Introdução

Este guia está dividido em duas seções, Windows e Linux, e em cada uma existe uma versão “rápida” da instalação (para os apressados), e uma versão “longa” (explicada em mais detalhes).

Windows

Instalação rápida

  1. http://cran-r.c3sl.ufpr.br/bin/windows/base/R-3.3.1-win.exe

  2. https://download1.rstudio.org/RStudio-0.99.903.exe

Importante! Instale nessa ordem: primeiro o R e só depois o RStudio. O RStudio é apenas uma interface para o R, e por isso, precisa encontrar a instalação do R para poder ser instalado.

Instalação longa

R

  1. O primeiro passo é entrar na página do projeto em www.r-project.org.

  2. Do lado esquerdo da página clique sobre o link CRAN abaixo de Download, Packages.

  3. Uma nova página com uma série de links irá se abrir. Esses links são chamados de “espelhos” e servem para que você possa escolher o local mais próximo de onde você está para fazer o download do programa. Vamos selecionar o espelho da Universidade Federal do Paraná. Procure o link http://cran-r.c3sl.ufpr.br e clique sobre ele.

  4. Na seção Download and Install R, clique sobre o link Download R for Windows para baixar a versão para esse sistema.

  5. Clique sobre o link base.

  6. Clique sobre o link Download R 3.3.1 for Windows para fazer o download do arquivo R-3.3.1-win.exe.

  7. A instalação segue o formato padrão de instalação de programas no Windows, e portanto não são necessários maiores detalhes.

Após a instalação do R, você pode abrir o programa clicando no ícone na sua área de trabalho ou através do menu de programas. Se você já fez isso, deve ter percebido que o programa tem uma aparência bem “crua”. Esta interface, na verdade, é apenas a “casca” do R, que por ser uma linguagem de programação, não deve ter mesmo muitos recursos gráficos. Seu grande potencial é através dos códigos que vamos programar. Por esse motivo, os desenvolvedores do programa não gastam tempo desenvolvendo uma inteface gráfica, mas sim na linguagem em si, que é o mais importante.

Felizmente existem diversas pessoas que se empenharam em fazer interfaces mais elaboradas para o R, que não alteram como o programa funciona (ou seja, não alteram em nada a linguagem), mas ajudam o programador a ter um melhor controle e visualização sobre o código que ele está escrevendo. Uma dessas interfaces é o Tinn-R, por exemplo. Há pouco tempo atrás, uma nova interface chamada RStudio foi lançada, com diversas propriedades que ajudam muito quem está programando, e principalmente, quem nunca usou o R antes. Além disso, o funciona da mesma forma em todas as plataformas. Essa será a interface que vamos utilizar.

RStudio

  1. Para baixar o entre no endereço www.rstudio.com

  2. Clique no link Products > RStudio

  3. Selecione a versão Desktop

  4. Clique em DOWNLOAD RSTUDIO DESKTOP

  5. Será exibida uma página com a recomendação para você baixar o RStudio 0.99.903 - Windows Vista/7/8

  6. Clicando nesse link, você irá baixar o arquivo RStudio-0.99.903.exe

  7. Depois é só clicar e instalar da forma convencional do Windows

Após a instalação, você pode abrir o pelo ícone, e o estará pronto para ser utilizado.

Linux

Instalação rápida

  1. Entre em http://cran-r.c3sl.ufpr.br/bin/linux e veja as instruções específicas para sua distribuição. As distribuições que já possuem pacotes pré-compilados para o estão listadas ali (Debian, RedHat [Fedora], Suse [OpenSuse], Ubuntu). Por exemplo, para instalar no Ubuntu, execute em um terminal
sudo apt-get install r-base r-base-core

Se a sua distribuição não está listada ali, provavelmente será necessário compilar o código-fonte (veja na abaixo).

  1. Entre em http://www.rstudio.com/products/rstudio/download e procure um pacote pré-compilado para sua distribuição. Normalmente, após baixar esse pacote, a instalação pode ser executada apenas abrindo o arquivo. Em todo caso, tomando o Ubuntu novamente como exemplo, a instalação pode ser feita também via terminal com
sudo dpkg -i rstudio-0.99.903-amd64.deb

Note que o arquivo rstudio-0.99.903-amd64.deb é uma versão específica para o Ubuntu 64 bits, e você deve estar no diretório onde o arquivo foi baixado (use o comando cd para mudar diretórios).

Importante! Instale nessa ordem: primeiro o R e só depois o RStudio. O Rstudio é apenas uma interface para o R, e por isso, precisa encontrar a instalação do R para poder ser instalado.

Instalação longa

R

Se você não encontrou um pacote pré-compilado do para sua distribuição específica, ou, se você quer instalar o compilando o código-fonte, siga as instruções abaixo. Compilar o código-fonte oferece uma série de vantagens como a personalização da instalação, e um ganho de performance do programa quando comparado com versões pré-compiladas.

  1. O primeiro passo é entrar na página do projeto em www.r-project.org.

  2. Do lado esquerdo da página clique sobre o link CRAN abaixo de Download, Packages.

  3. Uma nova página com uma série de links irá se abrir. Esses links são chamados de “espelhos” e servem para que você possa escolher o local mais próximo de onde você está para fazer o download do programa. Vamos selecionar o espelho da Universidade Federal do Paraná. Procure o link http://cran-r.c3sl.ufpr.br e clique sobre ele.

  4. Na seção Source Code for all Platforms, baixe o arquivo R-3.3.1.tar.gz (link direto: http://cran-r.c3sl.ufpr.br/src/base/R-3/R-3.3.1.tar.gz)

  5. Coloque esse arquivo em um diretório de sua escolha, abra um terminal e acesse esse diretório (usando cd). Por exemplo, se o arquivo estiver dentro de um diretório chamado Programas, no diretório padrão do usuário

cd Programas
  1. Descompacte o arquivo com o comando tar
tar -zxvf R-3.3.1.tar.gz

Isso irá criar um diretório chamado R-3.3.1. Entre nesse diretório

cd R-3.3.1
  1. Agora você pode configurar (configure), compilar (make), verificar a compilação (make check-all) (esse processo pode ser demorado), e finalmente instalar (make install). O processo todo fica assim
./configure
make
sudo make install

Detalhe: se você for realmente utilizar o como interface no Linux, é necessário compilar o como um shared library. Para isso, substitua a primeira linha acima por

./configure --enable-R-shlib

e continue com os demais comandos.

  1. No Linux, o não tem interface alguma, ele é um programa que roda no terminal. Por isso, você pode verificar a instalação apenas digitando
R

no terminal.

Como por padrão o R não tem uma interface no Linux, você pode optar por muitas alternativas como o ESS (Emacs Speaks Statistics) para o Emacs, o Vim-R-plugin para o Vim, ou o RGedit para o Gedit.

Além destas opções mais tradicionais, o RStudio também têm suporte para Linux, e funciona exatamente da mesma forma como no Windows.

RStudio

  1. Para baixar o entre no endereço www.rstudio.org

  2. Clique no link Products > RStudio

  3. Selecione a versão Desktop

  4. Clique em DOWNLOAD RSTUDIO DESKTOP

  5. Será exibida uma página com a recomendação para você baixar o RStudio de acordo com a distribuição que você estiver usando

  6. Clique no link recomendado para baixar o arquivo

  7. Normalmente clicando duas vezes sobre o arquivo, o programa já será instalado. Um exemplo de instlação via terminal no Ubuntu está na acima.

Após a instalação, você pode abrir o RStudio pelo ícone (deoendendo da sua distribuição), e o R estará pronto para ser utilizado.


Licença Creative Commons 4.0

Este conteúdo está disponível por meio da Licença Creative Commons 4.0