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CE-003 Turma R - Segundo semestre de 2011
No quadro abaixo será anotado o conteúdo dado em cada aula do curso.
São indicados os Capítulos e Sessões correspondentes nas referências bibliográficas,
bem como os exercícios sugeridos.
Veja ainda depois da tabela as Atividades Complementares.
Referências
- B & M: BUSSAB, W.O. & MORETTIN, P.A. Estatística Básica. 5a Edição, Editora Saraiva
- M & L: MAGALHÃES, M.N.; LIMA, A.C.P. Noções de Probabilidade e Estatística. IME/SP. Editora EDUSP.
- WEB Online Statistics: An Interactive Multimedia Course of Study: Material online sobre estatística
Conteúdos das Aulas
B & M | M & L | Online | |||||
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Data | Conteúdo | Leitura | Exercícios | Leitura | Exercícios | Tópico | |
PARTE I: ESTATÍSTICA DESCRITIVA E ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS | |||||||
13/09 | Informações sobre o curso. Introdução a organização e análise descritiva de dados. Tipos de variáveis (qualitativas nominais e ordinais, quantitativas discretas e contínuas). Demonstração computacional e introdução ao uso do R. | Cap 1 e 2 | – | Cap 1 | — | Ilustração de uma análise de dados | |
15/09 | Análise descritiva de dados (continuação). Medidas estatísticas para análise descritiva de dados. Medidas de locação e dispersão. Média, quartis, mediana, variância, desvio padrão, amplitude e amplitude interquartílica, desvio absoluto, coeficiente de variação e escore padronizado. Interpretação de resultados. Demonstração computacional no R. | Cap 3 | Cap 3: 1 a 6 | Cap 4: | Sec 4.2: 1 a 3 | Arquivo de comandos do R mostrados em aula: medidas.r | |
20/09 | Análise descritiva de dados (continuação). Gráficos tabelas e medidas adequados a cada tipo de variável. Demonstração computacional no R. | Cap 2-3 | Cap 2: 5, 6, 7, 9, 10, 11 | Cap 1 e 4 | Sec 1.2: 1 a 5, Sec 4.4: 1 a 4 | No material online ver: I. Introduction | |
22/09 | Exercícios e revisão. Gráficos ramo-e-folhas e boxplot | Cap 2-3 | Cap 3: 1 a 6, 11 a 13 | Cap 1 e 4 | Sec 1.4 | No material online ver: II. Graphing distributions | |
27/09 | Exercícios e exemplos de interpretação de resultados. Análise bivariada: variável qualitativa e quantitativa. | Cap 3, Cap 4, Sec 4.6 | Cap 3: 14, 16, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 29, 34, 35 Cap 4: 29 | Cap 1 e 4 | SEc 4.4: 5 a 10 | No material online ver: III. Summarizing data | |
29/09 | Análise bidimensional: qual. vs qual., qual. vs quant. e quant. vs quant.. Transformação de variáveis (BoxCox). Coeficientes de correlação e associação (Pearson Spearman, Chi-quadrado, Contingência) | Cap 3, 3.6 Cap 4 | Cap 4: 1 a 13 | Cap 5 | Sec 5.3: 5 a 10 | No material online ver: IV. Describing bivariate data | |
FIM DA PARTE I | |||||||
PARTE II: PROBABILIDADES | |||||||
04/10 | Introdução a probabilidades: conceitos básicos, definições de probabilidade (classica, frequentista, subjetiva), espaço amostral, eventos equi e não-equiprováveis, espaços amostrais: finitos, infinitos, discretos e contínuos. Probabilidade de eventos contínuos e áreas sobre curvas. Aplicações de probabilidades | Cap 5: 5.1 e 5.2 | Cap 5: 1 a 14 | Cap 2: Sec 2.1 | Sec 2.1: 1 a 5 | ||
06/10 | |||||||
11/10 | |||||||
13/10 |
Atividades Complementares
13 a 30 /09
- Dados de alunos de duas turmas da disciplina CE003
- arquivo de comandos em R (este arquivo está sendo atualizada a cada aula da parte de estatística descritivas
- Dados e comandos sobre características técnicas de automóveis (conjuntos
mtcars
)
- Atividade:
- reproduzir e inspecionar os comandos do arquivo. Interpretar e discutir os resultados
- fazer/complementar a análise dos dados com o R ou qualquer outro programa de sua preferência. Voce pode usar a Ilustração de uma análise de dados como modelo.
- Interpretar e discutir os resultados.
04/10
- Hans Rosling no TED Talks mostra como os dados podem nos ajudar a compreender e destruir mitos sobre a realidade.
Identifique, anote e traga ao menos cinco pontos importantes na apresentação para discussão.- Informações e links para outros vídeos de Hans Roslings
- Pesquise sobre o paradoxo dos aniversários discutido em aula, verificando como são feitos os cálculos. Responda:
- com 50 pessoas, qual a probabilidade de haver alguma coincidência de aniversário?
- e com 100 pessoas?
- quantas pessoas seriam necessárias para que a probabilidade de coincidência fosse de ao menos 90%?
- e para 50% ?
- faça um gráfico da probabilidade em relação ao número de pessoas.