Não foi possível enviar o arquivo. Será algum problema com as permissões?
Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
CE-003 Turma A - Primeiro semestre de 2009
No quadro abaixo será anotado o conteúdo dado em cada aula do curso. É indicado material para leitura correspondente ao conteúdo da aula nas referências bibliográficas básicas do curso:
- M & L: MAGALHÃES, M.N.; LIMA, A.C.P. Noções de Probabilidade e Estatística. IME/SP. Editora EDUSP.
- B & M: BUSSAB, W.O. & MORETTIN, P.A. Estatística Básica. 5a Edição, Editora Saraiva
Leitura Recomendada | Exercícios Recomendados | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Data | Local | Conteúdo | M & L | B & M | M & L | B & M | |
02/03 | PF-06 | Não houve aula, reposição a ser agendada | — | — | — | — | |
04/03 | PF-06 | Não houve aula, reposição a ser agendada | — | — | — | — | |
09/03 | PF-06 | Informações gerais sobre o curso e disciplina. Uma discussão sobre o uso de estatística e os tópicos contemplados no curso. Introdução a análise descritiva de dados. Exemplo do arquivo de dados questionário estudantil. Tipos de variáveis: qualitativa/quantitativas, nominais/ordinais, discretas e contínuas/ de M&L | Cap.1 | Cap.1 Sec.1.1 | -(ver 1. abaixo)- | -(ver 1. abaixo)- | |
11/03 | PF-06 | Análise descritiva. Tipos de variáveis: qualitativas (nominais e ordinais) e quantitativas (discretas e contínuas). Representação por gráficos e tabelas. | Cap.1 | Cap.2 | Sec 1.2, 1 e 2; Sec 1.4: 2, 6, 23 | Cap 2: 2, 5, 7, 9 | |
16/03 | PF-06 | Medidas estatísticas: medidas de posição – média, média ponderada, média aparada, e quantis (mediana, quartis, decis, percentis, etc); medidas de dispersão: variância, desvio padrão, desvio médio, amplitude, amplitude interquartílica e coeficienta de variação. Interpretação, uso e comparação das medidas. | Cap 4 | Cap. 3 | Cap 4, Sec 4.2: 2, 3; Sec 4.3: 1, 2, 3, 5 | 2, 3, 6, 9, 14 |
Outros Exercícios
- Aula 09-11/03/2009: Considere o conjunto da dados de questionário estudantil de M.&L. Produzir um relatório resumindo estes dados.