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disciplinas:ce083-2013-01 [2013/05/22 14:28]
walmes
disciplinas:ce083-2013-01 [2013/06/21 16:30]
walmes
Linha 63: Linha 63:
     * Leitura de dados disponíveis na web no formato texto corrido, fwf e csv;     * Leitura de dados disponíveis na web no formato texto corrido, fwf e csv;
     * Parâmetros gráficos: rotação dos eixos, uso de cores;     * Parâmetros gráficos: rotação dos eixos, uso de cores;
 +  - 23/05:
 +    * Leitura de dados no formato html;
 +    * Leitura de dados de planilhas eletrônicas (xls);
 +    * Fusão de tabelas de dados (merge);
 +    * <WRAP left round todo 90%>
 +Trabalho 1 (vale 2 sabatinas) em dupla: Pegar um conjunto de dados do [[http://​www.ipeadata.gov.br/​|ipeadata]] com uma variável registrada em pelo menos 2 anos à nível municipal e abrangendo o Brasil. Entregar relatório de análise dos dados impresso na aula do dia 28/05. Tomar como referência o exemplo em [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2013-01/​t1.pdf|t1.pdf]]. Conforme o exemplo, o relatório deve ter no máximo 2 páginas, com texto, figuras e/ou tabelas que descrevam os dados, destacando informações relevantes, etc..
 +</​WRAP>​
 +  - 28/05:
 +    * Junção de tabelas de dados (merge);
 +    * Tabelas de frequência;​
 +    * Gráficos de frequência e anotações de texto no gráfico;
 +    * Gráfico de segmentos, média e amplitude;
 +    * Reordenação de níveis de um fator;
 +  - 04/06:
 +    * Análise exploratória de dados categóricos (ou qualitativos);​
 +    * Tabelas de frequência simples e cruzada;
 +    * Gráficos de barras, setores e mosaico;
 +    * Tratamento de strings;
 +    * Operações e visualizações de dados no tempo (datas);
 +    * Visualização de dados espaciais;
 +    * Paleta de cores.
 +    * <WRAP left round todo 90%>
 +Trabalho 2 (vale 3 sabatinas) em trio: Fazer o download do aquivo [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2013-01/​actrans2009.zip|actrans2009.zip]]. O zip contém 12 arquivos de planilha eletrônica (.xls) uma para cada mês do ano de 2009. Cada planilha contém 4 tabelas (Acidente-rodovia,​ Veículos, Pessoas, Condutores). O conteúdo das planilhas é referente aos acidentes de transito das rodovias federais do Paraná, para o ano de 2009. Os dados são todos vinculados pelo número da ocorrência,​ presente em todas as tabelas. Na tabela Acidente-rodovia tem-se a descrição das condições do acidente, como hora de ocorrência,​ localização,​ causa. Na tabela Veículos tem-se a descrição destes, como ano, placa, marca. Na tabela Pessoas sobre pessoas envolvidas, como os passageiros e testemunhas. Na tabela Condutores tem informações como idade, sexo e estado civil. O objetivo da análise destes dados é descrever a frequência dos acidentes com relação às variáveis disponíveis:​ hora do acidente, condição meteorológica,​ causa do acidente, ano, tipo e quantidade de ocupantes do veiculo, idade, sexo, estado civil e categoria de habilitação do condutor. Para isso deve-se importar, para os 12 meses, as tabelas de Acidente-rodovia,​ Veículos e Condutores para fazer uma análise com todos os meses do ano. Para representar os resultados pode-se usar tabelas (de frequência simples e cruzada, médias ou outras estatísticas) e gráficos (histogramas,​ gráficos de barras, de setores, de caixas, diagramas de dispersão, de mosaico, de séries no tempo, mapas). Para avaliação deve-se montar um relatório de análise de dados com texto introdutório (justificativa e objetivos) e descrição da análise e seus resultados. Gráficos e tabelas inseridos devem ser comentados, com sua informação usada no texto. Eles devem ter tamanhos apropriados,​ serem legíveis, com legenda e numeração sequencial no texto. O relatório deve encaminhar para alguma conclusão à respeito dos resultados. Pense que você está informando pessoas dos orgãos ligados ao transporte e/ou saúde e seguradoras que vão usar do seu relatório para tomarem decisões (investimento,​ por exemplo). Entregar relatório impresso na aula do dia 13/06. Não exceder 4 páginas. Depois dessa data o relatório apenas 1.5 sabatinas. Os interessados em ganhar desempenho devem ler [[http://​www.r-statistics.com/​2010/​05/​exporting-r-output-to-ms-word-with-r2wd-an-example-session/​|Exporting R output to MS-Word with R2wd]].
 +</​WRAP>​
 +  - 06/06:
 +    * Alterando a forma das tabelas de dados (ampla/​longa);​
 +    * Estatísticas por grupos;
 +    * Ordenando tabelas;
 +    * Gráficos com barras de erros.
 +  - 11/06:
 +    * Construção de funções, argumentos, corpo e resultados;
 +    * Gráficos de funções paramétricas;​
 +  - 13/06:
 +    * Funções, argumentos com valor padrão, mensagens de aviso e notificação;​
 +    * Geração de números aleatórios;​
 +  - 18/06:
 +    * Funções para calcular a densidade, a densidade acumulada, a inversa da densidade acumulada e para gerar números aleatórios de distribuições de probabilidade;​
 +  - 20/06:
 +    * Mais sobre geração de números aleatórios com uso de métodos numéricos;
 +    * Distribuições de probabilidade mais comuns em aplicações de estatística;​
 +    * <WRAP left round todo 90%>
 +Trabalho 3 (vale 1 sabatina) dupla ou trio: Fazer o download do documento de exemplo [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2013-01/​t3.pdf|trabalho3.zip]]. Este documento é um exemplo de como o trabalho deve ser feito. **Deve ser entregue um documento impresso e não mais envido um script por e-mail**. Os grupos, as distribuições de probabilidade e o sorteio das distribuições para os grupos estão no script da aula [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2013-01/​ce083-2013-01-aula18.R|aula18.R]]. Entregar no dia 27/06.
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