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CE-227 - Primeiro semestre de 2018

CE-227 - Primeiro semestre de 2018

No quadro abaixo será anotado o conteúdo dado em cada aula do curso.
São indicados os Capítulos e Sessões correspondentes nas referências bibliográficas, bem como os exercícios sugeridos.

Veja ainda depois da tabela as Atividades Complementares.

Observação sobre exercícios recomendados os exercícios indicados são compatíveis com o nível e conteúdo do curso.
Se não puder fazer todos, escolha alguns entre os indicados.

Conteúdos das Aulas

Data Conteúdo Leitura Exercícios Tópico
19/02 Seg Informações sobre o curso. Motivação inicial pela discussão de 3 situações Cap 1 da "apostila" do curso Ver abaixo e sugerido em aula
21/02 Qua Discussão dos problemas propostos na aula anterior. Teorema de Bayes para o casos discretos e contínuos. Exemplo verossimilhança binomial e priori Beta. Obtenção de priori a partir da "opinião" sobre a proporção. Cap 2 da "apostila" do curso, até o exemplo 2.2 Ver abaixo e sugerido em aula
26/02 Seg Revisão de conceitos e exemplos discutidos até aqui. Discussão sobre as versões discreta e continua do Teorema de Bayes. Relações entre problemas e notação unificada. Especificação de priori Beta a partir da informação subjetiva Cap 2 da "apostila" do curso Ver abaixo e sugerido em aula
28/02 Qua 1a avaliação periódica. Discussão da avaliação. Características da abordagem bayesiana: atualização sequencial, suficiência, princípio da verossimilhança Cap. 2 (todo) 1a avaliação periódica
05/03 Seg Elicitação de priori para o exemplo de verossimilhança binomial com priori beta - apresentação de implementação. Distribuição marginal e relações com modelos de efeitos aleatórios. Especificação de prioris: conjugadas, impróprias e representações de ignorância Cap. 3 até 3.4
07/03 Qua Discussão sobre o Capitulo 3 do material Cap. 3 Ver abaixo e sugerido em aula
12/03 Seg Implementação de problemas de aula e materiais (Alcides, Bruna e Hektor). Apresentação inicial de exercício de inferência sobre a variância. Exercício para estudo e discussão
14/03 Qua Inferência para posterioris de forma desconhecida: aproximação normal, discretização e amostragem por MCMC. ver abaixo
19/03 Seg Revisão e dúvidas sobe materia da aula anterior. Implementação da discretização. Amostragem e "jitter" das amostras da discreta ver abaixo
21/03 Qua Não haverá aula expositiva Revisar conteúdos até aqui.
26/03 Seg Resumindo posteriori: Decisão (espaço discreto), estimação pontual (espaço contínuo), intervalos e testes Cap 5, sec 5.1 ver abaixo
28/03 Qua 2a avaliação
02/04 Seg Discussão da 2a avaliação
04/04 Qua Resumindo posteriori: estimação pontual (espaço contínuo), intervalos e testes, Predição Bayesiana Cap 5 e Cap 6 ver abaixo
09/04 Seg Inferência em problemas com mais de um parâmetro Cap 4: ler, estudar e refazer exemplos ver abaixo

19/02

  1. Problema 1: catapora ou varíola? Formalizar e responder pergunta de interesse
    1. 90% dos que tem varíola apresentam os sintomas reportados
    2. 80% dos que tem catapora apresentam os sintomas reportados
    3. prevalência de varíola na população: 1/1000
    4. prevalência de catapora na população: 1/1000
  2. Problema 2:
    1. Assistir a parte inicial do //sketch// four candles/fork handles e notar o problema do reconhecimento de voz
    2. Relacionar elementos com o problema anterior
    3. Formalizar notações, atribuir probabilidades e calcular quantidades de interesse
  3. Problema 3: (está na apostila mas tentar resolver de alguma forma antes de ler o material)
    1. Uma caixa possui 6 bolas. Retiram-se 3 que são todas pretas. Qual a probabilidade de não haver mais bolas pretas na caixa?
  4. Ler e resolver exercícios do Capítulo 1 da apostila

21/02

  1. Revisitar Problema 2: acima
  2. Considerar o exemplo de aula com dados n=200, y=75 e as prioris escolhidas. Obter gráficos das prioris e posterioris. Verificar o efeito do tamanho de amostra aumentando n e y na mesma proporção e repetindo os gráficos.
  3. Escrever algum código para obtenção a priori a partir da opinião sobre a proporção cf discutido em aula. Verificar seu código com a sua opinião e as ilustradas em aula (ver tabela a seguir)
Estimativa Intervalo Probabilidade
0,63 (0,40 ; 0,75) 90%
0,42 (0,32 ; 0,52) 80%
0,20 (0,05 ; 0,35) 80%
0,50 (0 ; 1) 100%
0,30 (0,20 ; 0,40) 50%

26/02

  1. Completar problemas propostas nas aulas anteriores após as discussões em aula
  2. Escrever um código para o Exemplo da Poisson (2.3 do material), que permita desenhas as funções e avaliar efeitos de prioris e dados
  3. Ler e resolver exercícios do Capítulo 2 da apostila

07/03

  1. Exercícios do Cap 3
  2. Escrever um código que receba: modelo, dados, priori conjugada e retorne posteriori (parâmetros e gráficos)

14/03

  1. Montar um algoritmo para aproximação por discretização do exemplo
  2. Tome algum outro modelo de um parâmetro e desenvolva os resultados análogos aos vistos em aula.

19/03

  1. Visualizar, experimentar e comentar o aplicativo shiny construído por Bruna, Hektor e Alcides

26/03

  1. Refazer exemplos e fazer Exercício 5.1 do Cap 5
    1. Código para o Exemplo 5.1:
      # Priori [\theta]
      (th <- c(th1=0.6, th2=0.4))
       
      # Verossimilhança  [Y|\theta]
      y.th1 <- c(y1=0.35, y2=0.30, y3=0.21, y4=0.14) 
      y.th2 <- c(y1=0.09, y2=0.17, y3= 0.25, y4=0.49) 
      (y.th <- rbind(y.th1, y.th2))
       
      # Conjunta [Y, \theta] = [\theta] \cdot [Y|\theta]
      (yth <- th * y.th)
      rownames(yth) <- c("yth1", "yth2")
      yth 
       
      # Marginal [Y]
      (y <- drop(crossprod(th, y.th)))
      # ou ...
      colSums(th * y.th)
       
      # Posteriori
      (th.y <- t(t(yth)/drop(y)))
      rownames(th.y) <- c("th1.y", "th2.y")
      th.y
       
      ## Fc Perda
      L <- diag(c(8,20))
      rownames(L) <- paste("a", 1:2, sep="")
      L
      (L.th.y <- L %*% th.y)
       
      ## Decisão
      D.f <- function(x) ifelse(x[1] < x[2], "a1:Vacina", "a2:Não Vacina")
      apply(L.th.y, 2, D.f)
       
      ## Perda baseada na regra de decisão para cada resultado de exame
      apply(L.th.y, 2, min)
       
      ## Risco de Bayes (associado a uma determinada regra adotada aqui)
      ## -- perda média esperada
      sum(apply(L.th.y, 2, min) * y)
       
      ## Outra regra: Vacina todo mundo
      L <- diag(c(8,0))
      (LT.th.y <- LT %*% th.y)
      sum(apply(LT.th.y, 2, sum) * y)
      ## ou simplesmente...
      sum(th * c(8,0))
       
      ## Ainda outra regra: não vacina ninguém
      LN <- diag(c(0,20))
      (LN.th.y <- LN %*% th.y)
      sum(apply(LN.th.y, 2, sum) * y)
      ## ou simplesmente...
      sum(th * c(0,20))

02/04

  1. Na questão 1 verificar como a mudança na priori (proporção de motoristas acima do limite) afeta os resultados
  2. Na questão 2 refazer com a parametrização alternativa da exponencial e gama
  3. Ainda na questão 2 fazer utilizando o resultado genérico de prioris conjugadas para família exponencial
  4. Na questão 4 supor uma amostra de 5 valores (7, 3, 4, 5, 2), obter a posteriori e fazer os gráficos de priori, verossimilhança e posteriori

04/04

  1. Refazer exemplos e fazer Exercício 5.2 a 5.4 do Cap 5
  2. Refazer exemplos e fazer Exercícios cap 6
  3. Escrever funções mostrando como média, mediana e quartis podem ser calculados a partir de minimização de função perda:
    1. para um conjunto de dados
    2. para uma distribuição discreta
    3. para uma distribuição contínua

09/04

  1. Fazer um código (com operações matriciais) para os cálculos do Exemplo 1. O código deve permitir definir diferentes prioris e verossimilhanças. Experimentar com valores diferentes do exemplo.
  2. Especificar valores para os hiperparâmetros p e q no Exemplo 2 e simular um conjunto de dados. Obter a posteriori e maginais. Fazer gráficos conjuntos e marginais da priori e posteriori.
  3. No Exemplo 3 obter a marginal Latex e a posteriori condicional Latex
  4. Ainda no exemplo 3 definir os hiperparâmetros de obter uma simulação de dados do modelo
  5. Com os dados simulados obter as expressões da posteriori conjunta, marginais (do material) e condicional conjunta (item anterior)
  6. Obter uma simulação da posteriori. Comparar a conjunta e marginais teórica e simulada.

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