Não foi possível enviar o arquivo. Será algum problema com as permissões?
Diferenças

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Próxima revisão Ambos lados da revisão seguinte
projetos:fertvita [2007/03/05 07:35]
fertvita
projetos:fertvita [2007/03/23 20:02]
fertvita
Linha 3: Linha 3:
 == palavras chaves== == palavras chaves==
  
-===== Introdução ===== 
  
 +gravidez na adolescência,​ amostragem , análise de dados categorizados, ​
 +
 +
 +
 +
 +===== Participantes ===== 
 +
 +  * Clecí Körbes Pauli
 +  * Joel Maurício Corrêa da Rosa
 +  * Lourdes Fröhlich Kolling ​
 +  * Marciele do Valle Guimarães ​
 +  * Gustavo Denes Cesário Pereira
 +  * Carolina Ferreira Haluch
 +  * Simone Cidral da Costa Wandscheer
 +
 +=== Alunos da Graduação em Estatística === 
 +
 +  * Daiane
 +  * Anelize
 +  * Paulo
 +  * Jean
 +  * Maycon
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +===== Introdução =====
 +A adolescência é caracterizada pela literatura como um período de intensa necessidade de exploração e experimentação do contexto em que se vive. Tais necessidades tornam o adolescente mais vulnerável ao engajamento em comportamentos que envolvem riscos pessoais (Irwin e Millstein, 1986).
  
 Este projeto surgiu em face a experiências nas escolas de ensino fundamental e Este projeto surgiu em face a experiências nas escolas de ensino fundamental e
-médio de Piraquara que apontaram a necessidade de desenvolvimento de ações preventivas para problemas vinculados à gravidez na adolescência.+médio de Piraquara que apontaram a necessidade de desenvolvimento de ações preventivas para problemas vinculados à gravidez na adolescência. ​ 
 + 
 +O Instituto Fertvita entrou em contato com a Coordenação do Curso de Estatística da UFPR que vislumbrou a possibilidade de inserir alunos na graduação no processo de elaboração e execução desta pesquisa. Com isto, foi feita a divulgação em turmas de períodos de início de curso e alunos demonstraram interesse em aderir ao projeto
  
 O município de Piraquara possui condições sócio-econômicas(IDH=0,​744) bem abaixo da média ​ O município de Piraquara possui condições sócio-econômicas(IDH=0,​744) bem abaixo da média ​
Linha 18: Linha 51:
 {{projetos:​fertvita:​gravidezprecocefichamento1.doc|Clecí 1}} {{projetos:​fertvita:​gravidezprecocefichamento1.doc|Clecí 1}}
 {{projetos:​fertvita:​gravidezprecocefichamento1.doc|Clecí 2}} {{projetos:​fertvita:​gravidezprecocefichamento1.doc|Clecí 2}}
- 
  
 ===== Objetivos ===== ===== Objetivos =====
Linha 32: Linha 64:
  
 amostra: (a ser definida) amostra: (a ser definida)
- 
  
  
Linha 44: Linha 75:
   * Relacionamento Familiar   * Relacionamento Familiar
   * Histórico de gravidez precoce na família   * Histórico de gravidez precoce na família
- 
  
 ===== Questionário ===== ===== Questionário =====
Linha 50: Linha 80:
 Uma das grandes dificuldades na formulação deste questionário diz respeito à formulação das questões. O tema a ser discutido com os adolescentes é polêmico e algumas perguntas podem causar constrangimento. Abaixo aparece uma sequência de informações possivelmente relacionadas com o objeto de pesquisa. Uma das grandes dificuldades na formulação deste questionário diz respeito à formulação das questões. O tema a ser discutido com os adolescentes é polêmico e algumas perguntas podem causar constrangimento. Abaixo aparece uma sequência de informações possivelmente relacionadas com o objeto de pesquisa.
  
-   ​- ​Identificação do Adolescente +**Identificação do Adolescente*
-   * Idade: ​12 (  ) 13(  )  14(  )  15(  )  16(  )  17(  )  18(  )+ ​---- 
 +Idade: ​
  
-   * Escola: +12 (  ) 13(  )  14(  )  15(  )  ​16(  )  ​17(  )  ​18(  ) 
-   (  )Colégio Estadual Gilberto Alves do Nascimento +---
-   (  )Colégio Estadual João Batista Vera +Escola:
-   (  )Colégio Estadual Professor Mário Brandão Teixeira Braga +
-   (  )Colégio Estadual Romário Martins +
-   ​( ​ )Colégio Estadual Vila Macedo +
-    +
-   * Série/ano: 7ªE.F.(  ) 8ªE.F.( ​ ) 1ºE.M.(  ) 2ºE.M.( ​ ) 3ºE.M.(  ) 4ºE.M ​Mag.(  )+
  
-   * Turno: Matutino( ​ )  Vespertino( ​ )  Noturno(  )+(  )Colégio Estadual Gilberto Alves do Nascimento
  
-   * Sexo: Feminino( ​ )  Masculino(  )+(  )Colégio Estadual João Batista Vera
  
-   - Condições Sócio-Econômicas +(  )Colégio Estadual Professor Mário Brandão Teixeira Braga 
-   * Escolaridade do pai: + 
-   ​(  )pós-graduação:​ (  )especialização (  )mestrado ​ ​( ​ )doutorado +(  )Colégio Estadual Romário Martins 
-   ​(  )ensino superior completo + 
-   ​( ​ )ensino superior ​incompleto ou cursando +(  )Colégio Estadual Vila Macedo 
-   (  )ensino médio (antigo 2º grau) - completo +----    
-   ​(  )ensino médio (antigo 2º grau) - incompleto +Série/​ano:​ 
-   (  )ensino fundamental - 5ª a 8ª série completo +7ªE.F.( ​ )  
-   ​(  )ensino fundamental - 5ª a 8ª série ​incompleto + 
-   (  )ensino fundamental - 1ª a 4ª série completo +8ªE.F.( ​ )  
-   ​(  )ensino fundamental - 1ª a 4ª série ​incompleto + 
-   ​(  )analfabeto+1ºE.M.( ​ )  
 + 
 +2ºE.M.( ​ )  
 + 
 +3ºE.M.( ​ )  
 + 
 +---- 
 +Turno:  
 + 
 +Matutino( ​ ) 
 + 
 +Vespertino( ​ ) 
 + 
 +Noturno( ​ ) 
 +---- 
 +Sexo: 
 + 
 +Feminino( ​ )  Masculino( ​ ) 
 +---- 
 +   ​== ​Condições Sócio-Econômicas== 
 +----   ​ 
 +  ​* Escolaridade do pai: 
 + 
 + 
 +(  )pós-graduação:​ (  )especialização (  )mestrado 
 + 
 +(  )ensino superior completoincompleto ou cursando 
 + 
 +(  )entre 1º e 3º ano do ensino médio (antigo 2º grau) 
 + 
 +(  )ensino fundamental - 5ª a 8ª série  
 + 
 +(  )ensino fundamental - 1ª a 4ª série  
 + 
 +(  )analfabeto 
 + 
 +----
  
    * Escolaridade da mãe:    * Escolaridade da mãe:
-   (  )pós-graduação:​ (  )especialização (  )mestrado ​ ​( ​ )doutorado +(  )pós-graduação:​ (  )especialização (  )mestrado 
-   ​(  )ensino superior completo +(  )ensino superior completoincompleto ou cursando 
-   ​( ​ )ensino superior ​incompleto ou cursando +(  )entre 1º e 3º ano do ensino médio (antigo 2º grau) 
-   ​(  )ensino médio (antigo 2º grau) - completo +(  )ensino fundamental - 5ª a 8ª série  
-   (  )ensino médio (antigo 2º grau) - incompleto +(  )ensino fundamental - 1ª a 4ª série  
-   (  )ensino fundamental - 5ª a 8ª série ​completo +(  )analfabeto 
-   (  )ensino fundamental - 5ª a 8ª série incompleto +
-   (  )ensino fundamental - 1ª a 4ª série ​completo +
-   ​(  )ensino fundamental - 1ª a 4ª série incompleto +
-   (  )analfabeto+
  
    * Número de moradores no domicílio (casa / apartamento): ​    * Número de moradores no domicílio (casa / apartamento): ​
-    )1 a 3   )4 ou 5    )6 ou   (  ) 8 a 10   ​ )mais de 10+  ​( )1 a 3 ( )4 a6  ​( )7 a 10 ( )mais de 10 
  
    ​*Renda média mensal da família:    ​*Renda média mensal da família:
Linha 106: Linha 165:
    Obs.: pelo cronograma a idéia é de coletar os dados em abril... Mantemos os valores ​ em salários mínimos já que este poderá sofrer alteração no mês de maio?    Obs.: pelo cronograma a idéia é de coletar os dados em abril... Mantemos os valores ​ em salários mínimos já que este poderá sofrer alteração no mês de maio?
  
-  * Atitude em relação a Prevenção+  *Inserção no mercado de trabalho 
 +(  )você não exerce trabalho ou estágio remunerado  
 +(  )você presta trabalhos voluntários 
 +(  )está procurando emprego ou trabalho 
 + 
 +    - Hábitos de lazer 
 +   ​Pratica atividade física, esportiva ou cultural? Sim (  ) Não(  ) Quais? 
 +  (  )pratica esportes (futebol, voleibol, skate, hap ki dô) 
 +  (  )participa de caminhadas e/ou escaladas na Serra do Mar, passeios ciclísticos, ​  ​cavalgadas 
 +  (  )pescaria ou banhos no rio 
 +  (  )cinema 
 +  (  )pratica jogos na internet ou casa de jogos 
 +  (  )não tem opções de lazer no seu bairro 
 + 
 +  - Atitude em relação a Prevenção
   (  )usa camisinha quando você tem relação sexual   (  )usa camisinha quando você tem relação sexual
   (  )não usa camisinha quando tem relação sexual   (  )não usa camisinha quando tem relação sexual
Linha 118: Linha 191:
   (  )não tem acesso aos métodos anticoncepcionais   (  )não tem acesso aos métodos anticoncepcionais
   (  )sabe que tem preservativos (camisinhas) no posto de saúde   (  )sabe que tem preservativos (camisinhas) no posto de saúde
-  (  )não sabia que tem preservativos no posto de saúde+  (  )não sabia que tem preservativos no posto de saúde ​--- //​[[joel-fertvita@leg.ufpr.br|Instituto Fertvita]] 2007/03/20 23:16//
  
-  ​Maternidade e paternidade+  ​Maternidade e paternidade
   (  )está esperando um filho (está grávida ou engravidou uma moça)   (  )está esperando um filho (está grávida ou engravidou uma moça)
   (  )já é pai ou mãe   (  )já é pai ou mãe
Linha 129: Linha 202:
   (  )não esperava ser pai ou mãe, mas aconteceu e acha que está atrapalhando seus planos de vida (estudos, trabalho, namoro, etc)   (  )não esperava ser pai ou mãe, mas aconteceu e acha que está atrapalhando seus planos de vida (estudos, trabalho, namoro, etc)
   (  )conhece um(a) amigo(a) da sua idade que está para ser ou já é pai ou mãe   (  )conhece um(a) amigo(a) da sua idade que está para ser ou já é pai ou mãe
 +  (  )alguém na família foi pai ou mãe na adolescência
  
-  ​Como gostaria que fosse tratado o tema ? +  ​- Relacionamento familiar 
 +  (  )se sente amado(a) por seus pais ou responsáveis 
 +  (  )não se sente amado(a) ou querido(a) por seus pais ou responsáveis 
 +  (  )é agredido com freqüência verbalmente / moralmente 
 +  (  )sofreu ou sofre agressão física 
 +  (  )já tentou suicídio por se sentir sozinho(a) 
 +  (  )se dá bem com os pais ou responsáveis,​ mas não com os irmãos 
 +  (  )se dá bem com o pai ou mãe, mas não com o padrasto ou madrasta 
 +  (  )mora só com um dos pais, porque são separados, mas vê ambos com freqüência 
 +  (  )mora só com um dos pais, porque são separados e não vê o outro 
 +  (  )mora com os avós, tios ou amigos porque foi desprezado pelos pais 
 +  
 +  - Como gostaria que fosse tratado o tema ? 
   (  )mais diálogo sobre sexo e sexualidade com pais, professores,​ médicos e psicólogos   (  )mais diálogo sobre sexo e sexualidade com pais, professores,​ médicos e psicólogos
   (  )teatro   (  )teatro
Linha 137: Linha 223:
   (  )vídeos / documentários   (  )vídeos / documentários
   (  )leitura e estudo de textos de livros e revistas   (  )leitura e estudo de textos de livros e revistas
-  (  )debates ou rodas de conversa ​ --- //​[[joel-fertvita@leg.ufpr.br|Instituto Fertvita]] 2007/03/05 06:37//com profissionais (professores,​ enfermeiros,​ médicos, psicólogos,​ assistentes sociais, etc)+  (  )debates ou rodas de conversa com profissionais (professores,​ enfermeiros,​ médicos, psicólogos,​ assistentes sociais, etc)
   (  )conversas individuais com professores,​ enfermeiros,​ médicos, psicólogos ou outros   (  )conversas individuais com professores,​ enfermeiros,​ médicos, psicólogos ou outros
   (  )aula expositiva e dialogada   (  )aula expositiva e dialogada
Linha 146: Linha 232:
   (  )cartilha ou fôlder   (  )cartilha ou fôlder
   (  )outro   (  )outro
 +
 +   --- //​[[joel-fertvita@leg.ufpr.br|Instituto Fertvita]] 2007/03/05 07:​37//​clecí,​lourdes,​ marciele (obs.: alterações discutidas ainda não foram todas atualizadas até o momento - 20.03)
 +
 +
  
  
 ===== Referências Bibliográficas ===== ===== Referências Bibliográficas =====
 +GOMIDE, P. I. C.; MILLAN, D. C.; BOARON, M.; RASQUIM, S.; CZECZKO, N. G.; RIBAS, C.P.M. **Práticas parentais educativas e gravidez na adolescência.** In: Revista Médica do Paraná, Curitiba, v.63, n.2, p. 32-6, jul/dez, 2005.
 +
 +SABROZA, Adriane Reis et al. **Algumas repercussões emocionais negativas da gravidez precoce em adolescentes do Município do Rio de Janeiro (1999-2001).** Cad. Saúde Pública. [online]. 2004, vol. 20 supl.1 [citado 2006-10-30],​ pp. S130-S137. Disponível em: <​http://​www.scielosp.org/​scielo.php?​script=sci_arttext&​pid=S0102-311X2004000700014&​lng=pt&​nrm=iso>​. ISSN 0102-311X..
 +
 +http://​www.pr.gov.br/​comec/,​ acesso em 20.11.06.
 +
 +PARANÁ-Publicação do Governo do Estado do Paraná de 13 julho de 2005. **Requião anuncia R$ 38,6 milhões para resolver área de ocupação irregular.** Disponível em: 
 +http://​www.conlicitacao.com.br/​rel/​venoticia.php?​id=75203,​ acesso em 20.11.06
 +
 +PARANÁ-Publicação do Paraná Online de 03 de maio de 2006. **Guarituba cadastra famílias que vivem em situação irregular.** Por Gisele Rech. Disponível em: http://​www.conlicitacao.com.br/​rel/​venoticia.php?​id=647973,​ acesso em 20.11.06.
 +
 +MORAES, Andréa. **Estudo mostra problemas da Região Metropolitana de Curitiba.** Gazeta do Povo, Curitiba, 08.12.04, p. 9. Disponível em: http://​www.ciranda.org.br/​2004/​clippingfull.php?​mode=ver&​id=194,​ acesso em 24.11.06.
 +
 +**PIB dos municípios revela concentração e desigualdades na geração de renda**, 03.05.05. Disponível em: http://​www.ibge.gov.br/​home/​presidencia/​noticias/​noticia_visualiza.php?​id_noticia=354,​ acesso em 24.11.06.
 +
 +http://​www4.pr.gov.br/​escolas/​listaescolas.jsp,​ acesso em 20.11.06.
 +
 + --- //​[[joel-fertvita@leg.ufpr.br|Instituto Fertvita]] 2007/03/05 07:​59//​Clecí
 +
  
 ===== Cronograma ===== ===== Cronograma =====
Linha 156: Linha 265:
 |Amostra Piloto | .... |xxxx|....|....|....| |Amostra Piloto | .... |xxxx|....|....|....|
 |Coleta de Dados| .... |....|xxxx|....|....| |Coleta de Dados| .... |....|xxxx|....|....|
 +|Análise dos Dados|....|....|....|xxxx|....|
 +|Redação de Artigo|....|....|....|....|xxxx|
 +
 +Sugiro inserir "​análise dos dados" (maio e junho); "​redação de artigo"​ (julho e agosto).
 + --- //​[[joel-fertvita@leg.ufpr.br|Instituto Fertvita]] 2007/03/05 08:​05//​Clecí

QR Code
QR Code projetos:fertvita (generated for current page)