Subsections

4 Cotas para usuários nas servidoras do C3SL usados no LABEST

As máquinas do c3sl.ufpr.br funcionam como servidoras dos terminais do LABEST. Professores e alunos que utilizam o LABEST tem contas para acesso destas servidoras. Pode-se logar em qualquer uma delas com acesso à mesma área de usuário e recursos.

O espaço em disco é limitado e foram implementadas cotas para os usuários. A política adotada atualmente é:

Um usuário tem livre acesso ao disco até estourar o limite soft. Se estiver abaixo do limite hard o usuário ainda tem pleno acesso ao disco durante o período de bonificação. Uma vez passado este prazo, o limite soft e' considerado entao como hard.

Para saber o status atual da sua cota, use o comando quota. Digite, por exemplo:

quota -v

No caso do limite hard ser atingido, ou porque passou da cota hard ou porque passou o limite de bonificação, o usuário não pode mais escrever no disco. Mas pode ainda logar-se para poder apagar alguma coisa e voltar a cair no limite.

As consequências de estourar o limite hard são:

É perfeitamente possível estudar casos particulares de usuários que necessitem de mais espaço. Quem precisar deve entrar em contato com Valdeci, Joel e/ou PJ.

4.1 Dicas e comandos para resolver problemas

  1. No momento da implementação, vários alunos ficaram sem cota. O efeito é que eles não vão conseguir logar. Eles vão digitar o login a senha, vai dar a impressão que vai logar, e volta na tela de login.

    - O que fazer? -

    Os alunos devem fazer um ssh textual e apagar os arquivos até ficar dentro da cota. Para tanto eles devem pedir emprestado um terminal de um colega ou de um professor, ou do Valdeci, por exemplo.

  2. A quota incide sobre todos os diretórios que o usuário tem acesso, incluindo $HOME, /tmp, /var/tmp, ...

  3. Cuidado com os arquivos e diretórios cujo nome inicia com um ponto, eles não aparecem na saída do comando ls, apenas no ls -a.

  4. Um bom comando para descobrir onde se gasta espaço é o du (disk usage). Experimente os comandos abaixo:
    du -hs
    du -hs *
    
    O primeiro mostra o espaço total sendo usado na área do usuário. O segundo mostra o espaço usado por cada diretório

  5. alguns outros exemplos de uso dos comandos du e find

Paulo Justiniano