next up previous
Next: Aula Prática 04 Up: CE-057: Introdução aos modelos Previous: Aula Prática 02

Aula Prática 03

  1. Considere as seguintes matrizes,


    \begin{displaymath}
A=
\left[
\begin{array}{ccc}
2 & -3 & 2 \\
4 & 5 & 7 ...
...y}{ccc}
5 & 9 & 4 \\
3 & 2 & 5 \\
\end{array} \right]
;
\end{displaymath}


    \begin{displaymath}
X=
\left[
\begin{array}{cccc}
1 & 1 & 0 & \\
1 & 1 & ...
... 18 \\ 15 \\ 10 \\ 24 \\ 22 \\ 22 \\ 19
\end{array} \right]
\end{displaymath}

    1.1
    Mostre os comandos para definir estas matrizes no programa R.

    1.2
    Obtenha os resultados a seguir ``na mão''.

    1. A'; X', y';
    2. A + D; (A + B)';
    3. (AD)';
    4. BA; X'X; X'y;
    5. $I_{4}$;
    6. IX'X; X'XI;
    7. $5I_{5}$;
    8. $B \otimes A $; $A \otimes B$; $C \otimes B$;

    1.3
    Agora obtenha novamente os resultados usando o programa R. Mostre os comandos utilizados.

  2. Ainda considerando as matrizes do exemplo anterior, mostre os comandos do R para obter:

    2.1
    a soma de todos os elementos da matriz B.
    2.2
    a soma dos elementos de cada linha da matriz A.
    2.3
    a soma dos elementos de cada coluna da matriz A.
    2.4
    a soma dos quadrados dos elementos do vetor y
    2.5
    o vetor y1 obtido a partir do vetor y:

    \begin{displaymath}
y1=
\left[
\begin{array}{c}
18 \\ 15 \\ 10 \\ 24
\end{array} \right]
\end{displaymath}

    2.6
    o vetor y2 obtido a partir do vetor y:

    \begin{displaymath}
y2=
\left[
\begin{array}{c}
12 \\ 15 \\ 10 \\ 22 \\ 22 \\ 19
\end{array} \right]
\end{displaymath}

    2.7
    a sub-matrix A1 obtida a partir da matrix A:

    \begin{displaymath}
A1=
\left[
\begin{array}{cc}
-3 & 2 \\
5 & 7 \\
\end{array} \right]
\end{displaymath}

    2.8
    a sub-matrix A2 obtida a partir da matrix A:

    \begin{displaymath}
A2=
\left[
\begin{array}{cc}
2 & 2 \\
4 & 7 \\
\end{array} \right]
\end{displaymath}

    DICAS:

  3. O conceito de array generaliza a idéia de matrix. Enquanto em uma matrix os elementos são organizados em duas dimensões (linhas e colunas), em um array os elementos podem ser organizados em um número arbitrário de dimensões.

    No R um array é definido utilizando a função array().

    3.1
    Defina um array com o comando a seguir e inspecione o objeto certificando-se que voce entendeu como arrays são criados.
    ar1 <- array(1:24, dim=c(3,4,2))
    ar1
    

    3.2
    Inspecione a ``help'' (digite help(array) da função array, rode e inspecione os exemplos lá contidos.

    3.3
    Veja agora um exemplo de dados já incluido no R no formato de array. Para ``carregar'' e visualizar os dados digite:
    data(Titanic)
    Titanic
    

    Para maiores informações sobre estes dados digite:

    help(Titanic)
    

    Agora responda às seguintes perguntas, mostrando os comandos do R utilizados:

    1. quantas pessoas havia no total?
    2. quantas pessoas havia na tripulação (crew)?
    3. quantas crianças sobreviveram?
    4. qual a proporção (em %) entre pessoas do sexo masculino e feminino entre os passageiros da primeira classe?


next up previous
Next: Aula Prática 04 Up: CE-057: Introdução aos modelos Previous: Aula Prática 02
Paulo Justiniano Ribeiro Jr e Adilson dos Anjos