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disciplinas:ce223:exercicios2008 [2008/03/04 23:54]
paulojus
disciplinas:ce223:exercicios2008 [2008/05/07 16:47]
paulojus
Linha 1: Linha 1:
 ====== Exercícios recomendados da CE-223 Estatística computacional,​ 2008 ====== ====== Exercícios recomendados da CE-223 Estatística computacional,​ 2008 ======
  
-==== Semana 1 ====+O material de apoio do curso possui vários exercícios ao final de cada seção. Os exercicios a seguir são //​complementos//​ aos do material. 
 === Aula 25/02 === === Aula 25/02 ===
     - Fazer um gráfico da função de probabilidade de uma v.a. <​latex>​X \sim Bin(n=10, p=0.03)</​latex>​     - Fazer um gráfico da função de probabilidade de uma v.a. <​latex>​X \sim Bin(n=10, p=0.03)</​latex>​
Linha 45: Linha 46:
     - Adicionar o valor ''​55''​ entre os valores ''​50''​ e ''​60''​ do vetor criado acima     - Adicionar o valor ''​55''​ entre os valores ''​50''​ e ''​60''​ do vetor criado acima
  
-==== Semana 1 ====+
 === Aula 25/02 === === Aula 25/02 ===
 A //função Gamma// é uma função importante em várias áreas da matemática e com diversas aplicações em estatística,​ sendo dada por:\\ A //função Gamma// é uma função importante em várias áreas da matemática e com diversas aplicações em estatística,​ sendo dada por:\\
Linha 66: Linha 67:
     * utilizando a função ''​dchisq()'' ​     * utilizando a função ''​dchisq()'' ​
   - Obtenha um gráfico de formas análogas às do exercício anterior para a distribuição ''​t''​ com 9 graus de liberdade. ​   - Obtenha um gráfico de formas análogas às do exercício anterior para a distribuição ''​t''​ com 9 graus de liberdade. ​
-  - Considere o exercício da distribuição binomial da primeira aula do curso e discutido na aula desta semana. Experimente utilizar o comando ''​plot()''​ com o uso do argumento ''​type''​ com cada uma das opções: ''​type = “p“'',​ ''​type = “l“'',​ ''​type = “b“'',​ ''​type = “c“'',​ ''​type = “p“'',​ ''​type = “o“'',​ ''​type = “h“'',​ ''​type = “s“'',​ ''​type = “S'',​ ''​type = “n“''​. Verifique os resultados produzidos e:+  - Considere o exercício da distribuição binomial da primeira aula do curso e discutido na aula desta semana. Experimente utilizar o comando ''​plot()''​ com o uso do argumento ''​type''​ com cada uma das opções: ''​type = “p“'',​ ''​type = “l“'',​ ''​type = “b“'',​ ''​type = “c“'',​ ''​type = “o“'',​ ''​type = “h“'',​ ''​type = “s“'',​ ''​type = “S'',​ ''​type = “n“''​. Verifique os resultados produzidos e:
     * descreva o tipo de gráfico produzido com cada opção     * descreva o tipo de gráfico produzido com cada opção
     * discuta exemplos de situações onde o uso de cada um destes tipos de gráficos seria adequado  ​     * discuta exemplos de situações onde o uso de cada um destes tipos de gráficos seria adequado  ​
    
 +=== Aula 30/04 ===
 +
 +  - Ilustre via simulação o seguinte resultados,
 +    * Se <​latex>​$Z \sim N(0,​1)$</​latex>​ então <​latex>​$Z^2 \sim\chi^2_1$</​latex>​.
 +    * Se <​latex>​$Z_1,​\dots,​Z_n\sim N(0,​1)$</​latex>​ então <​latex>​\sum Z_i^2 \sim\chi^2_n$</​latex>​.
 +    * Se <​latex>​$Y_1,​\dots,​Y_n\sim N(\mu,​\sigma^2)$</​latex>​ então <​latex>​$(1/​n)\sum Y_i\sim N(\mu,​\sigma^2/​n)$</​latex>​.
 +    * Se <​latex>​$Y_1,​\dots,​Y_n\sim N(\mu,​\sigma^2)$</​latex>​ e <​latex>​$S2 = \sum(Y_i-\bar{Y})^2/​(n-1)$</​latex>​ então <​latex>​$V = (n-1)S2 ∕ \sigma^2\sim\chi^2_{n-1}$</​latex>​. Compare os valores teóricos <​latex>​$E[S2] = \sigma^2$</​latex>​ e <​latex>​$Var[S2] = 2\sigma^2 / (n-1)$</​latex>​ com os valores obtidos na simulação.
 +  - Considere uma distribuição N(0,1) e amostras de tamanho n = 20 desta distribuição. Sejam dois estimadores:​ T1, a média amostral e T2 a mediana amostral. Avalie e compare através de simulações a eficiência dos dois estimadores. É possível identificar o mais eficiente? Qual a eficiência relativa? Repita o procedimento com diferentes tamanhos de amostra e verifique o efeito do tamanho da amostra na eficiência relativa.
 +  - Ilustrar o resultado que diz que o quociente de duas variáveis independentes com distribuição qui-quadrado tem distribuição F.
  
 +=== Aula 07/05 ===

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