Não foi possível enviar o arquivo. Será algum problema com as permissões?
Diferenças

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Próxima revisão Ambos lados da revisão seguinte
disciplinas:ce003r-2011-02:historico [2011/10/04 15:47]
paulojus
disciplinas:ce003r-2011-02:historico [2011/12/08 09:46]
paulojus
Linha 14: Linha 14:
  
 \\ \\
 +
 +**Observação sobre exercícios recomendados** os exercícios indicados são compatíveis com o nível e conteúdo do curso. \\
 +Se não puder fazer todos, escolha alguns entre os indicados.
 +
 +\\
 +
  
 ===== Conteúdos das Aulas ===== ===== Conteúdos das Aulas =====
Linha 19: Linha 25:
 ^ ^^ B & M ^^ M & L ^^  Online ^ ^ ^^ B & M ^^ M & L ^^  Online ^
 ^ Data ^ Conteúdo ^ Leitura ^ Exercícios ^Leitura ^ Exercícios ^ Tópico ^ ^ Data ^ Conteúdo ^ Leitura ^ Exercícios ^Leitura ^ Exercícios ^ Tópico ^
 +| PARTE I: ESTATÍSTICA DESCRITIVA E ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS ^^^^^^^ |
 | 13/09 |Informações sobre o curso. \\ Introdução a organização e análise descritiva de dados. \\ Tipos de variáveis (qualitativas nominais e ordinais, quantitativas discretas e contínuas). \\ Demonstração computacional e introdução ao uso do R. |Cap 1 e 2 | -- |Cap 1 | --- |[[http://​leg.ufpr.br/​~paulojus/​embrapa/​Rembrapa/​Rembrapase8.html#​x10-560008|Ilustração de uma análise de dados]] | | 13/09 |Informações sobre o curso. \\ Introdução a organização e análise descritiva de dados. \\ Tipos de variáveis (qualitativas nominais e ordinais, quantitativas discretas e contínuas). \\ Demonstração computacional e introdução ao uso do R. |Cap 1 e 2 | -- |Cap 1 | --- |[[http://​leg.ufpr.br/​~paulojus/​embrapa/​Rembrapa/​Rembrapase8.html#​x10-560008|Ilustração de uma análise de dados]] |
 | 15/09 |Análise descritiva de dados (continuação). \\ Medidas estatísticas para análise descritiva de dados. \\ Medidas de locação e dispersão. Média, quartis, mediana, variância, desvio padrão, amplitude e amplitude interquartílica,​ desvio absoluto, coeficiente de variação e escore padronizado. \\ Interpretação de resultados. \\ Demonstração computacional no R. |Cap 3 |Cap 3: 1 a 6  |Cap 4: |Sec 4.2: 1 a 3 |Arquivo de comandos do R mostrados em aula: \\ {{:​disciplinas:​ce003r-2011-02:​medidas.r|medidas.r}} | | 15/09 |Análise descritiva de dados (continuação). \\ Medidas estatísticas para análise descritiva de dados. \\ Medidas de locação e dispersão. Média, quartis, mediana, variância, desvio padrão, amplitude e amplitude interquartílica,​ desvio absoluto, coeficiente de variação e escore padronizado. \\ Interpretação de resultados. \\ Demonstração computacional no R. |Cap 3 |Cap 3: 1 a 6  |Cap 4: |Sec 4.2: 1 a 3 |Arquivo de comandos do R mostrados em aula: \\ {{:​disciplinas:​ce003r-2011-02:​medidas.r|medidas.r}} |
Linha 25: Linha 32:
 | 27/09 |Exercícios e exemplos de interpretação de resultados. \\ Análise bivariada: variável qualitativa e quantitativa. |Cap 3, Cap 4, Sec 4.6 |Cap 3: 14, 16, 20, 21, 22, 23, 24, 25, **29, 34, 35**  \\ Cap 4: 29 |Cap 1 e 4 |SEc 4.4: 5 a 10 |No [[http://​onlinestatbook.com/​2/​index.html|material online]] ver: \\ III. Summarizing data | | 27/09 |Exercícios e exemplos de interpretação de resultados. \\ Análise bivariada: variável qualitativa e quantitativa. |Cap 3, Cap 4, Sec 4.6 |Cap 3: 14, 16, 20, 21, 22, 23, 24, 25, **29, 34, 35**  \\ Cap 4: 29 |Cap 1 e 4 |SEc 4.4: 5 a 10 |No [[http://​onlinestatbook.com/​2/​index.html|material online]] ver: \\ III. Summarizing data |
 | 29/09 |Análise bidimensional:​ qual. vs qual., qual. vs quant. e quant. //vs// quant.. \\ Transformação de variáveis (BoxCox). \\ Coeficientes de correlação e associação (Pearson Spearman, Chi-quadrado,​ Contingência) |Cap 3, 3.6 \\ Cap 4 |Cap 4: 1 a 13 |Cap 5 |Sec 5.3: 5 a 10  |No [[http://​onlinestatbook.com/​2/​index.html|material online]] ver: \\ IV. Describing bivariate data | | 29/09 |Análise bidimensional:​ qual. vs qual., qual. vs quant. e quant. //vs// quant.. \\ Transformação de variáveis (BoxCox). \\ Coeficientes de correlação e associação (Pearson Spearman, Chi-quadrado,​ Contingência) |Cap 3, 3.6 \\ Cap 4 |Cap 4: 1 a 13 |Cap 5 |Sec 5.3: 5 a 10  |No [[http://​onlinestatbook.com/​2/​index.html|material online]] ver: \\ IV. Describing bivariate data |
-| 04/10 |Introdução a probabilidades:​ conceitos básicos, definições de probabilidade (classica, frequentista,​ subjetiva), espaço amostral, eventos equi e não-equiprováveis,​ espaços amostrais: finitos, infinitos, discretos e contínuos. Probabilidade de eventos contínuos e áreas sobre curvas. Aplicações de probabilidades |Cap 5: 5.1 e 5.2 |Cap 5: 1 a 14 |Cap 2: Sec 2.1 |Sec 2.1: 1 a 5 | |  +| FIM DA PARTE I ^^^^^^^ | 
-| 06/10 | | | | | | | +| PARTE II: PROBABILIDADES ^^^^^^^ | 
-| 11/10 | | | | | | | +| 04/10 |Introdução a probabilidades:​ conceitos básicos, definições de probabilidade (clássica, frequentista,​ subjetiva), espaço amostral, eventos equi e não-equiprováveis,​ espaços amostrais: finitos, infinitos, discretos e contínuos. Probabilidade de eventos contínuos e áreas sobre curvas. Aplicações de probabilidades |Cap 5: 5.1 e 5.2 |Cap 5: 1 a 14 |Cap 2: Sec 2.1 |Sec 2.1: 1 a 5 |[[#​06/​10|ver abaixo]] sugestão de vídeo ​|  
-| 13/10 | | | | | | |+| 06/10 |Probabilidades. Definições e conceitos básicos. Propriedades. Probabilidade da união intersecção,​ condicional. Eventos mutuamente exclusivos e eventos independentes. ​|Cap 5: 5.1, 5.2 e 5.3 |Cap 5: 1 a 22 | | |[[#​06/​10|ver abaixo]] sugestão de vídeo  ​|  
 +| 11/10 |Probabilidades. discussão de exemplos e conceitos apresentados no vídeo de Peter Donnely. Avaliação por simulação,​ experimentos Monte Carlo. Teorema de Bayes |Cap 5: 5.4 e 5.4 |Cap 5: 23 a 25; 26 a 36 | | | |   
 +| 13/10 |Exercícios sobre probabilidades ​|Cap 5 |Cap 5: 37 a 48 | | | | 
 +| 18/10 |revisão e exercícios. |Cap 5 |Cap 5: 57 e 64 | | | | 
 +| 20/10 |1a prova | | | | | | 
 +| 25/10 |variáveis aleatórias discretas: conceitos e propriedades. Função de probabilidade,​ função de probabilidade acumulada (distribuição) |Cap 6, 6.1 a 6.3 |Cap 6: 1 a 6 |Cap 3, 3.1 |Sec 3.1: 1 a 6 | | 
 +| 27/10 |variáveis aleatórias discretas: distribuições de probabilidade discreta: uniforme, Bernoulli, binomial ​ |Cap 6, 6.4 e 6.5 |Cap 6: 7 a 19 |Cap 3, 3.2 |Sec 3.2: 1 a 7 | | 
 +| 01/11 |--- | |  | | | | 
 +| 03/11 |variáveis aleatórias:​ revisão de conceitos e distribuições:​ uniforme, binomial, geométrica,​ binomial negativa e hipergeométrica | Cap 6: 6.6 |Cap 6: 20, 21, 24, 25, 26, 27, 28 |Cap 3 |Sec 3.3: 1 a 6 | | 
 +| 08/11 |v.a.discretas:​ distribuição de Poisson e Processo de Poisson. Exemplos e Exercícios. Esperança e Variância. |Cap 6, Sec 6.7 e 6.7 |Cap 6: 29 a 34, 37 a 40, 42, 44, 48, 49, 56  |ver em B&M |Sec 3.4: 1 a 27 |Procurar por falácia do jogador (//​Gambler'​s fallacy//) sobre discussão em sala  | 
 +| 10/11 |exercícios e introdução a v.a. contínuas. f.d.p. e esperança |Cap 7, 7.1, 7.2 |Cap 7: 1 a 4, 9, 10 |Cap 6, 6.1 |Sec 6.1: 1 a 6 | | 
 +| 15/11 |feriado | | | | | | 
 +| 17/11 | v.a.contínuas (revisão e continuação) - definições,​ função de densidade e acumulada, cálculo de probabilidades,​ esperança e variância. Funções de v.a. contínuas: uniforme e exponencial ​   |Cap 7 |Cap 7: 1 a 12 13, 21, 28, 31,  |Cap 6,  |Sec 6.1: 1 a 5, Sec 6.2: 1 a 6, Sec 6.3: 1 a 24  | | 
 +| 22/11 |revisão e exercícios | | | | | | 
 +| 24/11 |2a prova | | | | | | 
 +| 29/11 |Distribuições contínuas: Weibull, Gamma, Beta, e Normal (7.4.2). Exercícios e exemplos da distribuição normal |Cap 7 |Cap 7: 13 a 20 |Cap 6, Def 6.6 |Sec 6.2: 7, 8, 9, Sec 6.3: 25 a 33 |[[#​29/​11|ver abaixo]] | 
 +| 01/12 |Exercícios distribuição normal. Outras distribuições contínuas. Chi2, t e F |Cap 7 |Cap 7: 22 a 24 | | | | 
 +| PARTE II: INFERÊNCIA ESTATÍSTICA ^^^^^^^  
 +| 06/12 |Fundamentos de inferência estatística:​ população,​ amostra, tipos de amostra, amostra aleatória simples, estatísticas,​ estimadores e estimativas. Distribuição amostral ​             |Cap 10. Sec 10.1 a 10.9 |1, 3, 4 a 13 |Cap 7, 7.1 a 7.3 |Sec 7.1: 1 a 2, Sec 7.2: 1 a 5, Sec 7.3: 1 a 7 | | 
 +| 08/12 |Cap 10, Sec 10.10 e 10.11. Exercícios. Cap 11: 11.1, 11.3, 11.5. Estimação:​ métodos de estimação:​ momentos e máxima verossimilhança |Cap 10:14, 17, 18, 21 a 28, Cap 11: 10 a 13 |Ver B&M |Cap 7. Sec 7.5:1, 9 a 29, 31 a 34 | | | 
 +| 13/12 | | | | | | | 
 +| 15/12 | | | | | | | 
 +| 20/12 | | | | | | | 
 +| 22/12 |3a prova | | | | | | 
 ===== Atividades Complementares ===== ===== Atividades Complementares =====
  
Linha 35: Linha 66:
     * {{:​disciplinas:​ce003:​ce003-201101.csv|arquivo de dados}}     * {{:​disciplinas:​ce003:​ce003-201101.csv|arquivo de dados}}
     * {{:​disciplinas:​ce003o-2011-02:​descritiva.r|arquivo de comandos em R}} (este arquivo está sendo atualizada a cada aula da parte de estatística descritivas     * {{:​disciplinas:​ce003o-2011-02:​descritiva.r|arquivo de comandos em R}} (este arquivo está sendo atualizada a cada aula da parte de estatística descritivas
-    * {{:​disciplinas:​ce003r-2011-02:​mtcars.r|Dados e comandos}} sobre características técnicas de automóveis (conjuntos ''​mtcars''​+    * {{:​disciplinas:​ce003r-2011-02:​mtcars.r|Dados e comandos}} sobre características técnicas de automóveis (conjuntos ''​mtcars''​)
   * **Atividade:​** ​   * **Atividade:​** ​
     * reproduzir e inspecionar os comandos do arquivo. Interpretar e discutir os resultados ​     * reproduzir e inspecionar os comandos do arquivo. Interpretar e discutir os resultados ​
Linha 50: Linha 81:
     * e para 50% ?     * e para 50% ?
     * faça um gráfico da probabilidade em relação ao número de pessoas.     * faça um gráfico da probabilidade em relação ao número de pessoas.
 +
 +=== 06/10 ===
 +    * [[http://​www.ted.com/​talks/​peter_donnelly_shows_how_stats_fool_juries.html|Peter Donnelly]] no TED Talks - como estatística e probabilidade podem ser usadas e ... abusadas
 +    * **note que você pode habilitar legendas em inglês, português ou outras línguas, ​ se desejar **
 +    * ** procure anotar as principais mensagens de cada apresentação **
 +    * **se você tivesse que destacar a descrever 2 (dois) pontos principais ou surpreendentes em cada apresentação,​ quais seriam?**
 +
 +=== 29/11 ===
 +
 +<fs large>​**<​fc #​000080>​Usar os programas (wx)maxima e R para resolver os exercícios a seguir</​fc>​**</​fs>​
 +
 +  - Fazer gráficos das diversas distribuições de probabilidades vistas nas aulas, variando os valores dos parâmetros e verificando como fica o comportamento da função.
 +  - Estudar a distribuição de Weibull, fazer gráficos para diferentes valores dos parâmetros.
 +  - Seja uma variável aleatória com distribuição Weibul <​m>​W(\alpha=2,​ \beta=20)</​m>​
 +    - Obtenha a expressão e o gráfico da função de densidade <​m>​f(x)</​m>​ e de distribuição (acumulada) <​m>​F(x)</​m>​.
 +    - Calcule as probabilidades:​
 +      * <​m>​P[X > 40]</​m> ​
 +      * <​m>​P[X < 50]</​m> ​
 +      * <​m>​P[10 < X < 45]</​m> ​
 +      * <​m>​P[X < 5 ou X > 40]</​m>​
 +    - Calcule os quantis
 +      * q tal que <​m>​P[X > q] = 0.90 </m>
 +      * q tal que <​m>​P[X < q] = 0.10</​m>​
 +      * <​m>​q_1</​m>​ e <​m>​q_2</​m>​ tal que <​m>​P[q_1 < X < q_2] = 0.50</​m>,​ com 0,25 de probabilidade abaixo de <​m>​q_1</​m>​ e acima <​m>​q_2</​m>​.
 +  - Seja uma variável aleatória com distribuição Gamma <​m>​G(\alpha=3,​ \beta=10)</​m>​
 +    - Obtenha o gráfico da função de densidade <​m>​f(x)</​m>​ e de distribuição (acumulada) <​m>​F(x)</​m>​.
 +    - Verifique como obter as probabilidades:​
 +      * <​m>​P[X > 50]</​m> ​
 +      * <​m>​P[X < 10]</​m> ​
 +      * <​m>​P[20 < X < 80]</​m> ​
 +      * <​m>​P[X < 5 ou X > 90]</​m>​
 +    - Verifique como obter os quantis
 +      * q tal que <​m>​P[X > q] = 0.90 </​m> ​  
 +      * q tal que <​m>​P[X < q] = 0.10</​m> ​  
 +      * <​m>​q_1</​m>​ e <​m>​q_2</​m>​ tal que <​m>​P[q_1 < X < q_2] = 0.50</​m>,​ com probabilidades abaixo de <​m>​q_1</​m>​ e acima <​m>​q_2</​m>​ de 0,25.
 +    - Verifique como obter os quartis da distribuição ​        
 +  - Verificar as expressões das distribuições <​m>​t</​m>,​ <​m>​chi^2</​m>​ e <​m>​F</​m>​ (ver sessão 7.7 em Bussab e Morettin) e como obter probabilidades q quantis utilizando as tabelas. \\
 +  - Seja <​m>​X</​m>​ uma variável aleatória com distribuição <​m>​t_(8)</​m>​ (<​m>​t</​m>​Student com <​m>​\nu=8</​m>​ graus de liberdade). Obtenha usando a tabela da distribuição:​
 +    - <​m>​P[X > 1.5]</​m>​
 +    - <​m>​P[-2 <  X < 2]</​m>​
 +    - <​m>​k</​m>​ tal que <​m>​P[|X| < k ] = 0.80</​m> ​
 +    - <​m>​k</​m>​ tal que <​m>​P[X < k ] = 0.10</​m> ​
 +    - os quartis da distribuição
 +  - Seja <​m>​X</​m>​ uma variável aleatória com distribuição <​m>​\chi_(12)</​m>​ (<​m>​qui-quadrado</​m>​ com <​m>​\nu=12</​m>​ graus de liberdade). Obtenha usando a tabela da distribuição:​
 +    - <​m>​P[X > 20]</​m>​
 +    - <​m>​P[X < 5]</​m>​
 +    - <​m>​P[10 <  X < 25]</​m>​
 +    - <​m>​k</​m>​ tal que <​m>​P[|X| < k ] = 0.80</​m> ​
 +    - <​m>​k</​m>​ tal que <​m>​P[X < k ] = 0.10</​m> ​
 +    - os quartis da distribuição
 +
 +
  

QR Code
QR Code disciplinas:ce003r-2011-02:historico (generated for current page)