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paulojus
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 ^ Data ^ Conteúdo ^ Leitura ^ Exercícios ^ Tópico ^ ^ Data ^ Conteúdo ^ Leitura ^ Exercícios ^ Tópico ^
-| 02/08 Ter |Informações sobre o curso. Uma discussão sobre algumas possíveis extensões do modelo de regressão: GLM, modelos com respostas transformadas,​ segmentados,​ modelos não-lineares. Modelos paramétricos,​ não paramétricos e semi-paramétricos. ​0bservações ​não independentes. |Cap 1 - Introdução \\ Livro do Faraway | [[#​02/​08|Ver abaixo]] | [[#​02/​08|Ver abaixo]] |  ​+| 02/08 Ter |Informações sobre o curso. Uma discussão sobre algumas possíveis extensões do modelo de regressão: GLM, modelos com respostas transformadas,​ segmentados,​ modelos não-lineares. Modelos paramétricos,​ não paramétricos e semi-paramétricos. ​Observações ​não independentes. |Cap 1 - Introdução \\ Livro do Faraway | [[#​02/​08|Ver abaixo]] | [[#​02/​08|Ver abaixo]] |  ​
 | 04/08 Qui |Discussão da turma sobre os dois exemplos e opções para ajuste de modelos | |  |  |  ​ | 04/08 Qui |Discussão da turma sobre os dois exemplos e opções para ajuste de modelos | |  |  |  ​
-| 09/08 Ter |Apresentações:​ Modelos de regressão segmentada e respostas ​transformadas ​| |  |  |  ​+| 09/08 Ter |Apresentações:​ Modelos com respostas transformadas (Helds) | |  |  |   
 +| 11/08 Qui |Tópicos adicionais em transformação de variáveis. Predições na escala original. Transformação da média e GLM. Modelos não lineares. Famílias de transformação e perfilhamento de verissimilhança. |  |  |[[#​11/​08|Ver abaixo]] ​ |   
 +| 16/08 Ter |Apresentações:​ Modelos de regressão segmentada ​(Luiz) | |  |  |   
 +| 18/08 Qui |Modelos de regressão segmentada (cont) ​splines ​  | |  |[[#​18/​08|Ver abaixo]] ​ |   
 +| 23/08 Ter |Apresentações:​ transformação da média e modelo não linear (Andrey e Renata) | |  |[[#​23/​08|Ver abaixo]] ​ |   
 +| 25/08 Qui |Preparação:​ **kernel smoothing** e **smoothing splines** |Cap 11: 11.1 e 11.2 |  |  |   
 +| 30/08 Ter |Discussão dos principais aspectos e exemplos de **kernel smoothing** e **smoothing splines** | |  |  |   
 +| 01/09 Qui |Complementos ew critérios para comparação entre métodos. Validação cruzada. Relações com árvores de regressão. Idéias gerais sobre GAM - modelos aditivos generalizados | |  |  |   
 +| 06/09 Ter |Preparação - GAM's | |  |  |   
 +| 08/09 Qui |Feriado | |  |  |   
 +| 13/09 Ter |Discussão sobre GAM. Introdução aos modelos de efeitos aleatórios | |  |  |   
 +| 15/09 Qui |Viagem Professor. Estudos e preparação de materiais | |  |  |   
 +| 20/09 Ter |Modelos de efeitos aleatórios. Exemplo de medidas repetidas. Estimação | | |[[#​20/​09|Ver abaixo]] |  
 +| 22/09 Qui |Discussão ​  | | | 
 +| 27/09 Ter |  | | | 
 +| 29/09 Qui |Cálculo de verossimilhança em modelos de efeitos aleatórios com respostas ​gaussianas e não gaussianas. Métodos de integração baseados em: (i) aproximação da integral, (ii) aproximação do integrando e (iii) aproximação por simulação  ​| | 
 +| 04/10 Ter |dia não letivo - Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão ​ | | | 
 +| 06/10 Qui |  ​| | | 
 +| 11/10 Ter |  ​| | | 
 +| 13/10 Qui |  | | | 
 +| 18/10 Ter |  | | | 
 +| 20/10 Qui |  | | | 
 +| 27/10 Ter |  | | | 
 +| 29/10 Qui |Interrupção aulas - eleições ​ | | | 
 +| 01/11 Ter |Apresentação árvores I  |Conrado, Lucas e Fabíola | | 
 +| 03/11 Qui |Apresentação árvores II  |Conrado, Lucas e Fabíola | | 
 +| 08/11 Ter |Apresentação regressão heterocedástica I  |Karel e Vinícius | | 
 +| 10/11 Qui |Apresentação regressão heterocedástica II  |Karel e Vinícius | | 
 +| 15/11 Ter |Feriado ​ | | | 
 +| 17/11 Qui |Viagem do Prof. - preparação as apresentações ​ | | | 
 +| 22/11 Ter |Regressão quantílica - I  |Karen, Wagner e Luis | | 
  
 === 02/08 === === 02/08 ===
   * **Atividades**   * **Atividades**
     - Obter os materiais recomendados para o curso     - Obter os materiais recomendados para o curso
-    - Utilizando {{:​disciplinas:​ce092-2015-02:​df02.txt|este arquivo de dados}}, efetue as análises das regressões de Y1 vs x e Y2 vs x, cada uma delas com os modelos: +    - Utilizando {{:​disciplinas:​ce092-2015-02:​df02.txt|este arquivo de dados}}, efetue as análises das regressões de Y1 vs x e Y2 vs x, cada uma delas com os modelos 
-      - de regressão linear ​somples+      - de regressão linear ​simples
       - de regressão linear simples com transformação de variável resposta       - de regressão linear simples com transformação de variável resposta
        - de regressão segmentada. Defina (arbitrariamente) um "ponto de corte"        - de regressão segmentada. Defina (arbitrariamente) um "ponto de corte"
-/*    - Estudar e preparar apresentação comparando diferentes estratégias para ajuste de um conjunto de dados: modelo com transformação da resposta e modelo com transformação na função de ligação*\\  ​Utilize a transformação ''​log()''​. *+Copie o arquivo para um diretório (pasta), aponte o R para esta pasta e importe os dados com: 
 +<code R> 
 +df <- read.table("​df02.txt",​ head=TRUE) 
 +</​code>​ 
 +/*    - Estudar e preparar apresentação comparando diferentes estratégias para ajuste de um conjunto de dados: modelo com transformação da resposta e modelo com transformação na função de ligação. Utilize a transformação ''​log()''​. *
 /*    - Estudar e preparar apresentação sobre o modelo de regressão segmentado/​por partes (//​piecewise//​ ou //​segmented//​ regression). Usar o mesmo conjunto de dados do conjunto anterior. Escolha um ponto adequado como //ponto de quebra//. * /*    - Estudar e preparar apresentação sobre o modelo de regressão segmentado/​por partes (//​piecewise//​ ou //​segmented//​ regression). Usar o mesmo conjunto de dados do conjunto anterior. Escolha um ponto adequado como //ponto de quebra//. *
  
 PS: procure utilizar funções do R e tb escrever suas próprias funções para estimar os modelos. PS: procure utilizar funções do R e tb escrever suas próprias funções para estimar os modelos.
  
 +=== 11/08 ===
 +  * **Atividades**
 +    - Ainda com os dados a atividade anterior:
 +      - ajuste modelos com transformação de média (GLM) (//glm()//)
 +      - ajusta modelos não lineares (//​nls()//​) ​
 +      - comparar os modelos (anteriores e os agora definidos)
 +  * {{:​disciplinas:​ce092-2016-02:​01transforma.r|Arquivo de comandos - transformações}}
 +
 +=== 18/08 ===
 +  * {{:​disciplinas:​ce092-2016-02:​02segmentada.r|Arquivo de comandos - segmentada/​splines}}
 +
 +=== 23/08 ===
 +  * Fazer atividades sugeridas em aula
 +  * Buscar outro(s) dado(s) para aplicação dos modelos vistos até aqui. Em particular para reg segmentada e splines busque um conjunto de dados que não possua comportamento monotônico. ​
 +  * Aqui vai mais um conjunto de dados simulado<​code R>
 +set.seed(1029)
 +sim01 <- data.frame(x = c(1:10, 13:22), y = numeric(20))
 +sim01$y[1:​10] <- 20:11 + rnorm(10, 0, 1.5)
 +sim01$y[11:​20] <- seq(11, 15, len=10) + rnorm(10, 0, 1.5)
 +with(sim01, plot(x,y))
 +</​code>​
 +
 +=== 20/09 ===
 +  - Dados de Singer et. al. \\
 +Julio M. Singer, Carmen Diva Saldiva de André, Clóvis de Araújo Peres\\ **Confiabilidade e Precisão na Estimação de Médias**\\ [[http://​www.rbes.ibge.gov.br/​images/​doc/​rbe_236_jan_jun2012.pdf|Revista Brasileira de Estatística,​ v73]], n. 236, jan./jun. 2012.
 +
 +<​code>​
 +Local Concentra ​
 +1     ​170,​6 ​
 +1     ​154,​7 ​
 +1     ​136,​4 ​
 +1     ​153,​1 ​
 +2      68,0 
 +2      66,4 
 +2      70,3 
 +2      71,1 
 +3     ​151,​5 ​
 +3     ​138,​0 ​
 +3     128,4
 +3     118,1
 +4     153,9
 +4     149,1
 +4     147,5
 +4     103,8
 +5      83,9
 +5     101,4
 +5     117,3
 +5     114,1
 +</​code>​
 +  * {{:​disciplinas:​ce092-2016-02:​codigo.r|Códigos reproduzindo alguns resultados do artigo}}
 +  * [[http://​leg.ufpr.br/​~paulojus/​embrapa/​Rembrapa/​Rembrapase27.html#​x29-18300027|Exemplo de códigos com uma análise similar]] Estudar o códiugo e adaptar para análise dos dados do artigo. Interpretar os resultados e extrair resumos interessantes da análise.  ​
  

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