Não foi possível enviar o arquivo. Será algum problema com as permissões?

Essa é uma revisão anterior do documento!


Tabela de conteúdos

Titulação

Titulação

Aluna de mestrado na Engenharia Florestal.

Departamento

Projeto

Esse fato pode prejudicar, por exemplo, a qualidade genética de plantios comerciais que poderiam ser utilizados para novas seleções. Sendo Pinus Taeda a espécie mais intensivamente plantada no sul do Brasil, um estudo deste gênero é de grande importância para se conhecer as condições relacionadas à produção de sementes de diferentes categorias de tamanho (fatores ambientais, fenotípicos e genéticos) e melhor compreensão das implicações genéticas da classificação de sementes por esta característica para minimização de seus efeitos negativos.

Com este objetivo, este trabalho consistirá inicialmente na caracterização de lotes provenientes de APS e PCS com relação a vigor, quantidade de cones e sementes produzidas por cada árvore e distribuição de sementes por categoria de tamanho. Cada categoria de tamanho de cone e semente passará por uma análise de vigor, número de sementes por quilo e peso de 1000 sementes segundo a Regra de Análises de Sementes (RAS).

A seguir, na fase de viveiro, será feita a avaliação do efeito do tamanho da semente sobre a qualidade da muda formada (altura, diâmetro de colo, biomassa seca aérea, biomassa seca do sistema radicular e biomassa total). As mudas formadas a partir de cada classe de tamanho de semente serão levadas para campo para avaliação do crescimento inicial, mantendo-se a separação em nível de família.

Parte deste material servirá ainda para análise de DNA, através do uso de marcadores moleculares baseados no polimorfismo de microssatélites, a fim de se avaliar a estrutura genética predita para os povoamentos e/ou testes implantados com a espécie Pinus taeda decorrente da utilização de sementes de diferentes tamanhos.


QR Code
QR Code pessoais:kelly (generated for current page)