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| 12/02 Qua |Informações sobre o curso. Fundamentos das três partes deste curso: (i) probabilidades, (ii) estatística descritiva e (iii) inferência estatística. Introdução a probabilidades: Definições e conceitos básicos. Experimentos aleatórios, eventos, espaços de probabilidades, definições de probabilidades. Propriedades. |Cap 1 e Cap 5, 5.1, 5.2 e 5.2 |Cap 5: 1 a 14 | [[#10/02|Ver abaixo]] | | | 12/02 Qua |Informações sobre o curso. Fundamentos das três partes deste curso: (i) probabilidades, (ii) estatística descritiva e (iii) inferência estatística. Introdução a probabilidades: Definições e conceitos básicos. Experimentos aleatórios, eventos, espaços de probabilidades, definições de probabilidades. Propriedades. |Cap 1 e Cap 5, 5.1, 5.2 e 5.2 |Cap 5: 1 a 14 | [[#10/02|Ver abaixo]] | | ||
| 17/02 Seg |Probabilidades (cont). Exemplos. Probabilidade Condicional, Independência |Cap 5: 5.3 |Cap 5: 15 a 22 | [[#17/02|Ver abaixo]] | | | 17/02 Seg |Probabilidades (cont). Exemplos. Probabilidade Condicional, Independência |Cap 5: 5.3 |Cap 5: 15 a 22 | [[#17/02|Ver abaixo]] | | ||
- | | 19/02 Qua |Probabilidades (cont). Teorema de Bayes. Exemplos e exercícios. |Cap 5: 5.5 a 5.6 |Cap 5: 23 a 25 | | | + | | 19/02 Qua |Probabilidades (cont). Teorema de Bayes. Exemplos e exercícios. O problema dos aniversários, o problema de Monty Hall. Códigos e uso de simulações para estimar probabilidades.|Cap 5: 5.5 a 5.6 |Cap 5: 23 a 25 | | |
+ | | 24/02 Seg |Probabilidades (cont). Exemplos e introdução a variáveis aleatórias (discretas). Distribuições binomial e geométrica |Cap 6: 6.1, 6.2, 6.6 (6.6.1, 6.6.2, 6.6.3) |Cap 6: 1 a 5, 20 e 21 | | | ||
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* Assistir e debater o vídeo: Educação estatística e sua importância: uma opinião em apenas 3 minutos! ([[http://www.ted.com/talks/lang/eng/arthur_benjamin_s_formula_for_changing_math_education.html|Um vídeo rápido para reflexão]]) | * Assistir e debater o vídeo: Educação estatística e sua importância: uma opinião em apenas 3 minutos! ([[http://www.ted.com/talks/lang/eng/arthur_benjamin_s_formula_for_changing_math_education.html|Um vídeo rápido para reflexão]]) | ||
* Resolver o problema dos aniversários: Considere uma turma de 30 alunos, qual a probabilidade de haver uma coincidência qualquer de aniversários neste grupo? | * Resolver o problema dos aniversários: Considere uma turma de 30 alunos, qual a probabilidade de haver uma coincidência qualquer de aniversários neste grupo? | ||
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+ | === 19/02 === | ||
+ | * [[http://www.ted.com/talks/peter_donnelly_shows_how_stats_fool_juries.html|Peter Donelly]] no TED Talks - como estatística e probabilidade podem ser usadas e ... abusadas | ||
+ | * ** note que voce pode habilitar legendas em inglês, português ou outras línguas, se desejar ** | ||
+ | * ** procure anotar as principais mensagens da apresentação ** | ||
+ | * ** se voce tivesse que destacar a descrever 2 (dois) pontos principais da apresentação, quais seriam? ** | ||