Introdução

Seminário é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate. Sua finalidade é pesquisar e ensinar a pesquisar, e visa mais a formação do que a informação. Essa técnica desenvolve não só a capacidade de pesquisa, de análise sistemática de fatos, mas também o hábito do raciocínio e a capacidade de síntese.

Um seminário não pode ser apenas a reprodução de um tema. É necessário raciocinar (aprender) sobre o tema, sintetizar as principais ideias, e expor de maneira lógica e ordenada. A finalidade do seminário é expor ideias de maneira que todos na audiência entendam, e o processo para se chegar nesse resultado final também faz parte do aprendizado.

Tema

O tema deste seminário será o livro Como mentir com estatística de Darrell Huff. Cada um dos 10 capítulos do livro será o tema de seminário de um grupo.

Grupos

Com 43 alunos, haverão 7 grupos com 4 integrantes, e 3 grupos com 5 integrantes.

Cada grupo deverá escolher:

  • Organizador: responsável por gerenciar as atividades do grupo. Faz parte de suas atribuições marcar os encontros, coordenar o material do seminário, e, de preferência, designar os trabalhos a cada componente.
  • Relator(es): é aquele que apresenta o seminário. Pode ser uma só pessoa, duas ou mais (até o máximo de membros do grupo). Apesar da figura do relator, a responsabilidade pelo execução, apresentação e conteúdo do seminário é de responsabilidade de todos do grupo.

Além disso, cada grupo terá um “grupo comentador”, ou seja, outro grupo que terá a tarefa de comentar, de maneira crítica e construtiva, sobre o seminário apresentado. Os membros do gupo comentador também deverão ler com antecedência o capítulo do livro do grupo que estará avaliando.

Os grupos são os seguintes:

  • G1: Arthur (org), Rafael S., Wagner C., Davi P., Wagner R.
  • G2: Igor (org), Vanessa, Roger, Junot, Luan
  • G3: Luciana (org), Bianca, Rafael M., Letícia, Andressa
  • G4: Caroline (org), Carla, Gustavo, Pedro
  • G5: Wagner (org), Cristian, Eduardo, Ana Flavia
  • G6: Ariel (org), Allan, Fábio, Rafael M., Jayme
  • G7: Luka (org), Paulo, Luan, Moizes P.
  • G8: Alisson (org), Denis, Rodrigo, Jean
  • G9: Guilherme S. (org), Guilherme C., Lazaro S., Marcio Jr.
  • G10: Mirkon G. (org), Thiago A., William B.

O capítulo do livro atribuído para cada grupo será sorteado da seguinte forma:

grupo <- paste0("G", 1:10)
set.seed(0811)
caps <- paste0("cap", 1:10)
caps <- sample(caps)

Os grupos comentadores serão sorteados com:

set.seed(2504)
gc <- sample(grupo)

Dessa forma, a tabela final com os grupos, capítulos e grupos comentadores está abaixo:

da <- data.frame(Grupo = grupo,
                 Capítulo = caps,
                 Grupo_comentador = gc)
kable(da)
Grupo Capítulo Grupo_comentador
G1 cap5 G4
G2 cap3 G6
G3 cap8 G10
G4 cap1 G2
G5 cap6 G9
G6 cap10 G1
G7 cap7 G8
G8 cap9 G3
G9 cap4 G7
G10 cap2 G5

Observação: o grupo comentador é o grupo que irá comentar sobre o seminário do grupo apresentador. Por exemplo, o G4 será o grupo comentador do seminário do G1, o G6 será o grupo comentador do G2, e assim por diante.

Roteiro

O roteiro para o seminário é uma forma de “organizar as ideias” para a apresentação em si.

O roteiro deverá conter os principais tópicos, em sequência, do que se espera para a apresentação. Deve ser de no máximo uma página, e não pode ser um mero resumo ou síntese dos tópicos (se houver) de cada capítulo.

O roteiro deverá ser entregue uma semana antes da apresentação para o professor e para cada membro do grupo comentador.

Modificações no roteiro podem ser feitas até a data da apresentação, desde que sejam entregues novos roteiros e comunicado no início da apresentação.

Etapas e conteúdo

Para o desenvolvimento do seminário sugere-se seguir as seguintes etapas:

  • Determinar o tema central, que como um “fio condutor”, estabelece a ordenação da apresentação
  • Divisão do tema central em tópicos
  • Síntese das ideias do autor em cada tópico

O conteúdo da apresentação deve (obrigatoriamente) seguir esta apresentação:

  • Roteiro (ou plano do seminário): a síntese (em tópicos) daquilo que irá ser apresentado, para que a platéia possa se familiarizar antecipadamente com a apresentação
  • Introdução: deve-se expor o tema, utilizando linguagem pessoal na apresentação da proposição central.
  • Conteúdo: é a exposição das ideias do autor. Deve seguir as seguintes regras:
    • Deve ser apresentado dividido em unidades, com linguagem objetiva e concisa, evitando maiores detalhes.
    • A transcrição de trechos só deve ser feita quando extremamente necessária.
    • Deve-se evitar a reprodução de títulos e sub-títulos do texto consultado.
  • Conclusão: deve-se fazer uma interpretação pessoal (do grupo) sobre as ideias do autor.
  • Grupo: listar os membros do grupo e a contribuição de cada um para o seminário.

Avaliação

Os critérios a seguir deverão ser levados em conta na avaliação do professor, mas também devem ser utilizados pelos membros dos grupos comentadores e demais participantes do seminário.

  1. Sobre o procedimento na elaboração do seminário
    • Exatidão com o tema proposto
    • Planejamento:
      • Sequência de desenvolvimento
      • Adequação do roteiro com a apresentação
    • Adequação do tema ao tempo disponível
  2. Sobre a exposição oral
    • Qualidade da exposição
      • Controle
      • Voz e vocabulário
      • Relacionamento com a classe
    • Qualidade e quantidade de slides

Duração

Cada grupo terá 15 minutos para fazer a exposição oral. Posteriormente, o grupo comentador e os demais alunos terão 5 minutos para fazerem comentários, perguntas ou sugestões.

Datas

Considerando 20 minutos de apresentação e discussão, serão apresentados 4 seminários (grupos) por aula, com início dia 26/09.

O sorteio das datas e horários para cada grupo está abaixo:

## Cria as datas
datas <- c(as.Date("2016-09-26"),
           as.Date("2016-10-03"),
           as.Date("2016-10-10"))

## Cria as horas
horas <- seq(as.POSIXct("2016-09-26 20:40"),
             as.POSIXct("2016-09-26 22:00"),
             length = 5)[1:4]
horas <- format(horas, "%H:%M")

## Sorteio dos grupos para os três dias
set.seed(2707)
d1 <- sample(grupo, size = 4)
d2 <- sample(grupo[-which(grupo %in% d1)], size = 4)
d3 <- sample(grupo[-which(grupo %in% c(d1, d2))], size = 2)

db <- data.frame(Data = rep(datas, each = 4),
                 Hora = horas,
                 Grupo = c(d1, d2, d3, NA, NA))
kable(db)
Data Hora Grupo
2016-09-26 20:40 G10
2016-09-26 21:00 G3
2016-09-26 21:20 G4
2016-09-26 21:40 G5
2016-10-03 20:40 G2
2016-10-03 21:00 G9
2016-10-03 21:20 G6
2016-10-03 21:40 G1
2016-10-10 20:40 G7
2016-10-10 21:00 G8
2016-10-10 21:20 NA
2016-10-10 21:40 NA

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