Não foi possível enviar o arquivo. Será algum problema com as permissões?
Diferenças

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Próxima revisão Ambos lados da revisão seguinte
disciplinas:ce003ambko-2014-01:historico [2014/02/24 10:05]
paulojus
disciplinas:ce003ambko-2014-01:historico [2014/05/05 18:41]
paulojus
Linha 26: Linha 26:
 | 17/02 Seg |Probabilidades (cont). Exemplos. Probabilidade Condicional,​ Independência |Cap 5: 5.3   |Cap 5: 15 a 22 | [[#​17/​02|Ver abaixo]] ​ | | 17/02 Seg |Probabilidades (cont). Exemplos. Probabilidade Condicional,​ Independência |Cap 5: 5.3   |Cap 5: 15 a 22 | [[#​17/​02|Ver abaixo]] ​ |
 | 19/02 Qua |Probabilidades (cont). Teorema de Bayes. Exemplos e exercícios. O problema dos aniversários,​ o problema de Monty Hall. Códigos e uso de simulações para estimar probabilidades. |Cap 5: 5.5 a 5.6  |Cap 5: 23 a 25 | | | 19/02 Qua |Probabilidades (cont). Teorema de Bayes. Exemplos e exercícios. O problema dos aniversários,​ o problema de Monty Hall. Códigos e uso de simulações para estimar probabilidades. |Cap 5: 5.5 a 5.6  |Cap 5: 23 a 25 | |
-| 24/02 Qua |1a avaliação semanal |  | | |+| 24/02 Qua |1a avaliação semanal. Probabilidades (cont). Exemplos e introdução a variáveis aleatórias (discretas). Distribuições binomial, binomial negativa (Pascal) e geométrica ​|Cap 6: 6.1, 6.2, 6.6 (6.6.1, 6.6.2, 6.6.3) ​ |Cap 6: 1 a 5, 20 e 21, 57 
 +| 03/03 Seg |Feriado Carnaval | | | 
 +| 05/03 Qua |Feriado Carnaval | | | 
 +| 10/03 Seg |2a avaliação semanal. Revisão e continuação - Distribuições discretas de probabilidade:​ Binomial, Hipergeométrica,​ Geométrica,​ Pascal (Bin. Negativa), Uniforme, Multinomial e Poisson (+ processo de Poisson) |Cap 6, Sec 6.6 e 6.7 |Cap 6: 20 a 28, 31 a 38 | 
 +| 12/03 Qua |Valor esperado, variância, distribuição acumulada e quantis de variáveis discretas. Exercícios. ​ |Cap 6: 6.3, 6.4, 6.5 e 6.8. |Cap 6: 7 a 19, 29, 30, 39, 40 | 
 +| 17/03 Seg |3a avaliação semanal. Introdução a v.a. contínuas. |Cap 7: 7.1 e 7.2  |Cap 7: 1 a 4 | 
 +| 19/03 Seg |v.a. contínuas. Cálculo de probabilidades,​ esperança (média), mediana e quantis (quartis, decis, percentis etc), função acumulada ​ |Cap 7: 7.1, 7.2, 7.3, 7.8 |Cap 7: 5 a 12 (exceto 11) | 
 +| 24/03 Seg |4a avaliação semanal. Casos especiais de v.a. contínuas. Uniforme e exponencial. A ideia de utilizar outras distribuições e as formas de cálculo de probabilidades |Cap 7.4: 7.4.1, 7.4.3, 7.7  |Cap 7: 13, 21, 28, 29, 31  | 
 +| 26/03 Qua |v.a. contínuas: distribuição normal |Cap 7.4: 7.4.2 |Cap 7: 14 a 20, 34 a 38  | 
 +| 31/03 Seg |v.a. contínuas: distribuição normal (cont) |Cap 7.4: 7.4.2 |Cap 7: 14 a 20, 34 a 38  | 
 +| 02/04 Qua |1a prova |Cap 5, 6 e 7 |  | 
 +| 07/04 Seg |Outras v.a's contínuas (Beta, Gama, Weibull, t, etc). Convergência e aproximação normal à Binomial e Poisson. Transformação de variáveis. Introdução a estatística descritiva: uni e bi(multi)variada,​ tipos de variáveis (qualitativa:​ nominal e ordinal, quantitativa:​ discreta e contínua) ​ |Cap 7: 7.5, 7.6 e 7.7. Cap 2: 2.1, 2.2 e 2.3 |Cap: 7: 25, 26, 39. |[[#​07/​04|Ver abaixo]] ​ | 
 +| 09/04 Qua |Estatística descritiva. Exemplos e interpretações de gráficos, tabelas e medidas. Gráficos: barras (1 e 2 variáveis),​ histogramas,​ histogramas suavizados, ramo-e-folhas,​ //​box-plot//​ |Cap 1-3 |  | 
 +| 14/04 Seg |sem aula presencial | |  | 
 +| 16/04 Qua |Avaliação semanal. Medidas estatísticas - medidas de posição, dispersão, assimetria e curtose. Dados atípicos |Cap 3 |Cap 3: 1 a 41  | [[#​16/​04|Ver abaixo]] ​ | 
 +| 21/04 Seg |feriado - Tiradentes | |  | 
 +| 23/04 Qua |análises descritivas bi-dimensionais. gráficos, tabelas e medidas de associação |Cap 4 |Cap 4: 1 a 15.   ​|[[http://​onlinestatbook.com/​2/​describing_bivariate_data/​bivariate.html|Material online]]: \\ Describing Bivariate Data | 
 +| 28/04 Seg |Avaliação semanal. Introdução a inferência estatística |Cap 10 |  | 
 +| 30/04 Seg |Inferência estatística |Cap 10 |Cap 10: 1, 3, 7 a 13  |[[#​30/​04|Ver abaixo]] códigos utilizados na aula | 
 +| 05/05 Seg |Avaliaçõa semanal. Discussão sobre a avaliaçõa e esquemas de amiostragem. Inferência estatística |Cap 10 |Cap 10: 21 a 28  |[[#​30/​04|Ver abaixo]] códigos utilizados na aula |
  
  
Linha 42: Linha 61:
  
 === 19/02 === === 19/02 ===
-  - Dois jogadores (A e B) vão jogar um jogo que consiste no lançamento de dois dados. Ambos começam com R$ 10,00. Se a soma dos dados for um número ímpar, A para R$ 1,00 para B. Se a soma for par, B para R$ 1,00 para A. +  - Dois jogadores (A e B) vão jogar um jogo que consiste no lançamento de dois dados. Ambos começam com R$ 10,00. Se a soma dos dados for um número ímpar, A paga R$ 1,00 para B. Se a soma for par, B paga R$ 1,00 para A. 
     * quais os possíveis valores em dinheiro que os jogadores podem ter após 2 rodadas? A chance é a mesma para todos esses possíveis valores?  ​     * quais os possíveis valores em dinheiro que os jogadores podem ter após 2 rodadas? A chance é a mesma para todos esses possíveis valores?  ​
     * quais os possíveis valores em dinheiro que os jogadores podem ter após 3 rodadas? A chance é a mesma para todos esses possíveis valores?  ​     * quais os possíveis valores em dinheiro que os jogadores podem ter após 3 rodadas? A chance é a mesma para todos esses possíveis valores?  ​
Linha 49: Linha 68:
     * Solução formal (analítica)     * Solução formal (analítica)
     * Solução (aproximada) por alguma rotina computacional     * Solução (aproximada) por alguma rotina computacional
-    - Um comitê de 12 pessoas é escolhido por sorteio de um grupo de 100 pessoas. Calcule a probabilidade dos indivíduos **A** e **B** pertencerem ​os grupo escolhido.+    - Um comitê de 12 pessoas é escolhido por sorteio de um grupo de 100 pessoas. Calcule a probabilidade dos indivíduos **A** e **B** pertencerem ​ao grupo escolhido.
     -  Um baralho de 52 cartas contém 4 cartas do tipo //ás//. Se as cartas são embaralhadas e 13 cartas são divididas entre 4 indivíduos,​ qual a probabilidade de que algum deles fique com todas as cartas //ás//.     -  Um baralho de 52 cartas contém 4 cartas do tipo //ás//. Se as cartas são embaralhadas e 13 cartas são divididas entre 4 indivíduos,​ qual a probabilidade de que algum deles fique com todas as cartas //ás//.
     - Se //n// pessoas terão seus assentos atribuídos ao acaso em uma linha com //2n// assentos, qual a probabilidade que não haja pessoas em assentos adjacentes?     - Se //n// pessoas terão seus assentos atribuídos ao acaso em uma linha com //2n// assentos, qual a probabilidade que não haja pessoas em assentos adjacentes?
Linha 58: Linha 77:
     * ** procure anotar as principais mensagens da apresentação **     * ** procure anotar as principais mensagens da apresentação **
     * ** se voce tivesse que destacar a descrever 2 (dois) pontos principais da apresentação,​ quais seriam? **     * ** se voce tivesse que destacar a descrever 2 (dois) pontos principais da apresentação,​ quais seriam? **
 +
 +=== 07/04 ===
 +  - Veja [[http://​leg.ufpr.br/​~paulojus/​embrapa/​Rembrapa/​|no link exemplos de análises uni e bivariadas]] para um conjunto de dados em B&M
 +
 +=== 16/04 ===
 +  - Fazer uma pesquisa sobre o conceito e usos de médias geométrica e harmônica.
 +
 +=== 30/04 ===
 +<code R>
 +##
 +## Exemplo 1:
 +##
 +## definindo uma pequena população ​
 +POP1 <- c(34, 45, 28, 29, 35, 38, 41, 36, 33, 40)
 +POP1
 +## tamanho da amostra:
 +n <- 3
 +## uma amostra
 +(am1 <- sample(POP1,​ size=n))
 +## estatísticas
 +(t1 <- mean(am1))
 +(t2 <- min(am1))
 +(t3 <- diff(range(am1)))
 +(t4 <- (min(am1) + max(am1))/​2)
 +
 +## outra amostra
 +(am2 <- sample(POP1,​ size=n))
 +## estatísticas
 +mean(am2)
 +min(am2)
 +diff(range(am2))
 +(min(am2) + max(am2))/2
 +
 +## PARAMETRO
 +(theta1 <- mean(POP1))
 +
 +## estimadores: ​
 +## das estatistica acima: t1 e t4 são possíveis estimadores para theta1
 +
 +##
 +## Exemplo 2:
 +##
 +## definindo uma população "​grande" ​
 +POP2 <- round(rbeta(1000000,​ 6, 9)*100, dig=1)
 +THETA <- mean(POP2)
 +## tamanho de amostra
 +n <- 20
 +## uma amostra
 +(am1 <- sample(POP2,​ size=n))
 +(t1 <- mean(am1))
 +## obtendo agora 10 amostra e as estimaticas em cada uma delas:
 +(ams <- replicate(10,​ sample(POP2,​ size=n)))
 +apply(ams, 2, mean)
 +
 +## 10 amostras agora de tamanho 50. as estimativas variam menos
 +ams50 <- replicate(10,​ sample(POP2,​ size=50))
 +apply(ams50,​ 2, mean)
 +
 +## agora 500 amostras de tamanho 20
 +## as estimativas formam a "​distribuição amostral"​
 +ams <- replicate(500,​ sample(POP2,​ size=n))
 +mds <- apply(ams, 2, mean)
 +mean(mds)
 +hist(mds, prob=T)
 +lines(density(mds))
 +## ... e 500 amostras de tamanho 50
 +ams50 <- replicate(500,​ sample(POP2,​ size=50))
 +mds50 <- apply(ams50,​ 2, mean)
 +mean(mds50)
 +hist(mds50, prob=T)
 +lines(density(mds50))
 +curve(dnorm(x,​ m=mean(POP2),​ sd=sd(POP2)/​sqrt(50)),​ from=30, to=50, col=2, add=T)
 +
 +## qual estimador? no exemplo t1 t4
 +## pode-se comparar caracteristicas das distribuições amostrais para escolher
 +## o estimador mais eficiente (menos variabilidade)
 +
 +## para o t1
 +plot(density(mds))
 +minmax <- apply(ams, 2, function(x) (min(x) + max(x))/2)
 +## para o t4
 +mean(minmax)
 +lines(density(minmax),​ col=2)
 +
 +
 +## Na prática se utiliza apenas uma amostra.
 +## Em certos casos (como média amostral)
 +## a distribuição amostral pode ser obtida por resultados teóricos
 +##
 +
 +## distribuições amostrais obtidas: por multiplas amostras e teórica
 +plot(density(mds))
 +curve(dnorm(x,​ m=mean(POP2),​ sd=sd(POP2)/​sqrt(20)),​ from=30, to=50, col=2, add=T)
 +
 +## decisão baseada na distribuição amostral
 +## os valores abaixo seriam considerados "​incompatíveis"​ com a distribuição
 +abline(v=38)
 +abline(v=32)
 +
 +
 +## Exemplo 3:
 +## Simulando uma pesquisa eleitoral
 +## para intencao de voto de um unico candidato
 +
 +## armazenando o valor (populacional e desconhecido) da intenção de voto
 +set.seed(123456)
 +THETA <- runif(1, 0, 1)
 +
 +## tirando uma amostra de tamanhos 2500 
 +am <- sample(c(0,​1),​ size=2500, prob=c(1-THETA,​ THETA), rep=T) ​
 +## estimativa baseada na amostra
 +(est <- mean(am))
 +
 +## Margem de erro (baseada na distribuição amostra "​teórica"​
 +(ME <- 1.96 * sqrt((est*(1-est))/​2500))
 +
 +##
 +curve(dnorm(x,​ m=est, sd=sqrt((est*(1-est))/​2500)),​ from=0.75, to=0.85)
 +abline(v=est)
 +abline(v=est + c(-1, 1)*ME, lty=2)
 +abline(v=THETA,​ col=2)
 +
 +## margem de erro "​conservadora"​ (usando theta=0,5 na expressão da variancia do estimador)
 +(MEcons <- 1.96 * sqrt(1/​(4*2500)))
 +</​code>​
  

QR Code
QR Code disciplinas:ce003ambko-2014-01:historico (generated for current page)