Essa é uma revisão anterior do documento!
Minicurso de TRI em Avaliação Educacional
A intensão deste minicurso, é mostrar as etapas e cuidados necessários na construção de uma Avaliação Educacional denotada como de "Larga Escala". Aqui serão dispostos os tópicos abosdados, técnicas envolvidas e referências.
Ministrante:
Alexandra Waltrick Russi - Graduanda do Curso de estatística da UFPR, 7º período. Estatística na Editora Positivo, do hábile - Setor de Avaliação Educacional Positivo. Integrante do Programa de Educação Tutorial desde setembro de 2009.
Trabalhos publicados em eventos acerca do tema:
Introdução à Ferramenta Teoria de Resposta ao Item - TRI - SINAPE 2010
Teoria De Resposta Ao Item Não Paramétrica, Uma Alternativa Ainda Pouco Divulgada - CONBRATRI 2011
Programa:
1º Dia (25/10)
* Introdução: O que denota uma Avaliação Educacional de Larga Escala - A.E.L.E.
- Consepção Estatística;
 - Consepção Pedagógica;
 
* Referências: NAEP, SAEB, Provinha Brasil e ENEM.
- Conceitos utilizados no país;
 - Escalas;
 
* Notações comuns a uma A.E.L.E.
- Habilidade
 - Competência
 - Item
 
2º Dia (26/10)
* Delineamento experimental convencionado.
- BIB e BIBE
 - Dimensão experimental
 
* Preocupação com a parte pedagógica do projeto.
- Preocupação na construção de itens.
 - Necessidade de Validação dos Itens pré e pós aplicação das avaliações.
 - Pré-teste;
 
* Softwares Estatísticos comuns as análises. * Modelos atrelados. * Mercado de Trabalho.
Nos próximos dias haverão mais atualizações.
Att: Alexandra W. Russi