Não foi possível enviar o arquivo. Será algum problema com as permissões?

Essa é uma revisão anterior do documento!


Wagner Hugo Bonat

Wagner Hugo Bonat

Membro da equipe da CEPA/IPPUC - Coordenação de Estudos Pesquisa e Avaliação / Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.

Membro da equipe do LEG - Laboratório de Estatística e Geoinformação

Consultor pela Result Consultoria em Avaliação S/A

Graduando em Estatística UFPR - Universidade Federal do Paraná

Email: wagner AT ippuc.org.br / wbonat AT curitiba.org.br

Projetos

Iniciação Cientifíca

Estou junto com o Professor Bruno desenvolvendo um estudo sobre os modelos de Regressão com Efeitos Espaciais, será uma aplicação a dados da distribuição dos alunos da UFPR nos bairros de Curitiba. Neste trabalho trataremos modelos como o CAR ( Conditional AutoRegressive), SAR ( Spatial Lag AutoRegressive) além de Regimes Espaciais e Regressão Geograficamente Ponderada. Sobre este assunto no período de 23 a 27 de julho de 2007, estaremos fazendo uma comunicação oral na 12 SEAGRO - Simpósio de Estatística Aplicada a Experimentação Agronômica em Santa Maria - RG.

Monitoria

Análises para o Saudavel

De acordo com a orientação do Prof. Paulo, estamos desenvolvendo análises sobre o banco SAUDAVEL, nas seguintes dimensões:

Armadilhas - Para as análises por armadilhas, vamos propor uma série de gráficos descritivos:

Histograma: Forma simples para verificar a distribuição dos ovos de aeds;

Gráficos de Controle - Uma forma de estabelecer parametros, as medidas descritivas mais comuns são incorporadas ao gráfico, estabelece limites e pontos máximos de controle como forma de monitorar a proliferação do aeds, atendendo desta forma ao objetivo do trabalho. Também auxiliará na avaliação de politícas educacionais direcionadas a diminuição da proliferação da população de aeds. Variações destes gráficos poderão gerar previsões para o proximo tempo. Indicará áreas onde a proliferação é maior ou menor, sendo que sobre essas áreas estudos mais aprimorados podem ser feitos para verificar as causas desse aumento ou queda do número de ovos do aeds.

Bairros - Para a analise por bairros, estamos propondo:

Gráficos de Controle para Média e Variabilidade -

Mapas de Intensidade - O foco para estes mapas será a comparação entre vária técnicas estatística, começando pelos algoritmos de Akima, métodos de suavização como LOESS e distribuição empirica, além dos Modelos Aditivos Generalizados.

A animação desses mapas anteriores de uma forma espaço-temporal, a intenção deste será a fabricação de um "filme" um .avi ou .wmv mostrando a evolução dos ovos do mosquito da dengue na cidade de Recife, uma ferramenta exploratória de grande valia.

Recife

Para o caso da cidade não temos nada proposto ainda. Temos que pensar aqui como tratar os bairros que não tem armadilhas…

Estações Metereológicas

A intenção da analise das estações será verificar a associação do número de ovos com condições climáticas, em geral gráficos cruzando as informações serão boas ferramentas para verificar a associação ou não associação destes fatores climáticos.

Agenda

HORÁRIO SEG TER QUA QUI SEX
17:30 LAB I Monitoria Monitoria
19:00 Multivariada II Análise Exploratória de DadosSéries Temporais Estocásticos Aplicados
21:00 Análise Exploratória de Dados Séries Temporais LAB I Multivariada IIEstocásticos Aplicados

QR Code
QR Code pessoais:wbonat (generated for current page)