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disciplinas:ce083-2013-01 [2013/06/05 13:35]
walmes
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walmes
Linha 67: Linha 67:
     * Leitura de dados de planilhas eletrônicas (xls);     * Leitura de dados de planilhas eletrônicas (xls);
     * Fusão de tabelas de dados (merge);     * Fusão de tabelas de dados (merge);
-    * <​WRAP ​center ​round todo 90%>+    * <​WRAP ​left round todo 90%>
 Trabalho 1 (vale 2 sabatinas) em dupla: Pegar um conjunto de dados do [[http://​www.ipeadata.gov.br/​|ipeadata]] com uma variável registrada em pelo menos 2 anos à nível municipal e abrangendo o Brasil. Entregar relatório de análise dos dados impresso na aula do dia 28/05. Tomar como referência o exemplo em [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2013-01/​t1.pdf|t1.pdf]]. Conforme o exemplo, o relatório deve ter no máximo 2 páginas, com texto, figuras e/ou tabelas que descrevam os dados, destacando informações relevantes, etc.. Trabalho 1 (vale 2 sabatinas) em dupla: Pegar um conjunto de dados do [[http://​www.ipeadata.gov.br/​|ipeadata]] com uma variável registrada em pelo menos 2 anos à nível municipal e abrangendo o Brasil. Entregar relatório de análise dos dados impresso na aula do dia 28/05. Tomar como referência o exemplo em [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2013-01/​t1.pdf|t1.pdf]]. Conforme o exemplo, o relatório deve ter no máximo 2 páginas, com texto, figuras e/ou tabelas que descrevam os dados, destacando informações relevantes, etc..
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Linha 84: Linha 84:
     * Visualização de dados espaciais;     * Visualização de dados espaciais;
     * Paleta de cores.     * Paleta de cores.
-    * <WRAP left round todo 100%> +    * <WRAP left round todo 90%> 
-Trabalho 2 (vale 3 sabatinas) em trio: Fazer o download do aquivo [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2013-01/​actrans2009.zip|actrans2009.zip]]. O zip contém 12 arquivos de planilha eletrônica (.xls) uma para cada mês do ano de 2009. Cada planilha contém 4 tabelas (Acidente-rodovia,​ Veículos, Pessoas, Condutores). O conteúdo das planilhas é referente aos acidentes de transito das rodovias federais do Paraná, para o ano de 2009. Os dados são todos vinculados pelo número da ocorrência,​ presente em todas as tabelas. Na tabela Acidente-rodovia tem-se a descrição das condições do acidente, como hora de ocorrência,​ localização,​ causa. Na tabela Veículos tem-se a descrição destes, como ano, placa, marca. Na tabela Pessoas sobre pessoas envolvidas, como os passageiros e testemunhas. Na tabela Condutores tem informações como idade, sexo e estado civil. O objetivo da análise destes dados é descrever a frequência dos acidentes com relação às variáveis disponíveis:​ hora do acidente, condição meteorológica,​ causa do acidente, ano, tipo e quantidade de ocupantes do veiculo, idade, sexo, estado civil e categoria de habilitação do condutor. Para isso deve-se importar, para os 12 meses, as tabelas de Acidente-rodovia,​ Veículos e Condutores para fazer uma análise com todos os meses do ano. Para representar os resultados pode-se usar tabelas (de frequência simples e cruzada, médias ou outras estatísticas) e gráficos (histogramas,​ gráficos de barras, de setores, de caixas, diagramas de dispersão, de mosaico, de séries no tempo, mapas). Para avaliação deve-se montar um relatório de análise de dados com texto introdutório (justificativa e objetivos) e descrição da análise e seus resultados. Gráficos e tabelas inseridos devem ser comentados, com sua informação usada no texto. Eles devem ter tamanhos apropriados,​ serem legíveis, com legenda e numeração sequencial no texto. O relatório deve encaminhar para alguma conclusão à respeito dos resultados. Pense que você está informando pessoas dos orgãos ligados ao transporte e/ou saúde e seguradoras que vão usar do seu relatório para tomarem decisões (investimento,​ por exemplo). Entregar relatório impresso na aula do dia 13/06. Não exceder 4 páginas. Depois dessa data o relatório apenas 1.5 sabatinas.+Trabalho 2 (vale 3 sabatinas) em trio: Fazer o download do aquivo [[http://​www.leg.ufpr.br/​~walmes/​ensino/​ce083-2013-01/​actrans2009.zip|actrans2009.zip]]. O zip contém 12 arquivos de planilha eletrônica (.xls) uma para cada mês do ano de 2009. Cada planilha contém 4 tabelas (Acidente-rodovia,​ Veículos, Pessoas, Condutores). O conteúdo das planilhas é referente aos acidentes de transito das rodovias federais do Paraná, para o ano de 2009. Os dados são todos vinculados pelo número da ocorrência,​ presente em todas as tabelas. Na tabela Acidente-rodovia tem-se a descrição das condições do acidente, como hora de ocorrência,​ localização,​ causa. Na tabela Veículos tem-se a descrição destes, como ano, placa, marca. Na tabela Pessoas sobre pessoas envolvidas, como os passageiros e testemunhas. Na tabela Condutores tem informações como idade, sexo e estado civil. O objetivo da análise destes dados é descrever a frequência dos acidentes com relação às variáveis disponíveis:​ hora do acidente, condição meteorológica,​ causa do acidente, ano, tipo e quantidade de ocupantes do veiculo, idade, sexo, estado civil e categoria de habilitação do condutor. Para isso deve-se importar, para os 12 meses, as tabelas de Acidente-rodovia,​ Veículos e Condutores para fazer uma análise com todos os meses do ano. Para representar os resultados pode-se usar tabelas (de frequência simples e cruzada, médias ou outras estatísticas) e gráficos (histogramas,​ gráficos de barras, de setores, de caixas, diagramas de dispersão, de mosaico, de séries no tempo, mapas). Para avaliação deve-se montar um relatório de análise de dados com texto introdutório (justificativa e objetivos) e descrição da análise e seus resultados. Gráficos e tabelas inseridos devem ser comentados, com sua informação usada no texto. Eles devem ter tamanhos apropriados,​ serem legíveis, com legenda e numeração sequencial no texto. O relatório deve encaminhar para alguma conclusão à respeito dos resultados. Pense que você está informando pessoas dos orgãos ligados ao transporte e/ou saúde e seguradoras que vão usar do seu relatório para tomarem decisões (investimento,​ por exemplo). Entregar relatório impresso na aula do dia 13/06. Não exceder 4 páginas. Depois dessa data o relatório apenas 1.5 sabatinas. Os interessados em ganhar desempenho devem ler [[http://​www.r-statistics.com/​2010/​05/​exporting-r-output-to-ms-word-with-r2wd-an-example-session/​|Exporting R output to MS-Word with R2wd]].
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 +  - 06/06 (previsto):
 +    * Mudando a forma dos dados de longo para amplo para longo (pacote reshape);
 +    * Mais funções para tarefas por grupos (pacote plyr);
  

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