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disciplinas:ce223:exercicios2008 [2008/03/01 10:59]
paulojus
disciplinas:ce223:exercicios2008 [2008/05/07 11:16]
ehlers
Linha 43: Linha 43:
     - Criar um objeto chamado ''​notas''​ que possua os elementos de ''​a1''​ com valores correspondentes de ''​sexo''​ sendo ''​“M“''​ ordenados de forma crescente, seguidos pelos correspondentes a ''​“F“''​ também ordenados de forma crescente. Em outras palavras, o objeto notas deverá ter as notas dos homes ordenadas seguidas pelas das mulheres também ordenadas.     - Criar um objeto chamado ''​notas''​ que possua os elementos de ''​a1''​ com valores correspondentes de ''​sexo''​ sendo ''​“M“''​ ordenados de forma crescente, seguidos pelos correspondentes a ''​“F“''​ também ordenados de forma crescente. Em outras palavras, o objeto notas deverá ter as notas dos homes ordenadas seguidas pelas das mulheres também ordenadas.
     - Criar um vetor com os seguinte elementos: ''​(1,​ 2, 3, 4, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, 60, 70, 80, 90, 100, 200, 300, 400, 500)''​     - Criar um vetor com os seguinte elementos: ''​(1,​ 2, 3, 4, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, 60, 70, 80, 90, 100, 200, 300, 400, 500)''​
 +    - Adicionar o valor ''​55''​ entre os valores ''​50''​ e ''​60''​ do vetor criado acima
 +
 +
 +==== Semana 1 ====
 +=== Aula 25/02 ===
 +A //função Gamma// é uma função importante em várias áreas da matemática e com diversas aplicações em estatística,​ sendo dada por:\\
 +<​latex>​\Gamma(\alpha) = \int_0^{\infty} e^{-x} x^{\alpha -1} dx</​latex>​ com  <​latex>​\alpha > 0</​latex>​.
 +
 +Da definição decorrem as seguintes propriedades:​
 +  * <​latex>​\Gamma(\alpha+1) = \alpha \Gamma(\alpha)</​latex>​
 +  * Se <​latex>​\alpha = n</​latex>​ é um número inteiro, então <​latex>​\Gamma(n) = (n-1)!</​latex>​
 +  * <​latex>​\Gamma(1) = 1</​latex>​
 +  * <​latex>​\Gamma(1/​2) = \sqrt{\pi}</​latex>​
 +  - Obtenha usando o R o resultado da combinação de 10 elementos tomados 4 a 4 de três formas diferentes:
 +    * usando a função ''​choose()''​
 +    * usando a função ''​factorial()''​
 +    * usando a função ''​gamma()''​
 +  - digite na linha de comando do R: <code R>
 +factorial
 +</​code>​ desta forma será mostrado o código da função. Note que a função ''​factorial()''​ na verdade utiliza a função ''​gamma()''​ e a segunda propriedade mencionada acima para processar os cálculos.
 +  - Obtenha um gráfico da função de densidade de probabilidade da distribuição <​latex>​\chi^2</​latex>,​ três graus de liberdade, de duas formas diferentes:
 +    * utilizando operações algébricas com a expressão da f.d.p.
 +    * utilizando a função ''​dchisq()'' ​
 +  - Obtenha um gráfico de formas análogas às do exercício anterior para a distribuição ''​t''​ com 9 graus de liberdade. ​
 +  - Considere o exercício da distribuição binomial da primeira aula do curso e discutido na aula desta semana. Experimente utilizar o comando ''​plot()''​ com o uso do argumento ''​type''​ com cada uma das opções: ''​type = “p“'',​ ''​type = “l“'',​ ''​type = “b“'',​ ''​type = “c“'',​ ''​type = “o“'',​ ''​type = “h“'',​ ''​type = “s“'',​ ''​type = “S“'',​ ''​type = “n“''​. Verifique os resultados produzidos e:
 +    * descreva o tipo de gráfico produzido com cada opção
 +    * discuta exemplos de situações onde o uso de cada um destes tipos de gráficos seria adequado  ​
 + 
 +=== Aula 30/04 ===
 +
 +  - Ilustre via simulação o seguinte resultados,
 +    * Se <​latex>​$Z \sim N(0,​1)$</​latex>​ então <​latex>​$Z^2 \sim\chi^2_1$</​latex>​.
 +    * Se <​latex>​$Z_1,​\dots,​Z_n\sim N(0,​1)$</​latex>​ então <​latex>​\sum Z_i^2 \sim\chi^2_n$</​latex>​.
 +    * Se <​latex>​$Y_1,​\dots,​Y_n\sim N(\mu,​\sigma^2)$</​latex>​ então <​latex>​$(1/​n)\sum Y_i\sim N(\mu,​\sigma^2/​n)$</​latex>​.
 +    * Se <​latex>​$Y_1,​\dots,​Y_n\sim N(\mu,​\sigma^2)$</​latex>​ e S2 = ∑(Yi-Yˉ)^2/​(n-1) entao V = (n-1)S2 ∕ sigma2 tem distribuição qui-quadrado com n-1 g.l. Compare os valores teóricos E[S2] = sigma2 e Var[S2] = 2 * sigma2 / (n-1) com os valores obtidos na simulação.
 +  - Considere uma distribuição N(0,1) e amostras de tamanho n = 20 desta distribuição. Sejam dois estimadores:​ T1, a média amostral e T2 a mediana amostral. Avalie e compare através de simulações a eficiência dos dois estimadores. É possível identificar o mais eficiente? Qual a eficiência relativa? Repita o procedimento com diferentes tamanhos de amostra e verifique o efeito do tamanho da amostra na eficiência relativa.
 +  - Ilustrar o resultado que diz que o quociente de duas variáveis independentes com distribuição χ2 tem distribuição F.

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