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disciplinas:ce223:exercicios2008 [2008/02/25 20:36]
paulojus criada
disciplinas:ce223:exercicios2008 [2008/04/30 16:25]
ehlers
Linha 2: Linha 2:
  
 ==== Semana 1 ==== ==== Semana 1 ====
-  * Aula 25/02+=== Aula 25/02 ===
     - Fazer um gráfico da função de probabilidade de uma v.a. <​latex>​X \sim Bin(n=10, p=0.03)</​latex>​     - Fazer um gráfico da função de probabilidade de uma v.a. <​latex>​X \sim Bin(n=10, p=0.03)</​latex>​
     - Fazer um gráfico da função de densidade de probabilidade de uma v.a. <​latex>​X \sim N(70, 10^2)</​latex>​     - Fazer um gráfico da função de densidade de probabilidade de uma v.a. <​latex>​X \sim N(70, 10^2)</​latex>​
 +=== Aula 27/02 ===
 +    - Mostrar o comando para obter uma sequência dos múltiplos de 10 até 200.
 +    - Criar um vetor ''​a1''​ com os elementos ''​(23,​ 45, 21, 29, 40, 22, 29, 37, 44, 37, 31, 33, 36)''​
 +    - Extrair os elementos de ''​a1''​ que sejam maiores que 30. 
 +    - Extrair os elementos de ''​a1''​ que sejam menores que 25 ou maiores que 40. Guardar estes valores em um vetor ''​a2''​
 +    - Extrair os elementos de ''​a1''​ que sejam maiores que 30 e menores que 40. 
 +    - Obter as posições dos elementos de ''​a1''​ que sejam menores que 30
 +    - Obter a posição do maior elemento da ''​a1''​
 +    - Obter a posição do menor elemento da ''​a1''​
 +    - Criar um vetor ''​a3''​ com os elementos de ''​a1''​ para os quais o resto da divisão por 3 seja igual a 2. (Dica: o operador ''​% %''​ fornece o resto da divisão, veja exemplo a seguir).<​code R>
 +> 14 %% 3
 +[1] 2
 +> 18 %% 3
 +[1] 0
 +> 22 %% 3
 +[1] 1
 +</​code>​
 +    - Extrair os elementos de ''​a1''​ que sejam múltiplos de 4
 +    - Substituir em ''​a1''​ os elementos iguais a 37 pelo valor 36
 +    - Substituir em ''​a1''​ os elementos maiores que 40 pelo código de //valor perdido// ​ ''​NA''​
 +    - Obter as posições de ''​a1''​ onde estão os valores perdidos
 +    - Crie um vetor chamado ''​sexo''​ com os comandos a seguir: <code R>
 +sexo <- c(1, 2, 2, 2, 1, 2, 1, 1, 1, 2, 2, 1, 2)
 +sexo <- factor(sexo,​ lev=1:2, lab=c("​M","​F"​))
 +</​code>​
 +    - Obter as posições em ''​sexo''​ que possuem o valor ''​“M“'' ​
 +    - Obter os valores de ''​a1''​ para os quais o valor correspondente em ''​sexo''​ é ''​“M“''​
 +    - Obter os valores de ''​a1''​ para os quais o valor correspondente em ''​sexo''​ é ''​“F“''​
 +    - Descrever o resultado de cada um dos comandos a seguir: <code R>
 +sort(a1)
 +order(a1)
 +a1[order(a1)]
 +sort(a1, dec = TRUE)
 +</​code>  ​
 +    - Criar um objeto ''​a1.ord''​ com os elementos de ''​a1''​ em ordem crescente
 +    - Ordenar os objetos de ''​a1''​ de forma a exibir primeiro todos os elementos correpondentes a ''​“M“''​ e depois os correspondentes a ''​“F“''​
 +    - Criar um objeto chamado ''​notas''​ que possua os elementos de ''​a1''​ com valores correspondentes de ''​sexo''​ sendo ''​“M“''​ ordenados de forma crescente, seguidos pelos correspondentes a ''​“F“''​ também ordenados de forma crescente. Em outras palavras, o objeto notas deverá ter as notas dos homes ordenadas seguidas pelas das mulheres também ordenadas.
 +    - Criar um vetor com os seguinte elementos: ''​(1,​ 2, 3, 4, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, 60, 70, 80, 90, 100, 200, 300, 400, 500)''​
 +    - Adicionar o valor ''​55''​ entre os valores ''​50''​ e ''​60''​ do vetor criado acima
  
 +
 +==== Semana 1 ====
 +=== Aula 25/02 ===
 +A //função Gamma// é uma função importante em várias áreas da matemática e com diversas aplicações em estatística,​ sendo dada por:\\
 +<​latex>​\Gamma(\alpha) = \int_0^{\infty} e^{-x} x^{\alpha -1} dx</​latex>​ com  <​latex>​\alpha > 0</​latex>​.
 +
 +Da definição decorrem as seguintes propriedades:​
 +  * <​latex>​\Gamma(\alpha+1) = \alpha \Gamma(\alpha)</​latex>​
 +  * Se <​latex>​\alpha = n</​latex>​ é um número inteiro, então <​latex>​\Gamma(n) = (n-1)!</​latex>​
 +  * <​latex>​\Gamma(1) = 1</​latex>​
 +  * <​latex>​\Gamma(1/​2) = \sqrt{\pi}</​latex>​
 +  - Obtenha usando o R o resultado da combinação de 10 elementos tomados 4 a 4 de três formas diferentes:
 +    * usando a função ''​choose()''​
 +    * usando a função ''​factorial()''​
 +    * usando a função ''​gamma()''​
 +  - digite na linha de comando do R: <code R>
 +factorial
 +</​code>​ desta forma será mostrado o código da função. Note que a função ''​factorial()''​ na verdade utiliza a função ''​gamma()''​ e a segunda propriedade mencionada acima para processar os cálculos.
 +  - Obtenha um gráfico da função de densidade de probabilidade da distribuição <​latex>​\chi^2</​latex>,​ três graus de liberdade, de duas formas diferentes:
 +    * utilizando operações algébricas com a expressão da f.d.p.
 +    * utilizando a função ''​dchisq()'' ​
 +  - Obtenha um gráfico de formas análogas às do exercício anterior para a distribuição ''​t''​ com 9 graus de liberdade. ​
 +  - Considere o exercício da distribuição binomial da primeira aula do curso e discutido na aula desta semana. Experimente utilizar o comando ''​plot()''​ com o uso do argumento ''​type''​ com cada uma das opções: ''​type = “p“'',​ ''​type = “l“'',​ ''​type = “b“'',​ ''​type = “c“'',​ ''​type = “o“'',​ ''​type = “h“'',​ ''​type = “s“'',​ ''​type = “S“'',​ ''​type = “n“''​. Verifique os resultados produzidos e:
 +    * descreva o tipo de gráfico produzido com cada opção
 +    * discuta exemplos de situações onde o uso de cada um destes tipos de gráficos seria adequado  ​
 + 
 +=== Aula 30/04 ===
 +
 +  - Ilustre via simulação o seguinte resultados,
 +    * Se Z ~ N(0,1) então Z^2 ~ qui-quadrado com 2 g.l.
 +    * Se Z1,...,Zn ~ N(0,1) então sum Z^2 ~ qui-quadrado com n g.l.
 +    * Se Y1,...,Yn ~ N(mu,​sigma2) então (1/n)sum Yi ~ N(mu,​sigma2/​n).
 +    * Se Y1,...,Yn ~ N(mu,​sigma2) e S2 = ∑(Yi-Yˉ)^2/​(n-1) entao V = (n-1)S2 ∕ sigma2 tem distribuição qui-quadrado com n-1 g.l. Compare os valores teóricos E[S2] = sigma2 e Var[S2] = 2 * sigma2 / (n-1) com os valores obtidos na simulação.
 +
 +  - Considere uma distribuição N(0,1) e amostras de tamanho n = 20 desta distribuição. Sejam dois estimadores:​ T1, a média amostral e T2 a mediana amostral. Avalie e compare através de simulações a eficiência dos dois estimadores. É possível identificar o mais eficiente? Qual a eficiência relativa? Repita o procedimento com diferentes tamanhos de amostra e verifique o efeito do tamanho da amostra na eficiência relativa.
 +
 +  - Ilustrar o resultado que diz que o quociente de duas variáveis independentes com distribuição χ2 tem distribuição
 +F.

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