Não foi possível enviar o arquivo. Será algum problema com as permissões?
Diferenças

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
projetos:fertvita [2007/03/05 07:59]
fertvita
projetos:fertvita [2007/03/26 00:18] (atual)
fertvita
Linha 3: Linha 3:
 == palavras chaves== == palavras chaves==
  
-===== Introdução ===== 
  
 +gravidez na adolescência,​ amostragem , análise de dados categorizados, ​
 +
 +===== Participantes ===== 
 +
 +  * Clecí Körbes Pauli
 +  * Joel Maurício Corrêa da Rosa
 +  * Lourdes Fröhlich Kolling ​
 +  * Marciele do Valle Guimarães ​
 +  * Gustavo Denes Cesário Pereira
 +  * Carolina Ferreira Haluch
 +  * Simone Cidral da Costa Wandscheer
 +
 +=== Alunos da Graduação em Estatística === 
 +
 +  * Daiane
 +  * Anelize
 +  * Paulo
 +  * Jean
 +  * Maycon
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +
 +===== Introdução =====
 +A adolescência é caracterizada pela literatura como um período de intensa necessidade de exploração e experimentação do contexto em que se vive. Tais necessidades tornam o adolescente mais vulnerável ao engajamento em comportamentos que envolvem riscos pessoais (Irwin e Millstein, 1986).
  
 Este projeto surgiu em face a experiências nas escolas de ensino fundamental e Este projeto surgiu em face a experiências nas escolas de ensino fundamental e
-médio de Piraquara que apontaram a necessidade de desenvolvimento de ações preventivas para problemas vinculados à gravidez na adolescência.+médio de Piraquara que apontaram a necessidade de desenvolvimento de ações preventivas para problemas vinculados à gravidez na adolescência. ​ 
 + 
 +O Instituto Fertvita entrou em contato com a Coordenação do Curso de Estatística da UFPR que vislumbrou a possibilidade de inserir alunos na graduação no processo de elaboração e execução desta pesquisa. Com isto, foi feita a divulgação em turmas de períodos de início de curso e alunos demonstraram interesse em aderir ao projeto
  
 O município de Piraquara possui condições sócio-econômicas(IDH=0,​744) bem abaixo da média ​ O município de Piraquara possui condições sócio-econômicas(IDH=0,​744) bem abaixo da média ​
Linha 13: Linha 46:
 consequências drásticas para os habitantes, caso não seja tratado adequadamente. consequências drásticas para os habitantes, caso não seja tratado adequadamente.
  
-Para citar um alarmante dado estatístico,​ 25 % dos partos são realizados em adolescentes ​foi constatado que este problema afasta a menina da escola.+Para citar um alarmante dado estatístico,​ 25% dos partos ​realizados na Região Mteropolitana de Curitiba ​são realizados em adolescentes, aproximando-se da média nacional. Também ​foi constatado que este problema afasta a menina da escola.
  
 == Fichamentos ==  == Fichamentos == 
Linha 19: Linha 52:
 {{projetos:​fertvita:​gravidezprecocefichamento1.doc|Clecí 2}} {{projetos:​fertvita:​gravidezprecocefichamento1.doc|Clecí 2}}
  
 +== Crianças Fora da Escola ==
 +{{projetos:​fertvita:​jovensforadaescola.doc|Reportagem da Folha de São Paulo Sobre Jovens Fora da Escola }}
  
 ===== Objetivos ===== ===== Objetivos =====
Linha 24: Linha 59:
   - Identificar as possíveis causas do alto índice de gravidez precoce na região.   - Identificar as possíveis causas do alto índice de gravidez precoce na região.
   - Levantar junto aos adolescentes as deficiências nas ações preventivas e novas metodologias para abordar o problema.   - Levantar junto aos adolescentes as deficiências nas ações preventivas e novas metodologias para abordar o problema.
- 
  
 ===== Material e Métodos ===== ===== Material e Métodos =====
Linha 33: Linha 67:
  
 amostra: (a ser definida) amostra: (a ser definida)
- 
- 
  
 Definir metodologia de amostragem Definir metodologia de amostragem
Linha 41: Linha 73:
  
   * Identificação do Adolescente   * Identificação do Adolescente
 +  * Condições Sócio-Econômicas
   * Hábitos de Lazer   * Hábitos de Lazer
   * Conhecimento sobre Métodos Contraceptivos   * Conhecimento sobre Métodos Contraceptivos
Linha 46: Linha 79:
   * Histórico de gravidez precoce na família   * Histórico de gravidez precoce na família
  
 +[[projetos:​fertvita:​instrumento|Construção do instrumento de coleta]]
  
 +Pacote Computacional:​ Todas a análise estatística será processada no pacote computacional R.
  
  
-===== Questionário ​=====+===== Referências Bibliográficas ​=====
  
-Uma das grandes dificuldades na formulação deste questionário diz respeito à formulação das questõesO tema a ser discutido com os adolescentes é polêmico e algumas perguntas podem causar constrangimentoAbaixo aparece uma sequência de informações possivelmente relacionadas com o objeto de pesquisa.+<​bibtex>​ 
 +@Book{paulino+singer:​2006,​ 
 +  author =       ​{Paulino,​ C.Dand Singer, J.M.}, 
 +  title =        {Análise de Dados Categorizados},​ 
 +  publisher =    {Blucher},​ 
 +  address =      {São Paulo}, 
 +  pages = {648} 
 +  year =         ​{2006},​ 
 +
 +</​bibtex>​
  
-   - Identificação do Adolescente 
-   * Idade: 12 (  ) 13(  )  14(  )  15(  )  16(  )  17(  )  18(  ) 
  
-   * Escola: +GOMIDE, PIC.; MILLAN, DC.; BOARON, ​M.; RASQUIM, S.; CZECZKO, NG.; RIBAS, C.P.M. //Práticas parentais educativas e gravidez na adolescência.//​ In: Revista Médica do Paraná, Curitiba, v.63, n.2, p. 32-6, jul/dez, 2005.
-   ​( ​ )Colégio Estadual Gilberto Alves do Nascimento +
-   ​( ​ )Colégio Estadual João Batista Vera +
-   ​( ​ )Colégio Estadual Professor Mário Brandão Teixeira Braga +
-   ​( ​ )Colégio Estadual Romário Martins +
-   ​( ​ )Colégio Estadual Vila Macedo +
-    +
-   * Série/ano: 7ªE.F.(  ) 8ªE.F.(  ) 1ºE.M.(  ) 2ºE.M.(  ) 3ºE.M.(  ) 4ºE.M - Mag.(  )+
  
-   * Turno: Matutino ​) ​ Vespertino( ​ )  Noturno(  ​)+SABROZA, Adriane Reis et al. //Algumas repercussões emocionais negativas da gravidez precoce em adolescentes do Município do Rio de Janeiro ​(1999-2001).// Cad. Saúde Pública. [online]. 2004, vol. 20 supl.1 [citado 2006-10-30],​ pp. S130-S137. Disponível em: <​http://​www.scielosp.org/​scielo.php?​script=sci_arttext&​pid=S0102-311X2004000700014&​lng=pt&​nrm=iso>​. ISSN 0102-311X..
  
-   * SexoFeminino( ​ )  Masculino( ​ )+http://​www.pr.gov.br/​comec/,​ acesso em 20.11.06.
  
-   Condições Sócio-Econômicas +PARANÁ-Publicação ​do Governo do Estado do Paraná de 13 julho de 2005. Requião //anuncia R$ 38,6 milhões para resolver área de ocupação irregular.//​ Disponível em:  
-   * Escolaridade ​do pai+http://​www.conlicitacao.com.br/​rel/​venoticia.php?​id=75203,​ acesso em 20.11.06
-   (  )pós-graduação(  )especialização (  )mestrado ​ (  )doutorado +
-   ​( ​ )ensino superior completo +
-   ​( ​ )ensino superior incompleto ou cursando +
-   ​( ​ )ensino médio (antigo 2º grau) - completo +
-   ​( ​ )ensino médio (antigo 2º grau) - incompleto +
-   ​( ​ )ensino fundamental - 5ª a 8ª série completo +
-   ​( ​ )ensino fundamental - 5ª a 8ª série incompleto +
-   ​( ​ )ensino fundamental - 1ª a 4ª série completo +
-   ​( ​ )ensino fundamental - 1ª a 4ª série incompleto +
-   ​( ​ )analfabeto+
  
-   * Escolaridade da mãe: +PARANÁ-Publicação do Paraná Online de 03 de maio de 2006. //Guarituba cadastra famílias que vivem em situação irregular.//​ Por Gisele Rech. Disponível emhttp://​www.conlicitacao.com.br/​rel/​venoticia.php?​id=647973,​ acesso em 20.11.06.
-   ​( ​ )pós-graduação(  )especialização (  )mestrado ​ (  )doutorado +
-   ​( ​ )ensino superior completo +
-   ​( ​ )ensino superior incompleto ou cursando +
-   ​( ​ )ensino médio (antigo 2º grau) - completo +
-   ​( ​ )ensino médio (antigo 2º grau) - incompleto +
-   ​( ​ )ensino fundamental - 5ª a 8ª série completo +
-   ​( ​ )ensino fundamental - 5ª a 8ª série incompleto +
-   ​( ​ )ensino fundamental - 1ª a 4ª série completo +
-   ​( ​ )ensino fundamental - 1ª a 4ª série incompleto +
-   ​( ​ )analfabeto+
  
-   * Número ​de moradores no domicílio (casa apartamento) +MORAES, Andréa.// Estudo mostra problemas da Região Metropolitana ​de Curitiba.// Gazeta do Povo, Curitiba, 08.12.04, p. 9. Disponível emhttp://​www.ciranda.org.br/​2004/​clippingfull.php?​mode=ver&​id=194,​ acesso em 24.11.06.
-   ​( ​ )1 a 3  (  )4 ou 5   ​( ​ )6 ou 7   ​( ​ ) 8 a 10   ​( ​ )mais de 10+
  
-   ​*Renda média mensal da família: +//PIB dos municípios revela concentração e desigualdades na geração de renda//03.05.05Disponível em: http://www.ibge.gov.br/​home/​presidencia/​noticias/​noticia_visualiza.php?​id_noticia=354acesso ​em 24.11.06.
-   ​( ​ )sem renda ou apenas bolsa do governo federal +
-   ​( ​ )até 1 salário mínimo - R$350,00 +
-   ​( ​ )em torno de dois salários mínimos - R$351,00 a R$700,00 +
-   ​( ​ )em torno de três salários mínimos - R$701,00 a R$1.050,00 +
-   ​( ​ )em torno de quatro salários mínimos - R$1.051,00 a R$1.400,00 +
-   ​( ​ )de cinco a seis salários mínimos - R$1.401,00 a R$2.100,00 +
-   ​( ​ )de sete a oito salários mínimos - R$2.101,00 a R$2.800,00 +
-   ​( ​ )de R$2801,00 a R$5.000,​00 +
-   ​( ​ )mais de R$5.000,​00 +
-   Obs.: pelo cronograma a idéia é de coletar os dados em abril... Mantemos os valores ​ em salários mínimos já que este poderá sofrer alteração no mês de maio?+
  
-  *Inserção no mercado de trabalho +http://​www4.pr.gov.br/​escolas/​listaescolas.jsp,​ acesso em 20.11.06.
-  (  )você não exerce trabalho remunerado +
-  (  )você exerce trabalho remunerado com registro em carteira +
-  (  )você exerce trabalho remunerado sem registro em carteira +
-  (  )você realiza estágio remunerado +
-  (  )você presta trabalhos voluntários +
-  (  )está procurando emprego ou trabalho +
-   +
-  - Hábitos de lazer +
-  (  )pratica esportes (futebol, vôlei, skate) +
-  (  )participa de caminhadas e/ou escaladas na Serra do Mar +
-  (  )pescaria ou banhos no rio +
-  (  )cinema +
-  (  )cavalgadas +
-  (  )pratica jogos na internet ou casa de jogos +
-  (  )não tem opções de lazer no seu bairro+
  
-  - Atitude em relação a Prevenção +SILVA. Lúcia; TONETE, Vera Lúcia Pamplona. //A gravidez ​na adolescência sob perspectiva dos familiares: compartilhando projetos ​de vida cuidado.// Rev Latino-am Enfermagem mar/abr 2006; 14(2, p.199-206Disponível emwww.eerp.usp.br/​rlae
-  (  )usa camisinha quando você tem relação sexual +
-  (  )não usa camisinha quando tem relação sexual +
-  (  )ainda não teve relação sexual +
-  (  )o par usou outro método anticoncepcional para evitar a gravidez, como pílula ou outro base de hormônios +
-  (  )usou a técnica da tabelinha ou do coito interrompido (tirar o pênis antes da ejaculação) +
-  (  )não conhece os métodos anticoncepcionais +
-  (  )já ouvir falar de alguns métodos anticoncepcionais,​ como camisinha (preservativo) ​pílula, mas não sabe como utilizá-los +
-  ​ ​)conhece alguns métodos anticoncepcionais e sabe como usá-losSão eles_________ +
-  (  )usou métodos anticoncepcionais de forma errada +
-  (  )não tem acesso aos métodos anticoncepcionais +
-  (  )sabe que tem preservativos (camisinhas) no posto de saúde +
-  (  )não sabia que tem preservativos no posto de saúde+
  
-  - Maternidade e paternidade +ZERO HORA. //Gravidez afasta meninas da escola.// Porto AlegreRS27.10.2006
-  (  )está esperando um filho (está grávida ou engravidou uma moça) +
-  (  )já é pai ou mãe +
-  (  )você ou sua namorada engravidou e teve aborto +
-  (  )escolheu ter este(s) filho(a)s +
-  (  )não esperava que você ou sua namorada engravidasse,​ mas aconteceu +
-  (  )não esperava ser pai ou mãe, mas achou legal ficou feliz +
-  (  )não esperava ser pai ou mãemas aconteceu e acha que está atrapalhando seus planos de vida (estudostrabalho, namoro, etc) +
-  (  )conhece um(a) amigo(a) da sua idade que está para ser ou já é pai ou mãe +
-  (  )alguém na família foi pai ou mãe na adolescência+
  
-  - Relacionamento familiar +ARAÚJO,​Vanize Moreira de; MORÉS, Andréia; ANTUNES, Helenise Sangoi. //Os dizeres das adolescentes sobre gravidez precoce:// desafios para escola. Revista Educaçãoed 2001vol 26n 01. Disponível em: http://​www.ufsm.br/​ce/​revista/​revce/​2001/​01/​a5.htm. 
-  (  )se sente amado(a) por seus pais ou responsáveis +Consultado em 30.10.06 
-  (  )não se sente amado(a) ou querido(a) por seus pais ou responsáveis + 
-  (  )é agredido com freqüência verbalmente ​moralmente +MIRANDAAdriana. //Elas sabem que fazem.// Jornal da Unicampabr.2001. Disponível em: http://​www.unicamp.br/​unicamp/​unicamp_hoje/​ju/​mar2001/​pagina8-Ju159.htmlconsultado em 30.10.06. 
-  (  )sofreu ou sofre agressão física + 
-  (  )já tentou suicídio por se sentir sozinho(a+VITALLE, Maria Sylvia ​de Souza; AMÂNCIOOlga Maria Silverio. //Gravidez na Adolescência.//​ São Paulo. Disponível em: http://​www.brazilpednews.org.br/​set2001/​bnpar101.htmacesso em 12.11.06.
-  (  )se dá bem com os pais ou responsáveismas não com os irmãos +
-  (  )se dá bem com o pai ou mãemas não com o padrasto ou madrasta +
-  (  )mora só com um dos paisporque são separados, mas vê ambos com freqüência +
-  ​( ​ )mora só com um dos paisporque são separados e não vê outro +
-  (  )mora com os avóstios ou amigos porque foi desprezado pelos pais +
-  +
-  ​Como gostaria que fosse tratado o tema ?  +
-  (  )mais diálogo sobre sexo e sexualidade com pais, professoresmédicos e psicólogos +
-  ​( ​ )teatro +
-  ​( ​ )palestra +
-  (  )cinema +
-  (  )vídeos / documentários +
-  (  )leitura e estudo ​de textos de livros e revistas +
-  (  )debates ou rodas de conversa com profissionais (professoresenfermeirosmédicos, psicólogos,​ assistentes sociais, etc) +
-  (  )conversas individuais com professores,​ enfermeiros,​ médicos, psicólogos ou outros +
-  (  )aula expositiva e dialogada +
-  (  )músicas +
-  (  )pela sua igreja +
-  (  )pesquisa na internet +
-  (  )programas de rádio e televisão +
-  (  )cartilha ou fôlder +
-  (  )outro+
  
-   --- //​[[joel-fertvita@leg.ufpr.br|Instituto Fertvita]] 2007/03/05 07:​37//​clecí 
  
-===== Referências Bibliográficas ===== 
  
 ===== Cronograma ===== ===== Cronograma =====
Linha 190: Linha 134:
 |Amostra Piloto | .... |xxxx|....|....|....| |Amostra Piloto | .... |xxxx|....|....|....|
 |Coleta de Dados| .... |....|xxxx|....|....| |Coleta de Dados| .... |....|xxxx|....|....|
 +|Análise dos Dados|....|....|....|xxxx|....|
 +|Redação de Artigo|....|....|....|....|xxxx|
 +
 +Sugiro inserir "​análise dos dados" (maio e junho); "​redação de artigo"​ (julho e agosto).
 + --- //​[[joel-fertvita@leg.ufpr.br|Instituto Fertvita]] 2007/03/05 08:​05//​Clecí

QR Code
QR Code projetos:fertvita (generated for current page)