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Diferenças

Diferenças

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projetos:apspcs [2008/08/25 10:18]
joel
projetos:apspcs [2008/09/17 13:12]
joel
Linha 285: Linha 285:
  
 Definir alguns contrastes de interesse (Por exemplo: média dos tubetes ​ x raiz nua) Definir alguns contrastes de interesse (Por exemplo: média dos tubetes ​ x raiz nua)
 +
 +{{:​projetos:​apspcs:​resultadospreliminarescapitulo1.doc|Resultados Preliminares do Capítulo 1 }}
  
  ==== Capítulo 2 ====  ==== Capítulo 2 ====
Linha 309: Linha 311:
  
   * A variável resposta é multivariada qualitativa ordinal. A princípio um vetor de dimensão 3 com os 3 escores para os ângulos fotografados.   * A variável resposta é multivariada qualitativa ordinal. A princípio um vetor de dimensão 3 com os 3 escores para os ângulos fotografados.
-  * Covariável : Número de mortos na vizinhança,​ posição do morto na vizinhança , +  * Fatores de variação: Responsável pelo plantio (E - Empresa , T - Terceirizado),​ Sistema de produção de mudas (tubete/​55cm3 com 6 meses, tubete/​55cm3 com 10 meses, tubete/​126cm3 com 6 meses, raiz nua). Covariável : Número de mortos na vizinhança,​ posição do morto na vizinhança , 
  
  
Linha 315: Linha 317:
  
 Uma possibilidade (mais pobre) é aplicar testes não paramétricos para a nota em cada ângulo fotografado. Uma possibilidade (mais pobre) é aplicar testes não paramétricos para a nota em cada ângulo fotografado.
 +
 +Neste capítulo, a primeira abordagem estatística consiste de utilizar uma técnica não paramétrica para encontrar alguma evidência de diferença entre os métodos e entre as empresas na constituição da raiz grossa. A justificativa para utilizar técnicas não-paramétricas é a característica da variável resposta que é qualitativa.
 +
 +
 +<​code>​
 +# Leitura dos dados
 +avalia<​-read.csv2('​http://​www.leg.ufpr.br/​~joel/​dados/​grossaclassif.csv'​)
 +# Resumo das variaveis
 +summary(avalia)
 +# Attachando os dados
 +attach(avalia)
 +# Nomes das variaveis
 +names(avalia)
 +# Carrega pacote para comparacoes multiplas nao parametricas
 +require(pgirmess)
 +
 +# O gráfico de interacao é fundamental pois vai ser um instrumento para verificar
 +# a sua possivel existencia
 +
 +interaction.plot(metodo,​plantio,​soma)
 +interaction.plot(plantio,​metodo,​soma)
 +
 +# Alguns graficos exploratorios para entender melhor as interacoes
 +boxplot(soma[plantio=="​empresa"​]~metodo[plantio=="​empresa"​])
 +boxplot(soma[plantio=="​terceiro"​]~metodo[plantio=="​terceiro"​])
 +
 +boxplot(soma[metodo=="​M1"​]~plantio[metodo=="​M1"​])
 +boxplot(soma[metodo=="​M2"​]~plantio[metodo=="​M2"​])
 +boxplot(soma[metodo=="​M3"​]~plantio[metodo=="​M3"​])
 +boxplot(soma[metodo=="​M4"​]~plantio[metodo=="​M4"​])
 +
 +
 +# Testes para verificar diferenças nos plantios dentro dos métodos
 +# Observação : como são dois niveis de plantio, o teste U de Mann-Whitney é um caso
 +# particular do kruskall-wallis e , portanto, não precisa fazer comparação multipla aqui
 +
 +# Nomes dos metodos
 +m<​-levels(metodo)
 +
 +# loop que troca de metodos e testa diferencas entre os plantios
 +for (i in 1:4)
 +{
 +s<​-soma[metodo==m[i]]
 +p<​-plantio[metodo==m[i]]
 +print(paste("​metodo",​m[i]))
 +print(kruskal.test(s~p))
 +}
 +
 +
 +# aqui vamos trocar de plantios e verificar as diferenças entre os métodos
 +n<​-levels(plantio)
 +
 +# loop que troca de plantios e testa as diferenças entre os métodos...aqui
 +# já aproveito o embalo e faço as comparações multiplas com nível de significância
 +# de 10%
 +
 +for (i in 1:2)
 +{
 +s<​-soma[plantio==n[i]]
 +p<​-metodo[plantio==n[i]]
 +print(paste("​plantio",​n[i]))
 +print(kruskal.test(s~p))
 +print(kruskalmc(s,​p,​prob=0.1))
 +}
 +
 +
 +</​code>​
  
  ==== To Do List ====  ==== To Do List ====
  
-   ​* ​Colocar ​as planilhas para os Capítulos 1 e 2 (Valdeci)+   ​* ​Criar e preencher ​as planilhas para os Capítulos 1 e 2 (Valdeci)
  
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