Não foi possível enviar o arquivo. Será algum problema com as permissões?
Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior Próxima revisão | Revisão anterior Próxima revisão Ambos lados da revisão seguinte | ||
projetos:fertvita [2007/03/05 07:36] fertvita |
projetos:fertvita [2007/03/05 08:04] fertvita |
||
---|---|---|---|
Linha 24: | Linha 24: | ||
- Identificar as possíveis causas do alto índice de gravidez precoce na região. | - Identificar as possíveis causas do alto índice de gravidez precoce na região. | ||
- Levantar junto aos adolescentes as deficiências nas ações preventivas e novas metodologias para abordar o problema. | - Levantar junto aos adolescentes as deficiências nas ações preventivas e novas metodologias para abordar o problema. | ||
+ | |||
===== Material e Métodos ===== | ===== Material e Métodos ===== | ||
Linha 47: | Linha 48: | ||
- | --- //[[joel-fertvita@leg.ufpr.br|Instituto Fertvita]] 2007/03/05 07:36//clecí===== Questionário ===== | + | |
+ | ===== Questionário ===== | ||
Uma das grandes dificuldades na formulação deste questionário diz respeito à formulação das questões. O tema a ser discutido com os adolescentes é polêmico e algumas perguntas podem causar constrangimento. Abaixo aparece uma sequência de informações possivelmente relacionadas com o objeto de pesquisa. | Uma das grandes dificuldades na formulação deste questionário diz respeito à formulação das questões. O tema a ser discutido com os adolescentes é polêmico e algumas perguntas podem causar constrangimento. Abaixo aparece uma sequência de informações possivelmente relacionadas com o objeto de pesquisa. | ||
Linha 107: | Linha 109: | ||
Obs.: pelo cronograma a idéia é de coletar os dados em abril... Mantemos os valores em salários mínimos já que este poderá sofrer alteração no mês de maio? | Obs.: pelo cronograma a idéia é de coletar os dados em abril... Mantemos os valores em salários mínimos já que este poderá sofrer alteração no mês de maio? | ||
- | * Atitude em relação a Prevenção | + | *Inserção no mercado de trabalho |
+ | ( )você não exerce trabalho remunerado | ||
+ | ( )você exerce trabalho remunerado com registro em carteira | ||
+ | ( )você exerce trabalho remunerado sem registro em carteira | ||
+ | ( )você realiza estágio remunerado | ||
+ | ( )você presta trabalhos voluntários | ||
+ | ( )está procurando emprego ou trabalho | ||
+ | |||
+ | - Hábitos de lazer | ||
+ | ( )pratica esportes (futebol, vôlei, skate) | ||
+ | ( )participa de caminhadas e/ou escaladas na Serra do Mar | ||
+ | ( )pescaria ou banhos no rio | ||
+ | ( )cinema | ||
+ | ( )cavalgadas | ||
+ | ( )pratica jogos na internet ou casa de jogos | ||
+ | ( )não tem opções de lazer no seu bairro | ||
+ | |||
+ | - Atitude em relação a Prevenção | ||
( )usa camisinha quando você tem relação sexual | ( )usa camisinha quando você tem relação sexual | ||
( )não usa camisinha quando tem relação sexual | ( )não usa camisinha quando tem relação sexual | ||
Linha 121: | Linha 140: | ||
( )não sabia que tem preservativos no posto de saúde | ( )não sabia que tem preservativos no posto de saúde | ||
- | * Maternidade e paternidade | + | - Maternidade e paternidade |
( )está esperando um filho (está grávida ou engravidou uma moça) | ( )está esperando um filho (está grávida ou engravidou uma moça) | ||
( )já é pai ou mãe | ( )já é pai ou mãe | ||
Linha 130: | Linha 149: | ||
( )não esperava ser pai ou mãe, mas aconteceu e acha que está atrapalhando seus planos de vida (estudos, trabalho, namoro, etc) | ( )não esperava ser pai ou mãe, mas aconteceu e acha que está atrapalhando seus planos de vida (estudos, trabalho, namoro, etc) | ||
( )conhece um(a) amigo(a) da sua idade que está para ser ou já é pai ou mãe | ( )conhece um(a) amigo(a) da sua idade que está para ser ou já é pai ou mãe | ||
+ | ( )alguém na família foi pai ou mãe na adolescência | ||
- | * Como gostaria que fosse tratado o tema ? | + | - Relacionamento familiar |
+ | ( )se sente amado(a) por seus pais ou responsáveis | ||
+ | ( )não se sente amado(a) ou querido(a) por seus pais ou responsáveis | ||
+ | ( )é agredido com freqüência verbalmente / moralmente | ||
+ | ( )sofreu ou sofre agressão física | ||
+ | ( )já tentou suicídio por se sentir sozinho(a) | ||
+ | ( )se dá bem com os pais ou responsáveis, mas não com os irmãos | ||
+ | ( )se dá bem com o pai ou mãe, mas não com o padrasto ou madrasta | ||
+ | ( )mora só com um dos pais, porque são separados, mas vê ambos com freqüência | ||
+ | ( )mora só com um dos pais, porque são separados e não vê o outro | ||
+ | ( )mora com os avós, tios ou amigos porque foi desprezado pelos pais | ||
+ | |||
+ | - Como gostaria que fosse tratado o tema ? | ||
( )mais diálogo sobre sexo e sexualidade com pais, professores, médicos e psicólogos | ( )mais diálogo sobre sexo e sexualidade com pais, professores, médicos e psicólogos | ||
( )teatro | ( )teatro | ||
Linha 138: | Linha 170: | ||
( )vídeos / documentários | ( )vídeos / documentários | ||
( )leitura e estudo de textos de livros e revistas | ( )leitura e estudo de textos de livros e revistas | ||
- | ( )debates ou rodas de conversa --- //[[joel-fertvita@leg.ufpr.br|Instituto Fertvita]] 2007/03/05 06:37//com profissionais (professores, enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais, etc) | + | ( )debates ou rodas de conversa com profissionais (professores, enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais, etc) |
( )conversas individuais com professores, enfermeiros, médicos, psicólogos ou outros | ( )conversas individuais com professores, enfermeiros, médicos, psicólogos ou outros | ||
( )aula expositiva e dialogada | ( )aula expositiva e dialogada | ||
Linha 147: | Linha 179: | ||
( )cartilha ou fôlder | ( )cartilha ou fôlder | ||
( )outro | ( )outro | ||
+ | |||
+ | --- //[[joel-fertvita@leg.ufpr.br|Instituto Fertvita]] 2007/03/05 07:37//clecí | ||
+ | |||
===== Referências Bibliográficas ===== | ===== Referências Bibliográficas ===== | ||
+ | GOMIDE, P. I. C.; MILLAN, D. C.; BOARON, M.; RASQUIM, S.; CZECZKO, N. G.; RIBAS, C.P.M. **Práticas parentais educativas e gravidez na adolescência.** In: Revista Médica do Paraná, Curitiba, v.63, n.2, p. 32-6, jul/dez, 2005. | ||
+ | |||
+ | SABROZA, Adriane Reis et al. **Algumas repercussões emocionais negativas da gravidez precoce em adolescentes do Município do Rio de Janeiro (1999-2001).** Cad. Saúde Pública. [online]. 2004, vol. 20 supl.1 [citado 2006-10-30], pp. S130-S137. Disponível em: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2004000700014&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0102-311X.. | ||
+ | |||
+ | http://www.pr.gov.br/comec/, acesso em 20.11.06. | ||
+ | |||
+ | PARANÁ-Publicação do Governo do Estado do Paraná de 13 julho de 2005. **Requião anuncia R$ 38,6 milhões para resolver área de ocupação irregular.** Disponível em: | ||
+ | http://www.conlicitacao.com.br/rel/venoticia.php?id=75203, acesso em 20.11.06 | ||
+ | |||
+ | PARANÁ-Publicação do Paraná Online de 03 de maio de 2006. **Guarituba cadastra famílias que vivem em situação irregular.** Por Gisele Rech. Disponível em: http://www.conlicitacao.com.br/rel/venoticia.php?id=647973, acesso em 20.11.06. | ||
+ | |||
+ | MORAES, Andréa. **Estudo mostra problemas da Região Metropolitana de Curitiba.** Gazeta do Povo, Curitiba, 08.12.04, p. 9. Disponível em: http://www.ciranda.org.br/2004/clippingfull.php?mode=ver&id=194, acesso em 24.11.06. | ||
+ | |||
+ | **PIB dos municípios revela concentração e desigualdades na geração de renda**, 03.05.05. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=354, acesso em 24.11.06. | ||
+ | |||
+ | http://www4.pr.gov.br/escolas/listaescolas.jsp, acesso em 20.11.06. | ||
+ | |||
+ | --- //[[joel-fertvita@leg.ufpr.br|Instituto Fertvita]] 2007/03/05 07:59//Clecí | ||
===== Cronograma ===== | ===== Cronograma ===== |