1 Para que serve esse tutorial?

Para usar o OBS Studio para controlar a exibição de webcam virtual em webconferências para apresentadores usando GNU/Linux. O tutorial foi feito em/para Ubuntu 18.04.

Geralmente participamos das webconferências com vídeo enviado dois canais de vídeo:

  1. A imagem da webcam exibindo o rosto do apresentador.
  2. A imagem da tela exibindo os slides ou software do apresentador.

No entanto, não é possível enviar as duas coisas simultaneamente. Em muitos casos, o que o palestrante deseja é combinar os dois canais de vídeo para enviar a tela com a imagem da webcam em miniatura no canto inferior esquerdo, além de muitas coisas possibilidades.

O OBS Studio permite que o apresentador crie várias cenas e transições entre cenas para deixar a apresentação mais dinâmica. Assista esse vídeo http://professormarx.kpages.online/semedicao para ter um entendimento dos recursos do OBS Studio para aulas online.

Parte desse tutorial é baseado no vídeo a seguir. O tutorial contém a lista de instruções para instalar os componentes de software necessários e como usar o OBS Studio com webcam virtual nas plataformas de webconferência.

2 Instalar o OBS Studio

O primeiro passo é instalar componente principal, o OBS Studio. O OBS Studio permite que o apresentador controle o que é exibido da sua área de trabalho. É como se ele fosse o cameraman e apresentador ao mesmo tempo.

# Instala dependência.
sudo apt install ffmpeg

# Adiciona repositório.
sudo add-apt-repository ppa:obsproject/obs-studio

# Atualiza a lista de repositórios.
sudo apt update

# Instala o OBS Studio.
sudo apt install obs-studio

# Exibe a versão do OBS Studio (versão usada aqui é a 25.0.8).
obs --version

# Abre o OBS Studio pelo terminal
obs

IMPORTANTE: Você terá que criar as cenas que deseja usar no OBS Studio. Por isso, recomendo que assista ao vídeo explicativo do Prof. Marx sobre os recursos http://professormarx.kpages.online/semedicao. Se após o vídeo ainda não souber usar o OBS Studio ou desejar mais detalhes, veja os vídeos da lista abaixo:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=_BLRIBHXnE8.
  2. https://www.youtube.com/watch?v=JKyQZ-490dg.

3 Instalar o v4l2loopback

Em palavras simples, o v4l2loopback dispositivos de vídeos virtuais no Linux. A webcam virtual é um caminho de dispositivo que irá apresentar um canal de vídeo. O vídeo que será exibido nesse canal, ou em outras palavras, pela webcam virtual, será controlado pelo OBS Studio.

Basicamente, em uma aplicação de web conferência, você compartilha a imagem da sua webcam (webcam real). Uma webcam virtual na web conferência é um canal de imagem que exibe qualquer conteúdo que você configure para exibir. Aqui usaremos o OBS Studio para controlar o que será exibido como webcam virtual. Isso inclui diversas exibições da sua área de trabalho em combinação com as suas webcams.

# Clone o código fonte.
cd ~/Downloads/
git clone https://github.com/umlaeute/v4l2loopback.git
cd v4l2loopback

make

# IGNORAR os erros sobre SSL.
make && make install
sudo depmod -a

# Mostra os dispositivos de vídeo disponíveis.
ls /dev/video*

# Isso cria uma webcam virtual (WV) ("ligar" o webcam virtual).
sudo modprobe v4l2loopback

# Mostra os dispositivos de vídeo disponíveis que inclui a WV.
ls /dev/video*

# Remove a WV recém criada ("desligar" o webcam virtual).
# Só execute após encerrar a pretendida webconferência.
sudo rmmod v4l2loopback

Você deve deixar essa webcam virtual “ligada” para usá-la pelo OBS Studio. Quando você tem uma webcam real acoplada, o caminho para ela é /dev/video0 e a webcam virtual será /dev/video1. Se você possuir mais dispositivos de vídeo, fique atento para a numeração/caminho para a webcam virtual. Geralmente será o último caminho.

Para mais opções de uso do v4l2loopback, consulte a documentação online em https://github.com/umlaeute/v4l2loopback.

4 Instalar o plugin obs-v4l2sink para OBS Studio

O obs-v4l2sink é apenas um plugin que permite o OBS Studio enviar as cenas controladas como vídeo a ser exibido pela webcam virtual. É aqui que o trabalho de cameraman surge. O OBS Studio entra em ação para exibir cenas e transições enquanto que o plugin obs-v4l2sink envia esse conteúdo de vídeo para a webcam virtual criada com o v4l2loopback.

# Baixa o arquivo *.deb para o Ubuntu.
cd ~/Downloads/
wget https://github.com/CatxFish/obs-v4l2sink/releases/download/0.1.0/obs-v4l2sink.deb

# Instala a partir do *.deb.
sudo dpkg -i obs-v4l2sink.deb

Para sistemas operacionais não baseados no Debian, o obs-v4l2sink precisa ser compilado. Não é difícil. As instruções estão no repositório em https://github.com/CatxFish/obs-v4l2sink.

5 Configurar o OBS Studio para alimentar a webcam virtual

Abra o OBS Studio. Vá ao menu Tools > v4l2sink. Na tela que abrir, preencha o Device Path com o caminho para a webcam virtual. No caso de ter apenas uma webcam acoplada ao seu computador, esse caminho é /dev/video1, já que /dev/video0 é a webcam real. E então clicar em Start para começar o envio. Veja as imagens abaixo.

Menu Tools do OBS Studio que dá acesso as propriedades do plugin v4l2sink.

Menu Tools do OBS Studio que dá acesso as propriedades do plugin v4l2sink.

Tela de propriedades do plugin v4l2sink para configurar o envio para webcam virtual.

Tela de propriedades do plugin v4l2sink para configurar o envio para webcam virtual.

6 Testar a captura com o VLC Media Player (opcional)

Uma vez que o OBS Studio esteja fornecendo o vídeo pela webcam virtual, vamos verificar se está tudo certo com esse envio usando o VLC Media Player. Se ainda não possuir o VLC Media Player, veja como instalar em https://www.vlchelp.com/install-ubuntu-linux/.

Abra o VLC Media Player. Acesse o menu Media > Open Capture Device…. Na aba Capture Device, selecione Video camera para a entrada Capture mode. Em Video device name indicar o caminho para webcam virtual, no caso /dev/video1. Por fim, clicar em Play. Confira na imagem abaixo.

Tela de configuração do VLC Media Player para exibir o vídeo da webcam virtual.

Tela de configuração do VLC Media Player para exibir o vídeo da webcam virtual.

O VLC Media Player deve exibir as imagens da sua webcam virtual. Ao trocar entre exibições lá no OBS Studio o VLC Media Player deve exibí-las instantaneamente. Se exibir corretamente, então pode-se prosseguir para usar o webcam virtual como canal de vídeo no Microsoft Teams, Zoom, Google Meet, Mconf RNP, etc.

7 Usar o OBS Studio com a RNP

Para usar a webcam virtual no Mconf RNP é simples, basta escolhê-lo como webcam no momento de habiliar o envio de imagem de webcam. Note que o nome será Dummy video device (0x0000). A partir daí, controle o que os usuários verão utilizando as cenas disponíveis e controladas pelo OBS Studio.

Tela tela do Mconf RNP definindo a webcam virtual como canal de vídeo a ser exibido na web conferência.

Tela tela do Mconf RNP definindo a webcam virtual como canal de vídeo a ser exibido na web conferência.

8 Usar o OBS Studio com o Microsoft Teams

Para usar a webcam virtual no Microsft Teams é simples, basta escolhê-lo como webcam no momento de habiliar o envio de imagem de webcam. Note que o nome será Dummy video device (0x0000). A partir daí, controle o que os usuários verão utilizando as cenas disponíveis e controladas pelo OBS Studio.

Tela tela do Microsoft Teams definindo a webcam virtual como canal de vídeo a ser exibido na web conferência.

Tela tela do Microsoft Teams definindo a webcam virtual como canal de vídeo a ser exibido na web conferência.

9 Outras plataformas

Habiliar o OBS Studio para controlar a exibição por webcam virtual em outras plataformas é muito semelhante ao que já foi mostrado. É basicamente usá-lo como webcam dentro das plataformas de webconferência.