguir. O tutorial contém a lista de instruções para instalar os componentes de software necessários e como usar o OBS Studio com webcam virtual nas plataformas de webconferência.
O primeiro passo é instalar componente principal, o OBS Studio. O OBS Studio permite que o apresentador controle o que é exibido da sua área de trabalho. É como se ele fosse o cameraman e apresentador ao mesmo tempo.
# Instala dependência.
sudo apt install ffmpeg
# Adiciona repositório.
sudo add-apt-repository ppa:obsproject/obs-studio
# Atualiza a lista de repositórios.
sudo apt update
# Instala o OBS Studio.
sudo apt install obs-studio
# Exibe a versão do OBS Studio (versão usada aqui é a 25.0.8).
obs --version
# Abre o OBS Studio pelo terminal
obs
IMPORTANTE: Você terá que criar as cenas que deseja usar no OBS Studio. Por isso, recomendo que assista ao vídeo explicativo do Prof. Marx sobre os recursos http://professormarx.kpages.online/semedicao. Se após o vídeo ainda não souber usar o OBS Studio ou desejar mais detalhes, veja os vídeos da lista abaixo:
v4l2loopback
Em palavras simples, o v4l2loopback
dispositivos de vídeos virtuais no Linux. A webcam virtual é um caminho de dispositivo que irá apresentar um canal de vídeo. O vídeo que será exibido nesse canal, ou em outras palavras, pela webcam virtual, será controlado pelo OBS Studio.
Basicamente, em uma aplicação de web conferência, você compartilha a imagem da sua webcam (webcam real). Uma webcam virtual na web conferência é um canal de imagem que exibe qualquer conteúdo que você configure para exibir. Aqui usaremos o OBS Studio para controlar o que será exibido como webcam virtual. Isso inclui diversas exibições da sua área de trabalho em combinação com as suas webcams.
# Clone o código fonte.
cd ~/Downloads/
git clone https://github.com/umlaeute/v4l2loopback.git
cd v4l2loopback
make
# IGNORAR os erros sobre SSL.
make && make install
sudo depmod -a
# Mostra os dispositivos de vídeo disponíveis.
ls /dev/video*
# Isso cria uma webcam virtual (WV) ("ligar" o webcam virtual).
sudo modprobe v4l2loopback
# Mostra os dispositivos de vídeo disponíveis que inclui a WV.
ls /dev/video*
# Remove a WV recém criada ("desligar" o webcam virtual).
# Só execute após encerrar a pretendida webconferência.
sudo rmmod v4l2loopback
Você deve deixar essa webcam virtual “ligada” para usá-la pelo OBS Studio. Quando você tem uma webcam real acoplada, o caminho para ela é /dev/video0
e a webcam virtual será /dev/video1
. Se você possuir mais dispositivos de vídeo, fique atento para a numeração/caminho para a webcam virtual. Geralmente será o último caminho.
Para mais opções de uso do v4l2loopback
, consulte a documentação online em https://github.com/umlaeute/v4l2loopback.
obs-v4l2sink
para OBS StudioO obs-v4l2sink
é apenas um plugin que permite o OBS Studio enviar as cenas controladas como vídeo a ser exibido pela webcam virtual. É aqui que o trabalho de cameraman surge. O OBS Studio entra em ação para exibir cenas e transições enquanto que o plugin obs-v4l2sink
envia esse conteúdo de vídeo para a webcam virtual criada com o v4l2loopback
.
# Baixa o arquivo *.deb para o Ubuntu.
cd ~/Downloads/
wget https://github.com/CatxFish/obs-v4l2sink/releases/download/0.1.0/obs-v4l2sink.deb
# Instala a partir do *.deb.
sudo dpkg -i obs-v4l2sink.deb
Para sistemas operacionais não baseados no Debian, o obs-v4l2sink
precisa ser compilado. Não é difícil. As instruções estão no repositório em https://github.com/CatxFish/obs-v4l2sink.
Abra o OBS Studio. Vá ao menu Tools > v4l2sink. Na tela que abrir, preencha o Device Path com o caminho para a webcam virtual. No caso de ter apenas uma webcam acoplada ao seu computador, esse caminho é /dev/video1
, já que /dev/video0
é a webcam real. E então clicar em Start para começar o envio. Veja as imagens abaixo.
Menu Tools do OBS Studio que dá acesso as propriedades do plugin v4l2sink.
Tela de propriedades do plugin v4l2sink para configurar o envio para webcam virtual.
Uma vez que o OBS Studio esteja fornecendo o vídeo pela webcam virtual, vamos verificar se está tudo certo com esse envio usando o VLC Media Player. Se ainda não possuir o VLC Media Player, veja como instalar em https://www.vlchelp.com/install-ubuntu-linux/.
Abra o VLC Media Player. Acesse o menu Media > Open Capture Device…. Na aba Capture Device, selecione Video camera para a entrada Capture mode. Em Video device name indicar o caminho para webcam virtual, no caso /dev/video1
. Por fim, clicar em Play. Confira na imagem abaixo.
Tela de configuração do VLC Media Player para exibir o vídeo da webcam virtual.
O VLC Media Player deve exibir as imagens da sua webcam virtual. Ao trocar entre exibições lá no OBS Studio o VLC Media Player deve exibí-las instantaneamente. Se exibir corretamente, então pode-se prosseguir para usar o webcam virtual como canal de vídeo no Microsoft Teams, Zoom, Google Meet, Mconf RNP, etc.
Para usar a webcam virtual no Mconf RNP é simples, basta escolhê-lo como webcam no momento de habiliar o envio de imagem de webcam. Note que o nome será Dummy video device (0x0000). A partir daí, controle o que os usuários verão utilizando as cenas disponíveis e controladas pelo OBS Studio.
Tela tela do Mconf RNP definindo a webcam virtual como canal de vídeo a ser exibido na web conferência.
Para usar a webcam virtual no Microsft Teams é simples, basta escolhê-lo como webcam no momento de habiliar o envio de imagem de webcam. Note que o nome será Dummy video device (0x0000). A partir daí, controle o que os usuários verão utilizando as cenas disponíveis e controladas pelo OBS Studio.
Tela tela do Microsoft Teams definindo a webcam virtual como canal de vídeo a ser exibido na web conferência.
Habiliar o OBS Studio para controlar a exibição por webcam virtual em outras plataformas é muito semelhante ao que já foi mostrado. É basicamente usá-lo como webcam dentro das plataformas de webconferência.