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Projeto Gravidez na Adolescência

Projeto Gravidez na Adolescência

palavras chaves

Introdução

Este projeto surgiu em face a experiências nas escolas de ensino fundamental e médio de Piraquara que apontaram a necessidade de desenvolvimento de ações preventivas para problemas vinculados à gravidez na adolescência.

O município de Piraquara possui condições sócio-econômicas(IDH=0,744) bem abaixo da média da região e, portanto, o problema da gravidez na adolescência pode trazer consequências drásticas para os habitantes, caso não seja tratado adequadamente.

Para citar um alarmante dado estatístico, 25 % dos partos são realizados em adolescentes e foi constatado que este problema afasta a menina da escola.

Fichamentos

Objetivos

  1. Identificar as possíveis causas do alto índice de gravidez precoce na região.
  2. Levantar junto aos adolescentes as deficiências nas ações preventivas e novas metodologias para abordar o problema.

Material e Métodos

Os elementos abaixo referem-se a fase quantitativa do levantamento de dados.

população: Formada pelos adolescentes matriculados nas escolas públicas do ensino fundamental e médio do município de Piraquara no primeiro semestre de 2007. Considera-se até o momento, a existência um cadastro desta população, ou seja, a relação dos alunos matriculados no semestre.

amostra: (a ser definida)

Definir metodologia de amostragem

Instrumento de coleta de dados: Questionário estruturado com as seguintes seções:

  • Identificação do Adolescente
  • Hábitos de Lazer
  • Conhecimento sobre Métodos Contraceptivos
  • Relacionamento Familiar
  • Histórico de gravidez precoce na família

Questionário

Uma das grandes dificuldades na formulação deste questionário diz respeito à formulação das questões. O tema a ser discutido com os adolescentes é polêmico e algumas perguntas podem causar constrangimento. Abaixo aparece uma sequência de informações possivelmente relacionadas com o objeto de pesquisa.

  1. Identificação do Adolescente
  • Idade: 12 ( ) 13( ) 14( ) 15( ) 16( ) 17( ) 18( )
  • Escola:

( )Colégio Estadual Gilberto Alves do Nascimento

 (  )Colégio Estadual João Batista Vera
 (  )Colégio Estadual Professor Mário Brandão Teixeira Braga
 (  )Colégio Estadual Romário Martins
 (  )Colégio Estadual Vila Macedo
 
 * Série/ano: 7ªE.F.(  ) 8ªE.F.(  ) 1ºE.M.(  ) 2ºE.M.(  ) 3ºE.M.(  ) 4ºE.M - Mag.(  )
  • Turno: Matutino( ) Vespertino( ) Noturno( )
  • Sexo: Feminino( ) Masculino( )
  1. Condições Sócio-Econômicas
  • Escolaridade do pai:

( )pós-graduação: ( )especialização ( )mestrado ( )doutorado

 (  )ensino superior completo
 (  )ensino superior incompleto ou cursando
 (  )ensino médio (antigo 2º grau) - completo
 (  )ensino médio (antigo 2º grau) - incompleto
 (  )ensino fundamental - 5ª a 8ª série completo
 (  )ensino fundamental - 5ª a 8ª série incompleto
 (  )ensino fundamental - 1ª a 4ª série completo
 (  )ensino fundamental - 1ª a 4ª série incompleto
 (  )analfabeto
  • Escolaridade da mãe:

( )pós-graduação: ( )especialização ( )mestrado ( )doutorado

 (  )ensino superior completo
 (  )ensino superior incompleto ou cursando
 (  )ensino médio (antigo 2º grau) - completo
 (  )ensino médio (antigo 2º grau) - incompleto
 (  )ensino fundamental - 5ª a 8ª série completo
 (  )ensino fundamental - 5ª a 8ª série incompleto
 (  )ensino fundamental - 1ª a 4ª série completo
 (  )ensino fundamental - 1ª a 4ª série incompleto
 (  )analfabeto
  • Número de moradores no domicílio (casa / apartamento):

( )1 a 3 ( )4 ou 5 ( )6 ou 7 ( ) 8 a 10 ( )mais de 10

  • Renda média mensal da família:

( )sem renda ou apenas bolsa do governo federal

 (  )até 1 salário mínimo - R$350,00
 (  )em torno de dois salários mínimos - R$351,00 a R$700,00
 (  )em torno de três salários mínimos - R$701,00 a R$1.050,00
 (  )em torno de quatro salários mínimos - R$1.051,00 a R$1.400,00
 (  )de cinco a seis salários mínimos - R$1.401,00 a R$2.100,00
 (  )de sete a oito salários mínimos - R$2.101,00 a R$2.800,00
 (  )de R$2801,00 a R$5.000,00
 (  )mais de R$5.000,00
 Obs.: pelo cronograma a idéia é de coletar os dados em abril... Mantemos os valores  em salários mínimos já que este poderá sofrer alteração no mês de maio?
  • Inserção no mercado de trabalho

( )você não exerce trabalho remunerado

(  )você exerce trabalho remunerado com registro em carteira
(  )você exerce trabalho remunerado sem registro em carteira
(  )você realiza estágio remunerado
(  )você presta trabalhos voluntários
(  )está procurando emprego ou trabalho

- Hábitos de lazer
(  )pratica esportes (futebol, vôlei, skate)
(  )participa de caminhadas e/ou escaladas na Serra do Mar
(  )pescaria ou banhos no rio
(  )cinema
(  )cavalgadas
(  )pratica jogos na internet ou casa de jogos
(  )não tem opções de lazer no seu bairro
  1. Atitude em relação a Prevenção

( )usa camisinha quando você tem relação sexual

(  )não usa camisinha quando tem relação sexual
(  )ainda não teve relação sexual
(  )o par usou outro método anticoncepcional para evitar a gravidez, como pílula ou outro a base de hormônios
(  )usou a técnica da tabelinha ou do coito interrompido (tirar o pênis antes da ejaculação)
(  )não conhece os métodos anticoncepcionais
(  )já ouvir falar de alguns métodos anticoncepcionais, como camisinha (preservativo) e pílula, mas não sabe como utilizá-los
(  )conhece alguns métodos anticoncepcionais e sabe como usá-los. São eles: _________
(  )usou métodos anticoncepcionais de forma errada
(  )não tem acesso aos métodos anticoncepcionais
(  )sabe que tem preservativos (camisinhas) no posto de saúde
(  )não sabia que tem preservativos no posto de saúde
  1. Maternidade e paternidade

( )está esperando um filho (está grávida ou engravidou uma moça)

(  )já é pai ou mãe
(  )você ou sua namorada engravidou e teve aborto
(  )escolheu ter este(s) filho(a)s
(  )não esperava que você ou sua namorada engravidasse, mas aconteceu
(  )não esperava ser pai ou mãe, mas achou legal / ficou feliz
(  )não esperava ser pai ou mãe, mas aconteceu e acha que está atrapalhando seus planos de vida (estudos, trabalho, namoro, etc)
(  )conhece um(a) amigo(a) da sua idade que está para ser ou já é pai ou mãe
(  )alguém na família foi pai ou mãe na adolescência
  1. Relacionamento familiar

( )se sente amado(a) por seus pais ou responsáveis

(  )não se sente amado(a) ou querido(a) por seus pais ou responsáveis
(  )é agredido com freqüência verbalmente / moralmente
(  )sofreu ou sofre agressão física
(  )já tentou suicídio por se sentir sozinho(a)
(  )se dá bem com os pais ou responsáveis, mas não com os irmãos
(  )se dá bem com o pai ou mãe, mas não com o padrasto ou madrasta
(  )mora só com um dos pais, porque são separados, mas vê ambos com freqüência
(  )mora só com um dos pais, porque são separados e não vê o outro
(  )mora com os avós, tios ou amigos porque foi desprezado pelos pais
  1. Como gostaria que fosse tratado o tema ?

( )mais diálogo sobre sexo e sexualidade com pais, professores, médicos e psicólogos

(  )teatro
(  )palestra
(  )cinema
(  )vídeos / documentários
(  )leitura e estudo de textos de livros e revistas
(  )debates ou rodas de conversa com profissionais (professores, enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais, etc)
(  )conversas individuais com professores, enfermeiros, médicos, psicólogos ou outros
(  )aula expositiva e dialogada
(  )músicas
(  )pela sua igreja
(  )pesquisa na internet
(  )programas de rádio e televisão
(  )cartilha ou fôlder
(  )outro
  1. Instituto Fertvita 2007/03/05 07:37clecí

Referências Bibliográficas

Cronograma

EtapaFevereiroMarçoAbrilMaioJunho
Montagem do Projeto xxxx ….….….….
Amostra Piloto …. xxxx….….….
Coleta de Dados …. ….xxxx….….

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