Não foi possível enviar o arquivo. Será algum problema com as permissões?
Diferenças

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Próxima revisão Ambos lados da revisão seguinte
disciplinas:ce071-2014-01 [2014/04/03 16:10]
walmes
disciplinas:ce071-2014-01 [2014/04/07 19:13]
walmes
Linha 3: Linha 3:
 {{ http://​www.visualreporting.dk/​en/​images/​r-project-consultant.png?​480|}} {{ http://​www.visualreporting.dk/​en/​images/​r-project-consultant.png?​480|}}
  
-===== Detalhes da oferta da disciplina ​=====+==== Detalhes da oferta da disciplina ====
  
   * Professor: [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes|Walmes Marques Zeviani]], ([[http://​www.leg.ufpr.br|LEG:​ Laboratório de Estatística e Geoinformação]])   * Professor: [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes|Walmes Marques Zeviani]], ([[http://​www.leg.ufpr.br|LEG:​ Laboratório de Estatística e Geoinformação]])
Linha 12: Linha 12:
   * Atendimento:​ Segunda, 19:​00-20:​30h.   * Atendimento:​ Segunda, 19:​00-20:​30h.
  
-===== Scripts, notas e documentos ​======+==== Scripts, notas e documentos ====
  
 <note tip> <note tip>
Linha 20: Linha 20:
 {{url>​http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce071-2014-01/​ 800px, 600px center}} {{url>​http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce071-2014-01/​ 800px, 600px center}}
  
-===== Histórico das Aulas do Curso ======+==== Histórico das Aulas do Curso ====
  
 Abaixo o histórico de atividades realizadas em classe e atividades extra classe aplicadas. Abaixo o histórico de atividades realizadas em classe e atividades extra classe aplicadas.
Linha 91: Linha 91:
   - 25/06   - 25/06
  
-===== Links úteis ​======+==== Links úteis ====
  
   * {{http://​www.ats.ucla.edu/​stat/​sas/​examples/​chp/​|Regression Analysis by Example, by Chatterjee, Hadi and Price}}: scripts;   * {{http://​www.ats.ucla.edu/​stat/​sas/​examples/​chp/​|Regression Analysis by Example, by Chatterjee, Hadi and Price}}: scripts;
Linha 108: Linha 108:
   * {{http://​statweb.stanford.edu/​~jtaylo/​courses/​stats203/​notes/​diagnostics.pdf|Resumo de medidas de diagnóstico (com exemplos)}}   * {{http://​statweb.stanford.edu/​~jtaylo/​courses/​stats203/​notes/​diagnostics.pdf|Resumo de medidas de diagnóstico (com exemplos)}}
  
-===== Avaliações ​======+==== Avaliações ====
  
 === Trabalho 1 === === Trabalho 1 ===
Linha 163: Linha 163:
  
 results <- replicate(10000,​ mysimula) results <- replicate(10000,​ mysimula)
 +</​code>​
 +
 +=== Trabalho 3 ===
 +
 +  * Programar funções para obter:
 +    * Resíduos ordinários,​ padronizados e studentizados;​
 +    * Valores de alavancagem;​
 +    * Distância de Cook;
 +    * DFfits, DFbetas;
 +  * As funções devem receber como argumentos as matrizes X e y e retornas as respectivas medidas;
 +
 +  * Alavancagem
 +<​latex>​
 +h_i = H_ii\\
 +h = diag(H) = diag(X(X^\top X)^{-1}X^\top)\\
 +</​latex>​
 +
 +  * Resíduos crus
 +<​latex>​
 +e_i = y_i - \hat{y}_i\\
 +e = y - \hat{y}\\
 +e = y - X\hat{\beta}
 +</​latex>​
 +
 +  * Resíduos padronizados (ou internamente studentizados)
 +<​latex>​
 +r_i = \dfrac{e_i}{s(e_i)} = \dfrac{e_i}{\hat{sigma}\sqrt{1-H_{ii}}}
 +</​latex>​
 +
 +  * Resíduos studentizados (ou externamente studentizados)
 +<​latex>​
 +r_i = \dfrac{e_i}{s(e_i)} = \dfrac{e_i}{\hat{\sigma}_{-i}\sqrt{1-H_{ii}}}\\
 +\hat{\sigma}_{-i}^2 = \dfrac{(n-p)\hat{\sigma}^2-\frac{e_i}{1-H_{ii}}}{(n-1)-p}
 +</​latex>​
 +
 +  * Distância de Cook
 +<​latex>​
 +D_i = \dfrac{(\hat{y}-\hat{y}_{i(-i)})^\top (\hat{y}-\hat{y}_{i(-i)})}{p\hat{\sigma}^2} = 
 +\dfrac{1}{p}\cdot\dfrac{h_i}{(1-h_i)}\cdot\dfrac{e_i^2}{\sigma^2(1-h_i)}
 +</​latex>​
 +
 +  * DFfits
 +<​latex>​
 +dffits_i = \dfrac{\hat{y}_i-\hat{y}_{i(-i))}}{\sigma_{-i}\sqrt{1-h_i}} = \left( \dfrac{p\cdot D_i \hat{\sigma}^2}{\hat{\sigma}^2_{-i}} \right )^{1/2}
 +</​latex>​
 +
 +  * DFbetas
 +<​latex>​
 +dbetas_i = \dfrac{\hat{\beta}-\hat{\beta}_{-i}}{\sigma_{-i}\sqrt{\text{diag}((X^\top X)^{-1})}}\\
 +</​latex>​
 +
 +
 </​code>​ </​code>​
  
 <code R> <code R>
-da <data.frame(cat=gl(3,​3),​ x=10*(1:​9)) +##----------------------------------------------------------------------------- 
-X <model.matrix(~x,​ da); X + 
-X <model.matrix(~cat,​ da); X +require(car
-X <model.matrix(~cat+x, da); X + 
-X <model.matrix(~cat*x, da); X +##----------------------------------------------------------------------------- 
-X <- model.matrix(~cat:x, da); X +## Dados sobre o preço de leitão ​(pricede relógios antigos ​(do avôem 
-X <- model.matrix(~cat/x, da); X +## função da idade do relógio ​(agee do número de potenciais 
-X <- model.matrix(~-1+cat/x, da); X+## compradores ​(bidders).
  
 da <- da <-
-    read.table("​http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​data/​business_economics_dataset/​EXAMPLES/​REALESTA.DAT",+    read.table("​http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​data/​business_economics_dataset/​EXAMPLES/​GFCLOCKA.DAT",
                ​header=FALSE)                ​header=FALSE)
-names(da) <- c("​number","​saleprice","​landvalue","​improvvalue","​area"​)+
 str(da) str(da)
  
 +## Essa coluna removida é o produto de age*bidders
 +da <- da[,-4]
  
-</code>+names(da) ​<- c("​age",​ "​bidders",​ "​price"​) 
 +str(da)
  
-<code R> +##​----------------------------------------------------------------------------- 
-du <- +## Dados sobre o salário em função dos anos de experiência de uma 
-    read.table("​http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​data/​duster_venda_260314.txt", +## amostra de trabalhadores sociais. 
-               ​header=TRUE, sep="​\t"​+ 
-str(du)+db <- 
 +    read.table("​http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​data/​business_economics_dataset/​EXAMPLES/​SOCWORK.DAT", 
 +               ​header=FALSE
 + 
 +names(db) <- c("​yrsexp",​ "​salary"​)
  
 +##​-----------------------------------------------------------------------------
 </​code>​ </​code>​
  
  
-===== Links de arquivos e dados disponibilizados pelos alunos ​=====+==== Links de arquivos e dados disponibilizados pelos alunos ====
  
 {{threads>​pessoais:​walmes:​ce071-2014-01:​discussion}} {{threads>​pessoais:​walmes:​ce071-2014-01:​discussion}}

QR Code
QR Code disciplinas:ce071-2014-01 (generated for current page)