Não foi possível enviar o arquivo. Será algum problema com as permissões?
Diferenças

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Próxima revisão Ambos lados da revisão seguinte
disciplinas:ce003ambko-2014-01:historico [2014/02/18 10:01]
paulojus
disciplinas:ce003ambko-2014-01:historico [2014/04/23 21:39]
paulojus
Linha 25: Linha 25:
 | 12/02 Qua |Fundamentos das três partes deste curso: (i) probabilidades,​ (ii) estatística descritiva e (iii) inferência estatística.Informações sobre o curso. Percepções e aplicações da estatística. Introdução a probabilidades:​ definições e conceitos básicos. Experimentos aleatórios,​ eventos, espaços amostrais, espaços de probabilidades,​ definições de probabilidades. Propriedades. |Cap 5, 5.1, 5.2 |Cap 5: 1 a 14 | | | 12/02 Qua |Fundamentos das três partes deste curso: (i) probabilidades,​ (ii) estatística descritiva e (iii) inferência estatística.Informações sobre o curso. Percepções e aplicações da estatística. Introdução a probabilidades:​ definições e conceitos básicos. Experimentos aleatórios,​ eventos, espaços amostrais, espaços de probabilidades,​ definições de probabilidades. Propriedades. |Cap 5, 5.1, 5.2 |Cap 5: 1 a 14 | |
 | 17/02 Seg |Probabilidades (cont). Exemplos. Probabilidade Condicional,​ Independência |Cap 5: 5.3   |Cap 5: 15 a 22 | [[#​17/​02|Ver abaixo]] ​ | | 17/02 Seg |Probabilidades (cont). Exemplos. Probabilidade Condicional,​ Independência |Cap 5: 5.3   |Cap 5: 15 a 22 | [[#​17/​02|Ver abaixo]] ​ |
-| 19/02 Qua |Probabilidades (cont). Teorema de Bayes. Exemplos e exercícios. |Cap 5: 5.5 a 5.6  |Cap 5: 23 a 25 | |+| 19/02 Qua |Probabilidades (cont). Teorema de Bayes. Exemplos e exercícios. O problema dos aniversários,​ o problema de Monty Hall. Códigos e uso de simulações para estimar probabilidades. |Cap 5: 5.5 a 5.6  |Cap 5: 23 a 25 | | 
 +| 24/02 Qua |1a avaliação semanal. Probabilidades (cont). Exemplos e introdução a variáveis aleatórias (discretas). Distribuições binomial, binomial negativa (Pascal) e geométrica |Cap 6: 6.1, 6.2, 6.6 (6.6.1, 6.6.2, 6.6.3) ​ |Cap 6: 1 a 5, 20 e 21, 57 | | 
 +| 03/03 Seg |Feriado Carnaval | | | 
 +| 05/03 Qua |Feriado Carnaval | | | 
 +| 10/03 Seg |2a avaliação semanal. Revisão e continuação - Distribuições discretas de probabilidade:​ Binomial, Hipergeométrica,​ Geométrica,​ Pascal (Bin. Negativa), Uniforme, Multinomial e Poisson (+ processo de Poisson) |Cap 6, Sec 6.6 e 6.7 |Cap 6: 20 a 28, 31 a 38 | 
 +| 12/03 Qua |Valor esperado, variância, distribuição acumulada e quantis de variáveis discretas. Exercícios. ​ |Cap 6: 6.3, 6.4, 6.5 e 6.8. |Cap 6: 7 a 19, 29, 30, 39, 40 | 
 +| 17/03 Seg |3a avaliação semanal. Introdução a v.a. contínuas. |Cap 7: 7.1 e 7.2  |Cap 7: 1 a 4 | 
 +| 19/03 Seg |v.a. contínuas. Cálculo de probabilidades,​ esperança (média), mediana e quantis (quartis, decis, percentis etc), função acumulada ​ |Cap 7: 7.1, 7.2, 7.3, 7.8 |Cap 7: 5 a 12 (exceto 11) | 
 +| 24/03 Seg |4a avaliação semanal. Casos especiais de v.a. contínuas. Uniforme e exponencial. A ideia de utilizar outras distribuições e as formas de cálculo de probabilidades |Cap 7.4: 7.4.1, 7.4.3, 7.7  |Cap 7: 13, 21, 28, 29, 31  | 
 +| 26/03 Qua |v.a. contínuas: distribuição normal |Cap 7.4: 7.4.2 |Cap 7: 14 a 20, 34 a 38  | 
 +| 31/03 Seg |v.a. contínuas: distribuição normal (cont) |Cap 7.4: 7.4.2 |Cap 7: 14 a 20, 34 a 38  | 
 +| 02/04 Qua |1a prova |Cap 5, 6 e 7 |  | 
 +| 07/04 Seg |Outras v.a's contínuas (Beta, Gama, Weibull, t, etc). Convergência e aproximação normal à Binomial e Poisson. Transformação de variáveis. Introdução a estatística descritiva: uni e bi(multi)variada,​ tipos de variáveis (qualitativa:​ nominal e ordinal, quantitativa:​ discreta e contínua) ​ |Cap 7: 7.5, 7.6 e 7.7. Cap 2: 2.1, 2.2 e 2.3 |Cap: 7: 25, 26, 39. |[[#​07/​04|Ver abaixo]] ​ | 
 +| 09/04 Qua |Estatística descritiva. Exemplos e interpretações de gráficos, tabelas e medidas. Gráficos: barras (1 e 2 variáveis),​ histogramas,​ histogramas suavizados, ramo-e-folhas,​ //​box-plot//​ |Cap 1-3 |  | 
 +| 14/04 Seg |sem aula presencial | |  | 
 +| 16/04 Qua |Avaliação semanal. Medidas estatísticas - medidas de posição, dispersão, assimetria e curtose. Dados atípicos |Cap 3 |Cap 3: 1 a 41  | [[#​16/​04|Ver abaixo]] ​ | 
 +| 21/04 Seg |feriado - Tiradentes | |  | 
 +| 23/04 Qua |análises descritivas bi-dimensionais. gráficos, tabelas e medidas de associação |Cap 4 |  | 
 +| 28/04 Seg |Avaliação semanal. | |  | 
  
  
Linha 33: Linha 52:
  
 === 17/02 === === 17/02 ===
-  * Resolver o problema dos aniversários:​ Considere uma turma de 30 alunos, qual a probabilidade de haver uma coincidência qualquer de aniversários neste grupo?+  * Resolver o problema dos aniversários:​ Considere uma turma de 30 alunos, qual a probabilidade de haver uma coincidência qualquer de aniversários neste grupo? ​Quantos pessoas são necessárias no grupo para que esta probabilidade ultrapasse 0,50?  
 +  - **Problemas para discussão:​**  
 +    - Desejamos saber a probabilidade de um casal ter duas filhas (meninas) em três situações distintas:​ 
 +      * apenas sabendo que eles tem duas crianças 
 +      * depois que o pai comenta que tem uma filha (sem dar mais detalhes, sem indicar se é a mais velha ou mais nova etc) 
 +      * você encontra os amigos e eles estão com uma das crianças com eles que é uma menina 
 + 
 +=== 19/02 === 
 +  - Dois jogadores (A e B) vão jogar um jogo que consiste no lançamento de dois dados. Ambos começam com R$ 10,00. Se a soma dos dados for um número ímpar, A paga R$ 1,00 para B. Se a soma for par, B paga R$ 1,00 para A.  
 +    * quais os possíveis valores em dinheiro que os jogadores podem ter após 2 rodadas? A chance é a mesma para todos esses possíveis valores? ​  
 +    * quais os possíveis valores em dinheiro que os jogadores podem ter após 3 rodadas? A chance é a mesma para todos esses possíveis valores? ​  
 +    * o jogo é honesto?  
 +  - Considere os problemas a seguir e resolva cada uma deles de duas formas: 
 +    * Solução formal (analítica) 
 +    * Solução (aproximada) por alguma rotina computacional 
 +    - Um comitê de 12 pessoas é escolhido por sorteio de um grupo de 100 pessoas. Calcule a probabilidade dos indivíduos **A** e **B** pertencerem ao grupo escolhido. 
 +    -  Um baralho de 52 cartas contém 4 cartas do tipo //ás//. Se as cartas são embaralhadas e 13 cartas são divididas entre 4 indivíduos,​ qual a probabilidade de que algum deles fique com todas as cartas //ás//. 
 +    - Se //n// pessoas terão seus assentos atribuídos ao acaso em uma linha com //2n// assentos, qual a probabilidade que não haja pessoas em assentos adjacentes?​ 
 +  - **Agulha de Buffon**: procurar sobre o problema da agulha de Buffon e programar em alguma linguagem de sua escolha. Portar o código na página Espaço Aberto do curso. Verificar a relação do problema com as definições de probabilidades. 
 +  - Assista o vídeo a seguir, relaciona com os temas discutidos em aula, reflita, discuta com os colegas e/ou em sala.  
 +    * [[http://​www.ted.com/​talks/​peter_donnelly_shows_how_stats_fool_juries.html|Peter Donelly]] no TED Talks - como estatística e probabilidade podem ser usadas e ... abusadas 
 +    * ** note que voce pode habilitar legendas em inglês, português ou outras línguas, se desejar ** 
 +    * ** procure anotar as principais mensagens da apresentação ** 
 +    * ** se voce tivesse que destacar a descrever 2 (dois) pontos principais da apresentação,​ quais seriam? ** 
 + 
 +=== 07/04 === 
 +  - Veja [[http://​leg.ufpr.br/​~paulojus/​embrapa/​Rembrapa/​|no link exemplos de análises uni e bivariadas]] para um conjunto de dados em B&M
  
 +=== 16/04 ===
 +  - Fazer uma pesquisa sobre o conceito e usos de médias geométrica e harmônica.

QR Code
QR Code disciplinas:ce003ambko-2014-01:historico (generated for current page)