Não foi possível enviar o arquivo. Será algum problema com as permissões?
Diferenças

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
projetos:fertvita [2007/03/05 07:35]
fertvita
projetos:fertvita [2007/03/26 00:18]
fertvita
Linha 3: Linha 3:
 == palavras chaves== == palavras chaves==
  
-===== Introdução ===== 
  
 +gravidez na adolescência,​ amostragem , análise de dados categorizados, ​
 +
 +===== Participantes ===== 
 +
 +  * Clecí Körbes Pauli
 +  * Joel Maurício Corrêa da Rosa
 +  * Lourdes Fröhlich Kolling ​
 +  * Marciele do Valle Guimarães ​
 +  * Gustavo Denes Cesário Pereira
 +  * Carolina Ferreira Haluch
 +  * Simone Cidral da Costa Wandscheer
 +
 +=== Alunos da Graduação em Estatística === 
 +
 +  * Daiane
 +  * Anelize
 +  * Paulo
 +  * Jean
 +  * Maycon
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +===== Introdução =====
 +A adolescência é caracterizada pela literatura como um período de intensa necessidade de exploração e experimentação do contexto em que se vive. Tais necessidades tornam o adolescente mais vulnerável ao engajamento em comportamentos que envolvem riscos pessoais (Irwin e Millstein, 1986).
  
 Este projeto surgiu em face a experiências nas escolas de ensino fundamental e Este projeto surgiu em face a experiências nas escolas de ensino fundamental e
-médio de Piraquara que apontaram a necessidade de desenvolvimento de ações preventivas para problemas vinculados à gravidez na adolescência.+médio de Piraquara que apontaram a necessidade de desenvolvimento de ações preventivas para problemas vinculados à gravidez na adolescência. ​ 
 + 
 +O Instituto Fertvita entrou em contato com a Coordenação do Curso de Estatística da UFPR que vislumbrou a possibilidade de inserir alunos na graduação no processo de elaboração e execução desta pesquisa. Com isto, foi feita a divulgação em turmas de períodos de início de curso e alunos demonstraram interesse em aderir ao projeto
  
 O município de Piraquara possui condições sócio-econômicas(IDH=0,​744) bem abaixo da média ​ O município de Piraquara possui condições sócio-econômicas(IDH=0,​744) bem abaixo da média ​
Linha 13: Linha 46:
 consequências drásticas para os habitantes, caso não seja tratado adequadamente. consequências drásticas para os habitantes, caso não seja tratado adequadamente.
  
-Para citar um alarmante dado estatístico,​ 25 % dos partos são realizados em adolescentes ​foi constatado que este problema afasta a menina da escola.+Para citar um alarmante dado estatístico,​ 25% dos partos ​realizados na Região Mteropolitana de Curitiba ​são realizados em adolescentes, aproximando-se da média nacional. Também ​foi constatado que este problema afasta a menina da escola.
  
 == Fichamentos ==  == Fichamentos == 
Linha 19: Linha 52:
 {{projetos:​fertvita:​gravidezprecocefichamento1.doc|Clecí 2}} {{projetos:​fertvita:​gravidezprecocefichamento1.doc|Clecí 2}}
  
 +== Crianças Fora da Escola ==
 +{{projetos:​fertvita:​jovensforadaescola.doc|Reportagem da Folha de São Paulo Sobre Jovens Fora da Escola }}
  
 ===== Objetivos ===== ===== Objetivos =====
Linha 32: Linha 67:
  
 amostra: (a ser definida) amostra: (a ser definida)
- 
- 
  
 Definir metodologia de amostragem Definir metodologia de amostragem
Linha 40: Linha 73:
  
   * Identificação do Adolescente   * Identificação do Adolescente
 +  * Condições Sócio-Econômicas
   * Hábitos de Lazer   * Hábitos de Lazer
   * Conhecimento sobre Métodos Contraceptivos   * Conhecimento sobre Métodos Contraceptivos
Linha 45: Linha 79:
   * Histórico de gravidez precoce na família   * Histórico de gravidez precoce na família
  
 +[[projetos:​fertvita:​instrumento|Construção do instrumento de coleta]]
  
-===== Questionário =====+Pacote Computacional:​ Todas a análise estatística será processada no pacote computacional R.
  
-Uma das grandes dificuldades na formulação deste questionário diz respeito à formulação das questões. O tema a ser discutido com os adolescentes é polêmico e algumas perguntas podem causar constrangimento. Abaixo aparece uma sequência de informações possivelmente relacionadas com o objeto de pesquisa. 
  
-   - Identificação do Adolescente +===== Referências Bibliográficas =====
-   * Idade: 12 (  ) 13(  )  14(  )  15(  )  16(  )  17(  )  18(  )+
  
-   * Escola+<​bibtex>​ 
-   (  )Colégio Estadual Gilberto Alves do Nascimento +@Book{paulino+singer:2006, 
-   (  )Colégio Estadual João Batista Vera +  ​author =       ​{Paulino,​ C.D. and Singer, J.M.}, 
-   (  )Colégio Estadual Professor Mário Brandão Teixeira Braga +  ​title =        {Análise de Dados Categorizados},​ 
-   (  )Colégio Estadual Romário Martins +  ​publisher =    {Blucher}, 
-   (  )Colégio Estadual Vila Macedo +  ​address =      {São Paulo}, 
-   ​ +  ​pages = {648} 
-   * Série/ano: 7ªE.F.( ​ ) 8ªE.F.( ​ ) 1ºE.M.( ​ ) 2ºE.M.( ​ ) 3ºE.M.( ​ ) 4ºE.M - Mag.(  )+  year =         ​{2006},​ 
 +
 +</bibtex>
  
-   * Turno: Matutino( ​ )  Vespertino( ​ )  Noturno( ​ ) 
  
-   * SexoFeminino( ​ )  Masculino( ​ )+GOMIDE, P. I. C.; MILLAN, D. C.; BOARON, M.; RASQUIM, S.; CZECZKO, N. G.; RIBAS, C.P.M. //Práticas parentais educativas e gravidez na adolescência.//​ InRevista Médica do Paraná, Curitiba, v.63, n.2, p. 32-6, jul/dez, 2005.
  
-   - Condições Sócio-Econômicas +SABROZA, Adriane Reis et al. //Algumas repercussões emocionais negativas da gravidez precoce em adolescentes do Município ​do Rio de Janeiro ​(1999-2001).// Cad. Saúde Pública. [online]. 2004, vol. 20 supl.1 [citado 2006-10-30], pp. S130-S137. Disponível em: <​http://​www.scielosp.org/​scielo.php?​script=sci_arttext&​pid=S0102-311X2004000700014&​lng=pt&​nrm=iso>​. ISSN 0102-311X..
-   * Escolaridade ​do pai: +
-    )pós-graduação:​ (  )especialização (  )mestrado ​ (  )doutorado +
-   ​( ​ )ensino superior completo +
-   ​( ​ )ensino superior incompleto ou cursando +
-   ​( ​ )ensino médio (antigo 2º grau) - completo +
-   ​( ​ )ensino médio (antigo 2º grau) incompleto +
-   ​( ​ )ensino fundamental ​5ª a 8ª série completo +
-   ​( ​ )ensino fundamental ​5ª a 8ª série incompleto +
-   ​( ​ )ensino fundamental ​1ª a 4ª série completo +
-   ​( ​ )ensino fundamental - 1ª a 4ª série incompleto +
-   ​( ​ )analfabeto+
  
-   * Escolaridade da mãe: +http://​www.pr.gov.br/​comec/,​ acesso em 20.11.06.
-   ​( ​ )pós-graduação:​ (  )especialização (  )mestrado ​ (  )doutorado +
-   ​( ​ )ensino superior completo +
-   ​( ​ )ensino superior incompleto ou cursando +
-   ​( ​ )ensino médio (antigo 2º grau) - completo +
-   ​( ​ )ensino médio (antigo 2º grau) - incompleto +
-   ​( ​ )ensino fundamental - 5ª a 8ª série completo +
-   ​( ​ )ensino fundamental - 5ª a 8ª série incompleto +
-   ​( ​ )ensino fundamental - 1ª a 4ª série completo +
-   ​( ​ )ensino fundamental - 1ª a 4ª série incompleto +
-   ​( ​ )analfabeto+
  
-   * Número ​de moradores no domicílio (casa apartamento):​  +PARANÁ-Publicação do Governo do Estado do Paraná ​de 13 julho de 2005. Requião ​//anuncia R$ 38,milhões para resolver área de ocupação irregular.//​ Disponível em:  
-   ​( ​ )1 a 3  (  )4 ou 5   ​( ​ )ou 7   ​( ​ ) 8 a 10   ​( ​ )mais de 10+http://​www.conlicitacao.com.br/​rel/​venoticia.php?​id=75203,​ acesso em 20.11.06
  
-   ​*Renda média mensal da família: +PARANÁ-Publicação ​do Paraná Online ​de 03 de maio de 2006//Guarituba cadastra famílias que vivem em situação irregular.// Por Gisele RechDisponível em: http://www.conlicitacao.com.br/​rel/​venoticia.php?​id=647973acesso ​em 20.11.06.
-   ​( ​ )sem renda ou apenas bolsa do governo federal +
-   ​( ​ )até 1 salário mínimo - R$350,00 +
-   ​( ​ )em torno de dois salários mínimos - R$351,00 a R$700,00 +
-   ​( ​ )em torno de três salários mínimos - R$701,00 a R$1.050,00 +
-   ​( ​ )em torno de quatro salários mínimos - R$1.051,00 a R$1.400,00 +
-   ​( ​ )de cinco a seis salários mínimos - R$1.401,00 a R$2.100,00 +
-   ​( ​ )de sete a oito salários mínimos - R$2.101,00 a R$2.800,00 +
-   ​( ​ )de R$2801,00 a R$5.000,​00 +
-   ​( ​ )mais de R$5.000,​00 +
-   Obs.: pelo cronograma a idéia é de coletar os dados em abril... Mantemos os valores ​ em salários mínimos já que este poderá sofrer alteração no mês de maio?+
  
-  * Atitude em relação a Prevenção +MORAESAndréa.// Estudo mostra problemas ​da Região Metropolitana ​de Curitiba.// Gazeta do PovoCuritiba08.12.04, p. 9. Disponível emhttp://​www.ciranda.org.br/​2004/​clippingfull.php?​mode=ver&​id=194, ​acesso ​em 24.11.06.
-  (  )usa camisinha quando você tem relação sexual +
-  (  )não usa camisinha quando tem relação sexual +
-  (  )ainda não teve relação sexual +
-  (  )o par usou outro método anticoncepcional para evitar a gravidezcomo pílula ou outro a base de hormônios +
-  (  )usou a técnica ​da tabelinha ou do coito interrompido (tirar o pênis antes da ejaculação) +
-  (  )não conhece os métodos anticoncepcionais +
-  (  )já ouvir falar de alguns métodos anticoncepcionaiscomo camisinha (preservativo) e pílulamas não sabe como utilizá-los +
-  (  )conhece alguns métodos anticoncepcionais e sabe como usá-losSão eles_________ +
-  (  )usou métodos anticoncepcionais de forma errada +
-  (  )não tem acesso ​aos métodos anticoncepcionais +
-  (  )sabe que tem preservativos (camisinhas) no posto de saúde +
-  (  )não sabia que tem preservativos no posto de saúde+
  
-  * Maternidade e paternidade +//PIB dos municípios revela concentração ​desigualdades na geração ​de renda//03.05.05. Disponível em: http://​www.ibge.gov.br/​home/​presidencia/​noticias/​noticia_visualiza.php?​id_noticia=354acesso em 24.11.06.
-  (  )está esperando um filho (está grávida ou engravidou uma moça) +
-  (  )já é pai ou mãe +
-  (  )você ou sua namorada engravidou e teve aborto +
-  (  )escolheu ter este(s) filho(a)s +
-  (  )não esperava que você ou sua namorada engravidasse,​ mas aconteceu +
-  (  )não esperava ser pai ou mãe, mas achou legal ficou feliz +
-  (  )não esperava ser pai ou mãe, mas aconteceu ​acha que está atrapalhando seus planos ​de vida (estudostrabalho, namoroetc) +
-  (  )conhece um(a) amigo(a) da sua idade que está para ser ou já é pai ou mãe+
  
-  * Como gostaria que fosse tratado o tema ?  +http://​www4.pr.gov.br/​escolas/​listaescolas.jspacesso em 20.11.06. 
-  (  )mais diálogo sobre sexo e sexualidade com paisprofessores,​ médicos e psicólogos + 
-  ​( ​ )teatro +SILVA. Lúcia; TONETE, Vera Lúcia Pamplona. ​//A gravidez na adolescência sob a perspectiva dos familiares: compartilhando projetos ​de vida cuidado.// Rev Latino-am Enfermagem mar/abr 2006; 14(2, p.199-206. Disponível em: www.eerp.usp.br/rlae 
-  ​( ​ )palestra + 
-  (  )cinema +ZERO HORA. //Gravidez afasta meninas da escola.// Porto AlegreRS27.10.2006 
-  (  )vídeos ​documentários + 
-  (  )leitura e estudo ​de textos de livros ​revistas +ARAÚJO,Vanize Moreira de; MORÉSAndréia; ANTUNESHelenise Sangoi. //Os dizeres das adolescentes sobre a gravidez precoce:// desafios para a escola. Revista Educaçãoed 2001vol 26n 01. Disponível em: http://​www.ufsm.br/​ce/​revista/​revce/​2001/​01/​a5.htm. 
-  (  )debates ou rodas de conversa ​ --- //[[joel-fertvita@leg.ufpr.br|Instituto Fertvita]] 2007/03/05 06:37//com profissionais (professoresenfermeirosmédicospsicólogosassistentes sociaisetc) +Consultado em 30.10.06 
-  (  )conversas individuais com professoresenfermeirosmédicospsicólogos ou outros + 
-  ​( ​ )aula expositiva e dialogada +MIRANDA, Adriana. //Elas sabem o que fazem.// Jornal da Unicamp, abr.2001. Disponível em: http://​www.unicamp.br/​unicamp/​unicamp_hoje/​ju/​mar2001/​pagina8-Ju159.html,​ consultado em 30.10.06. 
-  ​( ​ )músicas + 
-  ​( ​ )pela sua igreja +VITALLE, Maria Sylvia ​de Souza; AMÂNCIO, Olga Maria Silverio. //Gravidez na Adolescência.//​ São Paulo. Disponível em: http://​www.brazilpednews.org.br/​set2001/​bnpar101.htm,​ acesso em 12.11.06.
-  ​( ​ )pesquisa na internet +
-  ​( ​ )programas ​de rádio e televisão +
-  (  )cartilha ou fôlder +
-  (  )outro+
  
  
-===== Referências Bibliográficas ===== 
  
 ===== Cronograma ===== ===== Cronograma =====
Linha 156: Linha 134:
 |Amostra Piloto | .... |xxxx|....|....|....| |Amostra Piloto | .... |xxxx|....|....|....|
 |Coleta de Dados| .... |....|xxxx|....|....| |Coleta de Dados| .... |....|xxxx|....|....|
 +|Análise dos Dados|....|....|....|xxxx|....|
 +|Redação de Artigo|....|....|....|....|xxxx|
 +
 +Sugiro inserir "​análise dos dados" (maio e junho); "​redação de artigo"​ (julho e agosto).
 + --- //​[[joel-fertvita@leg.ufpr.br|Instituto Fertvita]] 2007/03/05 08:​05//​Clecí

QR Code
QR Code projetos:fertvita (generated for current page)