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Diferenças

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disciplinas:ce223:exercicios2008 [2008/03/04 23:34]
paulojus
disciplinas:ce223:exercicios2008 [2008/04/30 16:21]
ehlers
Linha 44: Linha 44:
     - Criar um vetor com os seguinte elementos: ''​(1,​ 2, 3, 4, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, 60, 70, 80, 90, 100, 200, 300, 400, 500)''​     - Criar um vetor com os seguinte elementos: ''​(1,​ 2, 3, 4, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, 60, 70, 80, 90, 100, 200, 300, 400, 500)''​
     - Adicionar o valor ''​55''​ entre os valores ''​50''​ e ''​60''​ do vetor criado acima     - Adicionar o valor ''​55''​ entre os valores ''​50''​ e ''​60''​ do vetor criado acima
 +
  
 ==== Semana 1 ==== ==== Semana 1 ====
Linha 55: Linha 56:
   * <​latex>​\Gamma(1) = 1</​latex>​   * <​latex>​\Gamma(1) = 1</​latex>​
   * <​latex>​\Gamma(1/​2) = \sqrt{\pi}</​latex>​   * <​latex>​\Gamma(1/​2) = \sqrt{\pi}</​latex>​
- 
   - Obtenha usando o R o resultado da combinação de 10 elementos tomados 4 a 4 de três formas diferentes:   - Obtenha usando o R o resultado da combinação de 10 elementos tomados 4 a 4 de três formas diferentes:
-    * usando a função ​<​code>​choose()</​code>​ +    * usando a função ​''​choose()''​ 
-    * usando a função <​code>​factorial</​code>​+    * usando a função ​''​factorial()''​ 
 +    * usando a função ''​gamma()''​ 
 +  - digite na linha de comando do R: <​code ​R> 
 +factorial 
 +</​code> ​desta forma será mostrado o código da função. Note que a função ''​factorial()''​ na verdade utiliza a função ''​gamma()''​ e a segunda propriedade mencionada acima para processar os cálculos. 
 +  - Obtenha um gráfico da função de densidade de probabilidade da distribuição <​latex>​\chi^2</​latex>,​ três graus de liberdade, de duas formas diferentes:​ 
 +    * utilizando operações algébricas com a expressão da f.d.p. 
 +    * utilizando a função ''​dchisq()''​  
 +  - Obtenha um gráfico de formas análogas às do exercício anterior para a distribuição ''​t''​ com 9 graus de liberdade.  
 +  - Considere o exercício da distribuição binomial da primeira aula do curso e discutido na aula desta semana. Experimente utilizar o comando ''​plot()''​ com o uso do argumento ''​type''​ com cada uma das opções: ''​type = “p“'',​ ''​type = “l“'',​ ''​type = “b“'',​ ''​type = “c“'',​ ''​type = “o“'',​ ''​type = “h“'',​ ''​type = “s“'',​ ''​type = “S“'',​ ''​type = “n“''​. Verifique os resultados produzidos e: 
 +    * descreva o tipo de gráfico produzido com cada opção 
 +    * discuta exemplos de situações onde o uso de cada um destes tipos de gráficos seria adequado ​  
 +  
 +=== Aula 30/04 ===
  
 +  - Ilustre via simulação o seguinte resultados,
 +    * Se Z ~ N(0,1) então Z^2 ~ qui-quadrado com 2 g.l.
 +    * Se Z1,...,Zn ~ N(0,1) então sum Z^2 ~ qui-quadrado com n g.l.
 +    * Se Y1,...,Yn ~ N(mu,​sigma2) então (1/n)sum Yi ~ N(mu,​sigma2/​n).
 +    * Se Y1,...,Yn ~ N(mu,​sigma2) e S2 = ∑(Yi-Yˉ)^2/​(n-1) entao V = (n-1)S2 ∕ sigma2 tem distribuição qui-quadrado com n-1 g.l. Compare os valores teóricos E[S2] = sigma2 e Var[S2] = 2 * sigma2 / (n-1) com os valores obtidos na simulação.

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