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disciplinas:ce071-2014-01 [2014/04/17 11:34] walmes |
disciplinas:ce071-2014-01 [2014/04/30 18:50] walmes |
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Linha 64: | Linha 64: | ||
* Estudo sobre o preço de veículos em função da quilometragem e tipo de câmbio; | * Estudo sobre o preço de veículos em função da quilometragem e tipo de câmbio; | ||
* Especificação e testes de hipóteses entre modelos aninhados. | * Especificação e testes de hipóteses entre modelos aninhados. | ||
- | - 31/03 | + | - 31/03: |
- | - 02/04 | + | * Ajuste do modelo e previsão de valores; |
- | - 07/04 | + | * Intervalos de confiança e intervalos de predição. |
- | - 09/04 | + | - 02/04: |
- | - 14/04 | + | * Análise dos pressupostos do modelo; |
- | - 16/04 | + | * Medidas de influência; |
- | - 21/04 | + | * Tipos de resíduos (crus, padronizados, studentizados); |
- | - 23/04 | + | * DFfits, DFbetas e distância de Cook; |
- | - 28/04 | + | - 07/04: |
+ | * Análise dos resíduos e medidas de influência; | ||
+ | * Prática de regressão linear múltipla com o R; | ||
+ | * Estudo sobre o preço de relógios antigos; | ||
+ | * Estudo sobre o salário de trabalhadores sociais. | ||
+ | - 09/04: | ||
+ | * Medidas de colinearidade; | ||
+ | * Fator de inflação da variância. | ||
+ | - 14/04: | ||
+ | * Polinômios ortogonais; | ||
+ | * Centralização das variáveis; | ||
+ | * Prática de regressão linear múltipla com o R; | ||
+ | * Estudo sobre nível de ddt em peixes; | ||
+ | * Estudo sobre o gasto em consumo de alimentos por família. | ||
+ | - 16/04: | ||
+ | * Seleção de variáveis; | ||
+ | * Seleção forward, backwad e stepwise baseados em critérios de informação (AIC e BIC); | ||
+ | - 23/04: | ||
+ | * Prática de regressão linear múltipla com o R; | ||
+ | * Estudo sobre a qualidade de vinhos; | ||
+ | * Estudo sobre o salario de executivos. | ||
+ | - 28/04: | ||
+ | * Variáveis categóricas no modelo de regressão; | ||
+ | * Estudo das interações. | ||
- 30/04 | - 30/04 | ||
- 05/05 | - 05/05 | ||
Linha 93: | Linha 116: | ||
==== Links úteis ==== | ==== Links úteis ==== | ||
+ | === Cursos, dados e scripts sobre Regressão Linear === | ||
* {{http://www.ats.ucla.edu/stat/sas/examples/chp/|Regression Analysis by Example, by Chatterjee, Hadi and Price}}: scripts; | * {{http://www.ats.ucla.edu/stat/sas/examples/chp/|Regression Analysis by Example, by Chatterjee, Hadi and Price}}: scripts; | ||
* {{http://www.ats.ucla.edu/stat/sas/examples/chp/chpsas_dl.htm|Regression Analysis by Example, by Chatterjee, Hadi and Price}}: dados em txt; | * {{http://www.ats.ucla.edu/stat/sas/examples/chp/chpsas_dl.htm|Regression Analysis by Example, by Chatterjee, Hadi and Price}}: dados em txt; | ||
Linha 99: | Linha 123: | ||
* {{http://www.stat.ufl.edu/~winner/Regression_Examples.html|Regression Examples}}: dados e scripts de análises em R e $A$; | * {{http://www.stat.ufl.edu/~winner/Regression_Examples.html|Regression Examples}}: dados e scripts de análises em R e $A$; | ||
+ | === Cartões de referência === | ||
* {{http://www2.kenyon.edu/Depts/Math/hartlaub/Math305%20Fall2011/R.htm|Resumo de comandos R e pacotes para regressão}}; | * {{http://www2.kenyon.edu/Depts/Math/hartlaub/Math305%20Fall2011/R.htm|Resumo de comandos R e pacotes para regressão}}; | ||
* {{http://cran.r-project.org/doc/contrib/Ricci-refcard-regression.pdf|Cartão de referência para regressão}}; | * {{http://cran.r-project.org/doc/contrib/Ricci-refcard-regression.pdf|Cartão de referência para regressão}}; | ||
+ | === Medidas de diagnóstico === | ||
* {{http://www.stats.ox.ac.uk/~burke/Linear%20Models/Linear%20Models%20Notes.pdf|Slides de curso completo de Regressão Linear}}; | * {{http://www.stats.ox.ac.uk/~burke/Linear%20Models/Linear%20Models%20Notes.pdf|Slides de curso completo de Regressão Linear}}; | ||
* {{http://statweb.stanford.edu/~jtaylo/courses/stats203/notes/diagnostics.pdf|Slides de medidas de diagnóstico}}; | * {{http://statweb.stanford.edu/~jtaylo/courses/stats203/notes/diagnostics.pdf|Slides de medidas de diagnóstico}}; | ||
Linha 107: | Linha 133: | ||
* {{http://courses.washington.edu/b515/l7.pdf|Exemplos de diagnóstico}}; | * {{http://courses.washington.edu/b515/l7.pdf|Exemplos de diagnóstico}}; | ||
* {{http://statweb.stanford.edu/~jtaylo/courses/stats203/notes/diagnostics.pdf|Resumo de medidas de diagnóstico (com exemplos)}} | * {{http://statweb.stanford.edu/~jtaylo/courses/stats203/notes/diagnostics.pdf|Resumo de medidas de diagnóstico (com exemplos)}} | ||
+ | |||
+ | === Regressão com variáveis categóricas === | ||
+ | * {{http://www.sagepub.com/upm-data/21120_Chapter_7.pdf|Dummy-Variable Regression}}; | ||
+ | * {{http://gauss.stat.su.se/gu/e/slides/F6-Dummy-Variable.pdf|Dummy variable regression models}}; | ||
+ | * {{http://socserv.socsci.mcmaster.ca/jfox/Courses/SPIDA/dummy-regression-notes.pdf|Dummy-Variable Regression}}; | ||
+ | * {{https://www.princeton.edu/~slynch/soc504/expanding_ols.pdf|Expanding the Model Capabilities: Dummy Variables, Interactions, and Nonlinear Transformations}}. | ||
==== Avaliações ==== | ==== Avaliações ==== | ||
Linha 221: | Linha 253: | ||
require(lattice) | require(lattice) | ||
require(latticeExtra) | require(latticeExtra) | ||
- | require(car) | ||
- | |||
- | ## Função vif da página da Professora Dra Sueli Giolo. | ||
- | source("http://people.ufpr.br/~giolo/CE071/Exemplos/vif.R") | ||
##----------------------------------------------------------------------------- | ##----------------------------------------------------------------------------- | ||
- | ## Dados de gasto com alimentação (foodcons) em função da receita da | + | ## Lendo dados sobre os joagadores da liga européia de futebol. |
- | ## família (income) e do número de membros (size). | + | |
- | ## | + | |
- | ## Ajuste um modelo com foodcons~income+size. Faça uma análise | + | |
- | ## completa do modelo e verifique se há necessidade de modificações. Se | + | |
- | ## sim, proceda e justifique. | + | |
da <- | da <- | ||
- | read.table("http://www.leg.ufpr.br/~walmes/data/business_economics_dataset/EXERCISE/DCFOOD.DAT") | + | read.table("http://www.leg.ufpr.br/~walmes/data/euro_football_players.txt", |
- | names(da) <- c("house","foodcons","income","size") | + | header=TRUE, sep="\t", quote="", encoding="utf-8") |
str(da) | str(da) | ||
+ | |||
+ | da <- subset(da, select=c("pos","kg","cm")) | ||
+ | |||
+ | da$gk <- ifelse(da$pos=="GK", 1, -1) | ||
+ | da$gk[grep("^M\\(?.?\\)?$", da$pos)] <- 0 | ||
+ | |||
+ | da <- subset(da, gk>=0) | ||
+ | str(da) | ||
+ | |||
+ | names(da)[2:3] <- c("peso","altura") | ||
+ | table(da$gk) | ||
+ | |||
+ | xyplot(peso~altura|gk, data=da) | ||
##----------------------------------------------------------------------------- | ##----------------------------------------------------------------------------- | ||
- | ## Engenheiros mediram o comprimento (length, cm) e o peso (weight, g) e | + | ## Preço dos carros em função da categoria (simples, sedan ou cross). |
- | ## o nível de DDT (ddt, ppm) para 144 peixes capturados. Além do mais, a | + | |
- | ## distância de captura rio acima (mile), o rio (river) e a espécie do | + | |
- | ## peixe (species) também foram registrados. | + | |
- | ## | + | |
- | ## Ajuste um modelo com ddt~mile+length+weight. Faça uma análise | + | |
- | ## completa do modelo e verifique se há necessidade de modificações. Se | + | |
- | ## sim, proceda e justifique. | + | |
db <- | db <- | ||
- | read.table("http://www.leg.ufpr.br/~walmes/data/business_economics_dataset/EXERCISE/DDT.DAT") | + | read.table("http://www.leg.ufpr.br/~walmes/data/hb20_venda_webmotors_280314.txt", |
- | names(db) <- c("river","mile","species","length","weight","ddt") | + | header=TRUE, sep="\t") |
str(db) | str(db) | ||
+ | |||
+ | db <- subset(db, select=c("carro","km","preco")) | ||
+ | db <- transform(db, km=km/1000, preco=preco/1000) | ||
+ | |||
+ | xyplot(preco~km|carro, data=db) | ||
+ | |||
+ | ##----------------------------------------------------------------------------- | ||
+ | |||
+ | require(alr3) | ||
+ | |||
+ | str(sleep1) | ||
+ | str(ais) | ||
+ | str(twins) ## 6.4. | ||
+ | str(BGSall) ## 6.6. | ||
+ | str(cathedral) ## 6.10. | ||
+ | str(salary) ## 6.13. | ||
+ | str(mile) ## 6.18. | ||
##----------------------------------------------------------------------------- | ##----------------------------------------------------------------------------- |